Conheça os objetivos SMART, metodologia para otimizar os seus processos!
Nas últimas décadas, o conceito de objetivos SMART chamou muito a atenção da gestão de empresas e projetos, a partir do famoso artigo “There’s a SMART Way to Write Management’s Goals and Objectives”, publicado no Management Review em 1981. O documento mostra uma abordagem simples e eficaz para definir metas claras e mensuráveis.
Por isso, exploraremos detalhes do conceito de objetivos SMART, o que cada letra dessa sigla representa e como aplicá-lo de forma prática e efetiva.
Origens dos objetivos SMART
As origens dos objetivos SMART estão relacionadas ao trabalho de diversos teóricos e pesquisadores do campo da gestão. Porém, a criação do conceito é atribuída ao ex-diretor de planejamento corporativo da Washington Water Power Company, George T. Doran. Isso porque, em 1981 ele publicou na revista Management Review o artigo intitulado “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives”.
Embora a ideia de definir metas claras e mensuráveis esteja no universo dos negócios há séculos, as Metas SMART facilitaram o processo. Afinal, ela proporcionou uma estrutura simples e eficaz que ajuda os gestores a se apropriarem dos principais atributos que os objetivos possuem. Por isso, o conceito ganhou popularidade em várias áreas da gestão, como gerenciamento de projetos, planejamento estratégico, gestão de desempenho e recursos humanos.
O que são os “Objetivos SMART”?
Basicamente, pode-se considerar que o conceito dos objetivos SMART é uma abordagem de gestão que define metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Ou seja, trata-se de uma metodologia para simplificar o processo de gestão, tornando-o mais conciso. Assim, ao aderir a essa abordagem, os tomadores de decisão e equipes de gestão em uma empresa garantem que os objetivos sejam bem definidos e orientados para resultados tangíveis.
Aprofundando-se no conceito dos objetivos SMART
Em suma, a sigla SMART nada mais é do que um acrônimo, em inglês, para o passo a passo dessa metodologia de definição dos objetivos. Isto é, cada letra da palavra SMART corresponde a um atributo específico que cada objetivo deve ter para se considerar adequado. Confira a seguir, o que cada letra da sigla representa.
S — Específicos (Specific): os objetivos devem ser claros e específicos, escrevendo com exatidão o que se deseja alcançar. Assim, a ideia é evitar generalizações.
M — Mensuráveis (Measurable): os objetivos devem ser mensuráveis. Isso significa que, com um determinado objetivo, a equipe deve ser hábil em quantificar o progresso e determinar o quão próximos de alcançar a meta se está. Nesse processo a definição de indicadores e métricas são comuns.
A — Alcançáveis (Achievable): os objetivos devem ser realistas e alcançáveis com os recursos disponíveis. É importante definir metas desafiadoras, mas ainda assim, possíveis de alcançar. Estabelecer metas inatingíveis pode levar à desmotivação e ao fracasso.
R — Relevantes (Relevant): os objetivos devem ser relevantes e alinhados com os objetivos gerais e estratégias da empresa ou projeto. Eles devem contribuir para o sucesso global e estar em sintonia com as prioridades organizacionais.
T — Com Prazo Definido (Time-bound): os objetivos devem ter um prazo ou data de conclusão claramente definidos. Isso ajuda a criar um senso de urgência e a manter o foco no progresso. Definir prazos também permite avaliar o desempenho das metas ao longo do tempo.
Como aplicar os objetivos SMART
A aplicação dos objetivos pode ser um diferencial importante para otimizar e acelerar os processos internos de uma empresa. E o melhor: é fácil! Afinal, esse é justamente o intuito de tudo isso, ser smart (esperto em inglês). A seguir, listamos o passo a passo para aplicar a metodologia de objetivos SMART. Confira como aplicá-los de forma prática e efetiva.
1. Identifique o objetivo principal
Inicie determinando qual é o objetivo geral da sua empresa ou equipe. Lembre-se que ele deve ser significativo e estar alinhado às estratégias, visão e missão da organização.
2. Separe em objetivos específicos
A partir do objetivo geral, determine um ou mais objetivos específicos, destrinchando o que precisa ser feito para alcançar o objetivo geral. Para evitar objetivos generalistas, use perguntas como: “O que?”, “Quem?”, “Quando?”, “Onde?” e “Por que?”.
3. Assegurar a Relevância
Certifique-se de que o objetivo é relevante para a organização e/ou sua equipe. Uma dica é avaliar se ele vai contribuir para o sucesso global, estando alinhado com as prioridades estratégicas da organização.
4. Verificar a Viabilidade
Depois de todas essas definições, avalie se o objetivo é realmente alcançável, a partir dos recursos que você e sua equipe dispõem. Assim, considere o tempo, habilidades dos membros, orçamento e demais restrições que variam em cada caso.
5. Definir um Prazo
Delimite prazos de conclusão para cada objetivo específico, como também o objetivo geral. Porém, lembre-se: o prazo deve ser realista, considerando a dificuldade da atividade e os recursos mobilizados para a conclusão do objetivo.
6. Estabeleça métricas de medição
Determine como medir o progresso do objetivo. Para isso, identifique quais aspectos do seu processo podem ser usados para avaliar o sucesso. Vale frisar que, as métricas devem ser quantificáveis, portanto, elementos qualitativos são importantes para uma análise geral, mas certamente os números podem ser mais efetivos.
7. Analise e ajuste os pontos de melhoria
Por fim, monitore regularmente o progresso para fazer ajustes ao identificar os sinais de falhas e pontos de melhorias. É preciso estar sempre preparado para adaptar o objetivo conforme necessário.
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Nos vemos em breve