Por que os influenciadores digitais estão dominando o mercado de marketing?
Se você acessa as redes sociais com frequência, é praticamente impossível não acompanhar alguns influenciadores digitais. Afinal, esses profissionais podem ter milhões de seguidores e seus posts alcançam uma quantidade absurda de usuários.
Muitas vezes, chegam a fazer mais sucesso que a própria marca que os contratam. Pelo menos, é isso que aponta a pesquisa Mídias Sociais 360º, desenvolvida pelo NiMD FAAP e Emplifi.
O estudo, realizado entre os meses de maio, junho e julho deste ano, mostra que os influenciadores digitais têm mais interações em seus posts do que empresas grandes nas redes sociais.
A partir desse cenário, hoje eu vou falar para você, tudo sobre essa profissão e como ela pode impactar positivamente no seu negócio. Acompanhe o texto e tire todas as suas dúvidas.
Influenciadores digitais e a inovação do marketing
Acompanhar o blog da Beatz e não estar ciente sobre tendências de mercado, são coisas que não podem estar na mesma frase. Afinal, você já deve ter visto, em diversos textos, um alerta sobre inovação no mundo do marketing.
Isso é a mais pura verdade e, o papel que os influenciadores digitais têm tomado nesse universo deixa isso muito claro. As mudanças estão acontecendo a todo momento e os resultados do estudo feito pela NiMD é um reflexo dessas mudanças.
Em síntese, a pesquisa diz que a interação do público é 17 vezes maior (no Instagram) para conteúdos produzidos por influenciadores digitais, quando comparados ao conteúdo da própria marca.
No Facebook, o número de comentários, curtidas, compartilhamentos, ou qualquer outro tipo de interação, chega a ser 68 vezes maior em um comparativo entre influencers e empresas.
Enquanto a categoria “influenciador” consegue uma média de 13 mil interações entre 2 e 3 posts semanais, as marcas estão estagnadas em 200 interações com a mesma quantidade de posts.
O que é marketing de influência?
Eu sei que os números podem assustar, mas, não ache que por isso você deve parar de postar nas redes sociais da sua empresa. É muito importante que você tenha um espaço onde seus clientes possam te encontrar.
Mas, isso também não quer dizer que você deve depender, única e exclusivamente, da sua rede de contatos. Existem opções como o marketing de influência.
Dentro do marketing digital, você pode encontrar as estratégias de marketing de influência, ou Influencer Marketing. Mas, afinal, como essa solução funciona?
O marketing de influência nada mais é do que aproveitar o sucesso e engajamento que esses profissionais têm em suas redes sociais. Assim, aumentando o alcance da sua marca.
Desse modo, o influenciador digital serviria de ponte entre a sua empresa e o público engajado. Na maioria das vezes, buscar por um produtor que segmente o seu conteúdo pode ser mais efetivo, mas, existem empresas que prezam pelo número de seguidores.
Para isso, é preciso definir as suas metas e objetivos, assim, tomando decisões assertivas para a sua empresa.
Em uma pesquisa desenvolvida pela plataforma Gente, da Globosat, cerca de 80% dos entrevistados disseram seguir ao menos um influenciador. Desses, 57% já mudaram de opinião sobre determinado produto após ver a análise de um influencer digital.
Ou seja, os influenciadores digitais podem estar presentes na construção de uma opinião sobre o seu produto. Diversas empresas já apostaram nessa solução e é um trabalho promissor no Brasil.
Qual insight tirar disso tudo?
Ok. Já vimos que os influenciadores digitais estão dominando o mercado de marketing, mas, qual a razão para isso tudo acontecer?
Quando analisamos o conteúdo de uma marca e comparamos com a de um influenciador é possível ver um esforço maior para “convencer” vindo das marcas. Como a gente já viu no início do artigo, os seguidores interagem mais em um que em outro, por isso, essa diferença.
Não entenda mal, convencimento é uma característica que deve estar presente em tudo que a gente produz. Mas, quando vemos o trabalho de um influenciador, a simples menção a uma marca ou produto já mostra resultados.
Isso porque, a chave desse sucesso é o engajamento do público e, os dados não mentem, o poder de engajamento de um influenciador é maior do que o de uma marca.
Mas, isso não quer dizer que você não possa melhorar o seu engajamento. Trazer mais do que as pessoas procuram em profissionais da internet para a sua marca, pode ser uma solução.
Dicas, reviews, conteúdo humanizado e interativo, tem mais apelo entre o público e isso pode aumentar a proximidade entre a sua empresa e os seguidores. Que tal começar a testar posts desse tipo?
Gostou do tema e quer mais conteúdo como esse? Continue acompanhando o nosso blog e não perca nada sobre o mundo do marketing digital.
Até a próxima!