Outbound Marketing: conceitos, técnicas e dicas
Se você é um profissional de marketing ou está tentando entender mais sobre esse campo, com certeza já ouviu o termo “Outbound Marketing”.
Assim como o Inbound Marketing, essa estratégia apresenta suas especificidades e, por isso, é preciso entender alguns pontos. Somente dessa forma, torna-se possível a inclusão de táticas e elementos dessa estratégia, condizentes com seus negócios.
Além disso, o alinhamento de estratégias como essas, é um fator comum em muitas empresas.
Por isso, hoje vou explicar para você todos os aspectos relacionados a essa estratégia e ajudá-lo a entender quais pontos são essenciais para a sua empresa. Confira!
O que é Outbound Marketing?
Antes de tudo, não tem como continuarmos essa conversa sem entender o que de fato, é a estratégia de Outbound. Se você já sabe o que é o Inbound Marketing, vai entender facilmente esse novo conceito.
O Outbound, consiste em buscar ativamente os potenciais clientes da sua empresa. Mas, por que entender o Inbound?
Bom, o Outbound atua de forma contrária ao Inbound, mas, com o mesmo objetivo: conquistar clientes. Ou seja, a empresa tem um papel mais ativo na busca por novos clientes, seja por um contato não solicitado, ou então, propaganda em massa.
Para entender melhor, precisaremos comparar as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing. Continue acompanhando!
Qual a diferença entre Inbound e Outbound?
Nas estratégias de Inbound utilizamos a produção de conteúdo, geralmente, através do funil de vendas, para filtrar entre as pessoas que se interessam pelas suas produções, aquelas que podem se tornar um negócio.
Desse modo, atraímos aqueles que apresentam maior potencial para compra da sua solução. Desse modo, entrando em contato apenas ao ter absoluta certeza de boas negociações.
Já no Outbound, temos o caminho contrário. O contato é realizado com o maior número de pessoas possível, para que assim, sejam constadas as possibilidades de negócio, dentro de uma grande parcela de público.
Esse contato não é unicamente feito por telefone, como muitos pensam. Isso porque, quando pensamos em Outbound Marketing, as estratégias de telemarketing, são excelentes exemplos.
Entretanto, a propaganda em massa, como mencionado anteriormente, também é uma tática dessa vertente do marketing.
Para resumir:
- Inbound: adotamos uma postura consultiva, em que o cliente vem até seus meios de comunicação em busca de informações;
- Outbound: utilizamos meio mais “invasivos”, ou seja, uma abordagem ativa sem que o cliente espere por isso.
Como aplicar o Outbound Marketing na prática?
Apesar de já ser muito claro o funcionamento da estratégia, analisar a sua aplicação prática pode facilitar o entendimento. Afinal, como identificar essas estratégias no dia a dia?
- Anúncios em mídia online (links patrocinados, banners em sites e blogs, anúncios no YouTube etc.) e off-line (TV, jornal, revista, rádio, outdoors etc.);
- Participação em feiras e eventos;
- Cold calls e cold mails.
Mas, não pense que isso é feito aleatoriamente, até mesmo as ligações e e-mails frios, como são chamados, requerem um nível de atenção elevado. Isso porque, é preciso reduzir ao máximo o investimento em públicos que não entregarão resultados.
Ou seja, apesar de ser um público amplo, ainda há a necessidade de definir certos tipos de segmentação. Desse modo, ampliando as chances de contatar aqueles que estão aptos a fechar negócio com a sua empresa.
Você quer entender mais sobre o conceito de Outbound Marketing e ver como essa estratégia se relaciona com o Inbound? Em nosso podcast temos um episódio completo com duas referências no assunto para te explicar todos os detalhes.
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