Descubra como fazer uma boa pesquisa de palavras-chave e escolher a melhor para o seu texto
Não podemos falar de desempenho orgânico de um site sem mencionar a importância da pesquisa de palavras-chave nesse processo. Como sabemos, esse é um fator crucial no desenvolvimento de estratégias de SEO, além de ser um tópico decisivo para os resultados que você espera conquistar na internet.
Independente de qual seja a finalidade do seu site, temos certeza que fazê-lo aparecer na primeira página dos buscadores, é um dos seus principais objetivos. Desse modo, realizar uma boa pesquisa de palavras-chave, é essencial.
Sabendo da relevância desse processo, hoje vamos te mostrar o que são as palavras-chave, qual a importância delas em seu site e como encontrar as melhores.
Então, se isso é tudo o que você deseja saber, continue a sua leitura e tenha todas as informações que precisa!
O que são palavras-chave?
As palavras-chave, são termos que podem ser compostos por uma ou mais palavras. Elas são a forma pela qual os usuários pesquisam em algum buscador na internet.
Dessa maneira, as páginas do seu site precisam ser elaboradas com o foco em uma palavra-chave. Pois somente dessa forma os algoritmos do Google, ou qualquer outro buscador, entenderá que aquele conteúdo se refere a determinado assunto.
Sendo assim, quando alguém pesquisar sobre o tema, sua página será exibida nos resultados de busca. E seguindo as boas práticas de SEO, é possível alcançar um resultado cada vez melhor.
Tipos de palavras-chave que você pode encontrar em suas pesquisas
Uma das melhores formas de entender de uma vez por todas esses conceitos, é compreender os diferentes tipos de palavras que você pode encontrar no decorrer das suas pesquisas. Afinal, existem inúmeros objetivos dentro da escolha de palavras-chave e, por isso, diversas técnicas para segmentação foram surgindo com o tempo. Confira alguns dos principais tipos de palavras-chave!
Palavras-chave long tail e head tail
Não poderíamos começar essa lista sem antes mencionar a característica dentre os diferentes tipos de palavras-chave. Todas podem ser divididas em duas categorias, sendo elas a long tail e a head tail.
- Long tail: são termos mais específicos e direcionados, atingindo um público-alvo mais definido. Exemplo: “sapatos femininos de corrida Nike”.
- Head tail: já essa opção se concentra em palavras-chave mais genéricas e amplas, geralmente com uma concorrência mais alta. Exemplo: “sapatos”.
Com isso entendido, vamos partir oficialmente para a nossa lista de tipos de palavras-chave!
Palavras-chave de marca
Pensando numa empresa que já possui uma determinada relevância na internet, mas não se reservando a isso, esses termos são essenciais para os negócios construírem reconhecimento e fidelidade do cliente. Para isso, podem incluir o nome da empresa, produtos ou serviços específicos oferecidos. Sendo assim, são termos dedicados às últimas etapas do funil de vendas.
Palavras-chave de localização
Já os termos relacionados com a localização, são importantes para negócios locais. Pois incluem o nome da cidade, bairro ou região, ajudando a atrair tráfego local. Exemplo: “restaurante no centro de São Paulo”.
Palavras-chave negativas
Palavras-chave negativas são termos que você seleciona para excluir de suas campanhas de publicidade on-line ou de estratégias de SEO. Desse modo, elas desempenham um papel crucial ao ajudar a refinar seu tráfego e garantir que seu conteúdo seja apresentado a um público mais específico e relevante.
Ao usar palavras-chave negativas, você instrui os motores de busca ou plataformas de publicidade a não exibirem seu anúncio ou conteúdo quando essas palavras específicas estiverem presentes na consulta de pesquisa do usuário. Isso é particularmente útil para evitar cliques indesejados, reduzir custos de publicidade e direcionar sua mensagem para um público mais qualificado.
Por que a pesquisa de palavras-chave é tão importante?
Atualmente, quando temos dúvidas sobre algum assunto ou até mesmo quando buscamos por um produto ou serviço, nossa primeira ação é fazer uma pesquisa no Google. Para isso, utilizamos algumas palavras ou termos que representam o que estamos procurando.
Dessa forma, em menos de segundos, obtemos diversas páginas da web à nossa disposição como resultado da nossa pesquisa.
O que acontece, é que os buscadores analisam essas palavras-chave que usamos em nossa busca, para identificar quais conteúdos mais atendem nossa necessidade naquele momento. Por isso, ao produzir um conteúdo para o seu site, estar atento à pesquisa de palavras-chave, é muito importante.
Com isso, é possível criar um conteúdo que vai de encontro com o seu público. Ou seja, quando você define um termo para a sua página ou texto de blog, está dizendo aos algoritmos que, quando alguém pesquisar aquela palavra, é seu site que ele deve encontrar.
Portanto, realizar uma boa pesquisa da mesma, tona-se essencial caso o seu objetivo seja ser visto nos principais mecanismos de busca.
Veja como realizar uma boa pesquisa de palavras-chave e garantir o melhor posicionamento para o seu site!
O primeiro passo para realizar uma pesquisa de palavras-chave é conhecer o seu público e a sua marca. Além disso, analisar a sua concorrência também é um ponto crucial.
Existem diversas formas de realizar uma pesquisa, seja seguindo um processo diferente ou utilizando alguma das diversas ferramentas que existem.
No entanto, há alguns pontos que são primordiais para que a sua busca seja o mais assertiva possível. São eles:
Volume
Essa variável representa o volume de buscas mensais por determinado termo no Google. Isso porque, a mesma é extremamente importante para analisar se existe um grande número de pessoas buscando pela palavra-chave escolhida.
Dificuldade
Existem algumas palavras que já são exploradas por sites de muita relevância. Por conta disso, dependendo da dificuldade, posicionar o seu site no mecanismo de busca, se torna um tanto quanto complicado.
Ao escolher uma palavra-chave, você precisa optar por aquelas com a dificuldade baixa. Pois, quando ela está alta, significa que os sites que estão nas primeiras posições, possuem uma grande autoridade, invalidando o seu posicionamento.
Oportunidade
Apesar de ser pouco utilizada, analisar a oportunidade é de grande relevância na hora de investir seus esforços nas palavras-chave.
Isso porque, quando uma pesquisa é feita em um mecanismo de busca e aparecem outros resultados além do orgânico, como por exemplo os anúncios, todos esses elementos fazem os cliques orgânicos diminuírem. Pois os mesmos acabam “puxando” a atenção do usuário.
Estágio do funil
Ao escolher um termo, é necessário observar se o mesmo está ligado ao seu serviço ou produto. Pois, o usuário que já busca por palavras ligadas a sua marca ou aquilo que ela oferece, já se encontra em um estágio elevado do funil, contendo uma grande intenção de compra.
As melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave
Fazer a marca aparecer no mercado é o principal objetivo de muitos empreendedores, em especial quando falamos da internet, que está cada vez mais substituindo os meios convencionais.
Com base em tudo o que foi lido até o momento, podemos tirar como conclusão que a pesquisa de palavras-chave é um caminho muito atraente para alcançar esse objetivo.
No entanto, contar com ferramentas para te auxiliar nesse processo, pode contribuir com resultados mais assertivos na hora de escolher os melhores termos. Confira nosso top 3 com as melhores:
- SEMrush: considerado um dos melhores, o SEMrush é preciso e super intuitivo. Ideal para quem procura ter a concorrência em suas mãos, contribuindo para o desenvolvimento de planos estratégicos eficientes no conteúdo.
- Google Trends: nessa ferramenta você pode encontrar tudo o que precisa! Com o Google Trends, você terá acesso aos assuntos mais pesquisados por internautas do mundo todo. Com isso, é possível mapear o interesse dos usuários com base no termo escolhido.
- Ahrefs: o queridinho dos profissionais de SEO. Com muito mais precisão, o Ahrefs é rápido, prático e fácil de ser usado!
Agora ficou fácil fazer o seu site ranquear na primeira página do Google com base em uma ótima pesquisa de palavras-chave. Basta seguir nossas dicas e alcançar os melhores resultados para a sua marca!
Se você gostou desse conteúdo e deseja continuar sabendo mais sobre estratégias de marketing que vão fazer a sua marca se destacar no mercado, acompanhe o nosso blog e esteja por dentro de todas as novidades!