Criatividade à frente do investimento: saiba tudo sobre o marketing de guerrilha
Você pode até não conhecer, mas já deve ter se deparado com uma campanha de marketing de guerrilha, nem que seja através das redes sociais. Afinal, esse tipo de estratégia se popularizou nos últimos tempos, principalmente quando falamos de grandes marcas.
Como sabemos, a criatividade é um fator crucial no sucesso de uma campanha de marketing. Isso porque, impactar a sua persona torna-se essencial para conquistar os seus objetivos.
Muitas vezes, a aposta tem que ser grande, e extremamente “fora da caixa”, mas, nem sempre exige investimentos grandiosos. A principal característica do marketing de guerrilha, está na reinvenção.
Então, que tal aprender um pouco mais sobre essa estratégia, suas vantagens e desvantagens, e conferir alguns cases de sucesso que esbanjaram criatividade nos últimos tempos? Confira todos os detalhes que você precisa saber sobre o marketing de guerrilha!
O que é Marketing de Guerrilha?
Como vimos antes, o marketing de guerrilha se caracteriza pela sua abordagem criativa e pouco convencional. Desse modo, aposta em uma publicidade mais agressiva para a divulgação de um determinado produto ou solução.
O nome foi dado por Jay Conrad Levinson no final dos anos 70, que associou a prática ao que acontecia na Guerra do Vietnã. Afinal, mesmo com o baixo poder de fogo, os vietnamitas se destacavam por suas técnicas de guerrilha, superando seus adversários por meio de estratégias.
Desse modo, quando analisamos esse conceito sobre a perspectiva do marketing, buscamos aumentar o impacto de uma estratégia com investimentos baixos. Confira alguns exemplos nas fotografias abaixo!
Vale a pena investir no Marketing de Guerrilha?
Fazer mais com menos. Com essa promessa, começa a fazer sentido esse tipo de estratégia estar se popularizando entre grandes marcas. Entretanto, antes de partir para a prática, precisamos entender as razões pelas quais o marketing de guerrilha impacta tanto o seu público.
Desse modo, torna-se possível identificar as funcionalidades dessa estratégia para a sua marca, assim, potencializando ainda mais o seu investimento em marketing. Vamos conferir!
Antes de tudo, para entender a fundo, o marketing de guerrilha possui a mesma fundamentação técnica que o marketing convencional. Isso porque, ambos buscam atrair e impactar um determinado público através de anúncios.
Porém, a sua principal diferença está no veículo utilizado para propagar a mensagem e, principalmente, na forma que essa mensagem chega ao receptor.
Isso porque, como vimos anteriormente, a sua principal finalidade é chocar o público e impactar, para que aquele produto, marca ou serviço, seja lembrado.
Agora, pense no seu cotidiano. Atualmente, somos bombardeados com milhares de informações diferentes, quase que de forma simultânea.
Com certeza, você seleciona com maior atenção o que merece ou não a sua atenção, o seu público também. Desse modo, é comum que os anúncios tradicionais não revolucionem a sua geração de leads. Afinal, muitas vezes, esse tipo de material torna-se facilmente descartável.
O marketing de guerrilha é uma alternativa para você burlar esse sistema, mas, deve ser aplicado com cautela. O seu principal objetivo, é ser tão impactante que se torna impossível ignorá-lo.
Desse modo, o foco deve ser em causar uma reação no público, ou quem sabe, provocar um concorrente.
Cases de sucesso para você se inspirar
Bom, acho que já deu para entender que o marketing de guerrilha é uma estratégia extremamente eficiente. Mas, que tal conferir como ele aplicado na prática?
Separamos alguns cases que se destacam nessa estratégia que podem te ajudar a entender mais sobre o tema e te inspirar a criar um para sua empresa, que tal?
Confira a seguir os maiores cases de marketing de guerrilha!
Coca-cola
Além dos casos que vimos nas fotografias, existem estratégias que exigem ainda mais participação do público. A Coca-cola é uma empresa que se destaca quando o assunto é marketing, principalmente na sua aposta em diferentes mercados.
A sua presença e objetivos de proporcionar “bons momentos entre amigos e família”, são retratados facilmente nessa campanha que você pode conferir aqui em baixo!
Burguer King vs. McDonald’s
Você, com certeza, já viu algum comercial ou anúncio em que essas duas empresas competiam entre si. Afinal, essa disputa hilária vem de tempos atrás, e nos rende grandes campanhas que ficam na memória.
A mais recente delas, convida o filho do jogador Ronaldo, Ronald Nazário, para participar do comercial. No entanto, antes de revelar o comercial faz associações com o símbolo do concorrente, Ronald McDonald’s.
Mas, o destaque aqui, fica para a campanha de paz criada pelo Burguer King para propor um novo sanduíche, McWhopper, a junção dos termos utilizados por cada um dos fast-foods. Uma das maiores jogadas de marketing da história, anunciava o lançamento como o que ele realmente foi, o evento do século.
A estratégia ainda consistia em um pequeno detalhe, o hambúrguer ficaria disponível por apenas um dia, em uma única lanchonete, exatamente no centro do percurso entre as sedes das redes de fast-food.
Infelizmente, a campanha não gerou uma resposta positiva da concorrente do Burguer King e acabou não acontecendo como previsto. Mas, colocou ambas as empresas em destaque.
Warner Channel
Talvez você esteja pensando que essas estratégias exigiram grandes orçamentos. De fato, falamos no início que a ideia é gastar pouco por um grande resultado e, os custos dessas campanhas com certeza não se comparam ao retorno que as empresas tiveram. Mas, que tal algo mais simples que, ainda assim, pode fazer barulho na internet?
Esse é o caso da Warner Channel, que durante a divulgação da série do personagem Flash, no Brasil, teve uma ideia genial. Fazendo alusão ao poder do herói, a empresa começou a comentar “First” (“Primeiro”) em todas as publicações referentes ao seriado.
Com um custo praticamente zero, conseguiram a atenção dos fãs e da mídia, fazendo com que a série também se destacasse. Incrível, não?
Como vimos no início deste artigo, as possibilidades são infinitas. Afinal, o que se destaca no Marketing de Guerrilha é a criatividade. Conhecer o seu produto e público, já abre um leque de oportunidades únicas.
Será que isso pode funcionar para a sua marca? Continue nos acompanhando para saber mais sobre o assunto e não perder mais detalhes sobre essa e outras estratégias de marketing que se destacam no mercado!
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