Mobile First: conheça o conceito e a importância para o seu site
Toda marca que se considera bem-sucedida precisa ter uma plataforma com informações e um suporte para os visitantes on-line. Mas, atualmente, quando falamos de criar um site, você não pode mais ficar naquela dependência de criar algo que se encaixe apenas no formato para o computador. E é exatamente isso que o mobile first veio para mudar!
Confira um pouco mais sobre esse conceito de criação para os celulares, observe as suas vantagens e agregue a importância dessa concepção para o site da sua empresa.
O que é o mobile first?
Traduzido do inglês, móvel primeiro, traz exatamente essa ideia de como o site é pensado. Primeiramente, para o formado das telas de celulares e, só depois, adaptado para o computador, tablets e outros dispositivos.
Pode parecer apenas um detalhe habitual, porém, não podemos ignorar que a cada dia que passa, as pessoas estão dando mais espaço para a conexão através dos smartphones.
Segundo a Agência de Notícias do IBGE “o equipamento mais utilizado para acessar a Internet em 2022 foi o telefone móvel celular (98,9%)”. Por isso, você precisa criar plataformas que atendam as pessoas da maneira certa.
Quais são as maiores vantagens dessa modalidade?
Construir um site pensando nas telas de celulares muda a perspectiva dos desenvolvedores. Então, algumas vantagens serão aproveitadas nessa mudança.
Otimização de dados
Em primeiro lugar, destacamos a otimização de dados. Como o carregamento pelos dados móveis pode ser mais devagar do que o download por banda larga, as páginas dos sites que seguem o mobile first precisam ser mais leves.
Para isso, a otimização de informações de dados precisa ser sempre considerada. Mostre apenas o essencial, que fale o suficiente da sua empresa sem ocupar muito espaço da tela.
Condução mais precisa dos visitantes no site
Diferente da tela dos computadores, o celular estreita mais o olhar das pessoas para as informações, possibilitando mostrar exatamente o que ele(a) tem que ver naquele momento.
Ao invés de uma área mais ampla, que já exibe várias abas, botões e informações de uma vez só, você estrutura o rumo no seu site. Faça um primeiro contato que construa uma boa identidade da sua marca, depois informe claramente o que o visitante encontrará no seu site, fale um pouco da sua história para gerar mais confiança e finalize com todos os seus contatos que encaminhem para as redes ou para os seus atendentes.
Ah, encaixar botões de compra e de atendimento também não podem ficar de fora. Então, após cada parte do rumo do seu site, pense em um botão com um CTA cativante e que faça das informações acima dele um incentivo para a compra ou contato.
Ranqueamento melhor no Google
Desde 2018, o Google anunciou que a busca por mobile havia superado as inserções por desktop. Isso fez com que todas as páginas em que haviam uma versão adaptada para os celulares teriam vantagem na hora da busca de informações.
Experiência mais prática para os usuários
Como falamos anteriormente do rumo de leitura e os botões de interações presentes nos sites, essa mudança também pesa na experiência dos seus visitantes.
Como o conteúdo será reduzido e as chamadas para ação terão mais espaço para serem inseridas, as visitas no site acabam ficando cada vez mais rápidas e práticas. Justamente o que a rotina de quem fica conectado na internet necessita.
Meu site não segue o mobile first. E agora?
Aposto que depois de tudo o que falamos aqui, você deve ter ficado mais atento sobre a saúde do seu site, não é mesmo?
Mas não precisa se preocupar! Afinal, correções no site e adaptações ao mobile first colocarão o nome da sua empresa de volta nas pesquisas e ranqueamentos do Google. A primeira coisa que você deve conferir é se o seu site tem configurações que adaptam a página para o formato mobile.
Se as configurações estão todas alinhadas, o passo seguinte é revisar toda a informação do site. Priorize informações vitais sobre o seu negócio, considere colocar certas informações em outras plataformas, como as redes sociais, e adote uma diagramação mais dinâmica.
Sabe todas aquelas abas separadas que contêm várias informações focadas em algo diferente da sua marca? Deixe isso para trás e pense em um layout enxuto.
Fazendo essas mudanças e adaptando o site para algo mais prático, você terá uma valorização maior dos visitantes!
Enfim, essas foram as nossas dicas e explicações sobre o mobile first e o porquê ele é tão importante para as suas plataformas. Ah! E se você ainda tem dúvidas sobre o impacto que um site pode ter, saiba que temos um conteúdo perfeito para você bem aqui. Ou então, dê uma olhadinha nos conteúdos que preparamos lá na nossa página do YouTube!
Esperamos você novamente aqui no Blog da Beatz.