Os 8 Ps do marketing e a nova forma de alcançar seu público-alvo
Atualmente, é muito difícil você encontrar um profissional de marketing que não tenha decorado os 4 Ps do Marketing. Afinal, seja você alguém que atua na área ou um iniciante, todos aqueles que se aventuram por esse mundo, devem ter isso em mente ao desenvolver qualquer campanha.
Por ser parte da rotina, é evidente que isso possa passar despercebido. Mas, qualquer material sobre marketing digital hoje, trabalha com os conceitos que vamos explicar neste texto.
Entretanto, como você pôde notar no título, podemos ir além. A evolução das estratégias que aplicamos em nosso ramo de atuação é constante, e isso está presente até mesmo em conceitos fundamentais.
Isso porque, nossa área de atuação também está relacionada ao comportamento do público. Desse modo, tendo que se adaptar às mudanças de consumo e do mercado, ou seja, a atenção, a oferta e a demanda tornem-se fundamentais.
Para relembrar: quais são os 4 Ps do Marketing?
Como vimos, por ser um conceito rotineiro, presente no dia a dia de muitos profissionais, ele pode passar despercebido. Isso também afeta quem está aprendendo. Pois, ao buscar conhecimento, depara-se com novas informações a respeito e não tem acesso ao básico do conceito.
Por isso, eu trouxe para você, a definição de algo que deve ser hoje, o mantra do marketing. Acompanhe!
1. Produto
Ao pensar em um produto você deve ter em mente o que, de fato, você está vendendo. Para isso, durante o desenvolvimento da sua campanha de marketing é preciso ter em mãos as seguintes informações:
- O conceito do seu produto;
- Qual a função do item;
- Como é a sua aparência;
- O que ele proporciona para o seu cliente;
- Como ele se chama.
Ou seja, é aquilo que a sua empresa tem a oferecer. É isso que pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio. Mesmo sabendo que existem outros fatores de impacto, o produto é aquilo que se espera da empresa.
2. Preço
Autoexplicativo, o preço é o quanto o seu produto pode custar para o cliente que se interessar pelo seu item.
Entretanto, aqui não analisamos apenas monetariamente, mas, também atribuímos o valor agregado à sua solução. Ou seja, além do custo de produção e lucro sobre o item, é preciso analisar a disposição do público, o quanto eles esperam que o seu produto custe.
3. Praça
Como o seu cliente chega até você?
Essa é uma pergunta importante no marketing digital. É por isso que no terceiro “P” falamos de praça, ou seja, como o seu produto é apresentado no mercado.
Aqui, analisamos a adaptabilidade do seu público à determinados meios de compra. Desse modo, descobrimos quais os comportamentos e como entregar da melhor forma a sua solução.
4. Promoção
Se você vê a promoção de uma solução como liquidação ou descontos sobre o seu valor monetário, não é bem isso.
Na verdade, essa etapa é vista como a informação sobre o seu produto chegará ao cliente, ou seja, como ele será promovido até o alcance do seu público-alvo.
8 Ps do Marketing e as mudanças no setor
Como vimos no início deste artigo, o marketing digital está em constante evolução e hoje podemos ver uma extensão dos 4Ps do Marketing, partindo para outras vertentes sem abandonar suas raízes.
Os 8 Ps, agregam complementos que indicam uma necessidade de aprofundamento das estratégias que abordamos anteriormente. Hoje, existe uma demanda maior por informações dos produtos, bem como, novos caminhos a serem percorridos no setor de marketing.
Por isso, os novos Ps do marketing, englobam:
Pessoas
Como observado nos outros conceitos de 8 Ps do Marketing, que o alcance do seu público é de extrema importância. Com o tempo, foi constatado que essa tarefa pode ser cumprida com primor, caso tenhamos mais informações sobre o seu cliente em potencial.
Por isso, o estudo de comportamento de pessoas se tornou um dos 8 Ps mais essenciais. Pois, é através dessa etapa que podemos definir todas as outras já citadas.
Processos
As metodologias aplicadas no desenvolvimento, tanto do produto como de sua divulgação, é outro aspecto que compõe os 8 Ps do marketing. Isso porque, os procedimentos empregados na produção de um determinado produto podem definir a experiência que o usuário terá com a marca.
Desse modo, esse é outro conceito dos 8 Ps que aborda o comportamento, os desejos e vontades das pessoas que consumirão seu produto ou serviço. Mas, é importante ressaltar que aqui também abordamos as metodologias internas, como responsabilidade, hierarquia e muitos outros conceitos.
Posicionamento
Em estratégias de branding, por exemplo, o posicionamento de uma marca torna-se fundamental para aumentar o engajamento do público e o reconhecimento da empresa. É por isso que esse conceito adentra os 8 Ps do Marketing, afinal, é aqui que determinamos o relacionamento que a empresa terá com o seu cliente.
Mas, ainda abordamos o conceito de uma forma estratégica, que aqui funcionaria para o posicionamento do produto e o discurso de venda.
Performance
Por fim, a performance é o pilar que determina o sucesso do seu produto ou serviço. É por meio de KPIs estabelecidos previamente que definimos a produtividade, rentabilidade e, a partir disso, obtemos provas de sucesso ou pontos de melhoria para os processos, produtos e outras etapas.
Já sabia da adição desses conceitos e o desenvolvimento dos 8 Ps do Marketing? Espero ter ajudado a aprofundar um pouco mais essas ideias!
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