Podcast para empresas: entenda se o seu negócio precisa de um
A pouco mais de um ano, o jornal Folha de São Paulo, lançava uma matéria sobre a popularização dos Podcasts durante a pandemia. O que falava especificamente do desempenho no mercado cultural, hoje, tornou-se um trunfo no meio coorporativo.
De fato, a popularização desse tipo de recurso foi notória. Naquela época, estimava-se que cerca de 40% da população entre 16 e 65 anos já havia consumido algum programa do tipo.
Hoje, os dados continuam estáveis e promissores.
Essa é uma tendência que resistiu. Atualmente, o Brasil está na terceira colocação de países que mais ouvem Podcast, com cerca de 30 milhões de consumidores.
Mas, você sabe como isso pode ser aplicado ao seu negócio?
Isso mesmo, o sucesso foi tanto que o formato alcançou as empresas e, diversas marcas fazem uso do recurso para ampliar o alcance do seu público e gerar mais engajamento.
Já sabe se você está pronto para ter um Podcast para empresas? Acompanhe o texto e veja se esse universo é para o seu negócio!
O que é um Podcast para empresas?
A essa altura do campeonato, você provavelmente conhece e acompanha um desses programas, ou, ao menos já ouviu falar do formato. Os podcasts têm a proposta de um programa de rádio, mas, com a particularidade de ser on-demand.
Ou seja, funciona através das demandas de determinado público. Assim, podendo ser ouvido em qualquer lugar e a qualquer momento.
Esse fator, é o principal atrativo para os consumidores e, é uma grande vantagem para quem utiliza a estratégia de podcast para empresas.
Isso porque, adaptar o seu conteúdo às novidades e desejos do seu público, não é muito difícil em um formato como esse.
Além disso, é um produto muito fácil de ser consumido e se adapta à rotina de empreendedores e profissionais ocupados. Então, se esse é o seu público, você deve começar a pensar sobre a ideia.
Outra vantagem é a liberdade de conteúdo que você pode abordar. Assim, sua empresa pode apostar em temas como: cultura, política, educação, economia, empreendedorismo ou temas que se relacionem com o seu produto/serviço.
Seja para suas estratégias de branding ou para qualificar os seus leads, o podcast pode te ajudar.
Se você já está com um programa em mente, mas não sabe por onde começar, eu trouxe algumas dicas que te ajudarão a colocar suas ideias em prática. Acompanhe!
Principais plataformas de podcast
Com a popularização dos podcast, diversas plataformas de streaming em áudio investiram na novidade. Atualmente, não é muito difícil encontrar uma que te agrade.
A seguir, você pode ver quais são as principais empresas do mercado que atuam no segmento e fornecem o suporte necessário para você começar a produzir o seu.
- Spotify;
- Deezer;
- SoundCloud;
- Apple Podcast;
- Google Podcast;
Quais formatos você pode utilizar?
Como você pode ver, existe um universo vasto de possibilidades. Entre temas e plataformas, você ainda precisa definir um formato. São muitas coisas a se pensar, mas, com o planejamento certo, você vai conseguir!
Para facilitar o seu trabalho, eu trouxe alguns tipos populares de podcasts para empresas. Agora, é só escolher qual se encaixa melhor com o seu negócio.
Entrevista
Esse é um formato muito popular entre as empresas adeptas ao mundo de podcasts. Nele, existe o host, ou seja, o responsável por conduzir a conversa com um determinado convidado.
É importante ressaltar que, nesse tipo de programa é preciso pensar, e muito, nos entrevistados que vão ao seu programa. Além da escolha ter que ser condizente com o seu conteúdo, o escolhido deve apresentar boa desenvoltura e, também, trazer mais visitantes para o seu podcast.
Inclusive, esse é o formato adotado pelo Beatz Podcast. Você já acompanha a gente no Spotify? Ter programas como referência é uma boa forma de definir o seu estilo. Acesse agora mesmo o nosso perfil e junte o útil ao agradável.
Informativo
Aqui, nos aproximamos mais do que podemos acompanhar no rádio. Assim, tendo um viés jornalístico e focando nas notícias do setor em que a sua empresa está inserida.
Porém, ao contrário do que vemos no radiojornalismo, os podcast possibilitam o acesso em qualquer horário e, também, uma linguagem menos engessada. Ou seja, você não precisa se prender a notícias do dia.
Painel
Muito parecido com o formato de entrevista, nesse aqui, também temos o host, mas, contamos com a presença de mais de um entrevistado. Assim, assumindo o formato de mesa-redonda.
Em um painel, tornar a conversa mais dinâmica não é um problema. Além disso, você pode propor diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto, tornando a discussão mais rica.
Entretanto, existem mais dificuldades técnicas: sobrepor vozes, conciliar agenda e investir em equipamentos, são algumas das adversidades. Mas, como eu disse antes, com um bom planejamento, tudo é possível!
Individual
O formato de podcast individual é perfeito para quem está começando. Com ele, não é preciso conciliar agenda, investir em muitos equipamentos, além de ter a edição mais simples.
Mas, é preciso ter em mente que o apresentador deve possuir bagagem suficiente para conduzir o episódio que, nesse caso em específico, pode ser mais curto.
Esse estilo de programa é perfeito para quem está buscando por modos de aumentar o reconhecimento de marca.
Como criar um planejamento de podcast para empresas?
Existem dois campos que devem ser observados nessa etapa. O primeiro, o planejamento em si, é onde definimos o seu objetivo e a forma como o conteúdo será exposto.
Mas, também, precisamos dar atenção aos critérios técnicos do processo de criação e implementação do seu novo programa. Por isso, separei alguns detalhes que não podem faltar no seu checklist.
Conteúdo
- Defina o seu objetivo;
- Identifique a sua persona;
- Crie uma identidade visual;
- Defina a duração do seu programa;
- Programe o conteúdo do seu podcast.
Técnico
- Invista em um ambiente para gravação;
- Busque por equipamentos com base em sua demanda;
- Tenha recursos para edição (softwares, equipamentos, etc.);
- Escolha a plataforma para publicar e hospedar o seu podcast;
- Desenvolva estratégias para divulgação.
Agora, você tem tudo que precisa para montar o seu podcast. Acha que a sua empresa está pronta para investir nessa solução?
Acompanhe o blog da Beatz e confira mais dicas para aumentar o reconhecimento da sua empresa nos meios digitais. E não esquece de visitar o nosso perfil no Spotify. Você também pode acessar o nosso canal no Youtube e acompanhar os episódios ao vivo (todas as terças-feiras às 18h30).
Te espero lá!