SEO para blog: veja como eliminar erros nesta importante estratégia
Sem dúvida, para que o seu blog ranqueie bem, é importante unir um bom texto a uma estratégia de SEO.
Entretanto, é muito comum que algumas pessoas cometam erros durante o processo de criação. Sendo assim, preparei um conteúdo totalmente focado em como você pode eliminar esses erros e se destacar na primeira página do buscador.
Tem interesse em saber mais? Então, acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre essa importante estratégia!
O que é, e qual a importância do SEO para blog?
Primeiramente, devemos entrar no assunto falando de forma mais detalhada sobre essa tática orgânica para atrair mais visitantes ao seu site.
O SEO, sigla para Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas usadas para que a sua marca alcance um bom posicionamento no Google, ou em outros buscadores na internet. Gerando assim, tráfego orgânico para a sua empresa.
De fato, existem milhares de páginas sendo publicadas a cada segundo, diariamente na internet, promovendo muito mais concorrência. É aí que o SEO entra para fazer toda a diferença.
Mas afinal, qual a importância dele?
Bem, não é segredo para ninguém que muitos visitantes estão em busca de respostas rápidas e, em geral, não costumam chegar até a segunda página de pesquisas do buscador.
Dessa forma, o ideal é que o seu site esteja em conformidade com os algoritmos para que as oportunidades sejam maiores. Sendo assim, podemos dizer que o SEO para blog está focado em apenas um objetivo: fazer com que seus conteúdos se adaptem aos critérios de classificação.
Essa técnica funciona em diferentes partes de um site, ou seja, é possível criar diversas estratégias para que o Google encontre a mais relevante, de acordo com os critérios de avaliação.
Não podemos esquecer de nos atentar à reputação, autoridade e popularidade do seu site. Pois, tudo isso contribui para que os algoritmos do buscador identifiquem o seu conteúdo como algo relevante.
No caso da popularidade, ela é medida com base na quantidade de links relacionados que apontam para o seu site, sendo indispensável que a linkagem venha de sites confiáveis.
A grande preocupação do SEO no mercado brasileiro
De acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2020 pela Rock Content, 55,8% das empresas estão apostando na otimização de páginas. Com base nisso, podemos ter uma noção sobre o crescimento desse número nos anos que se passaram.
Outro grande motivo para que muitas empresas apostem no uso do SEO, é a economia. Como citamos anteriormente, ao melhorar o seu ranqueamento orgânico, você reduz os gastos com mídia paga, ou seja, os anúncios.
Mesmo com os resultados satisfatórios e consistentes, precisamos ter em mente que eles vão aparecer depois de um médio ou longo prazo, não de um dia para o outro. Isso porque, tudo depende da indexação dos buscadores, que analisam todas as novas páginas que também estão sendo alteradas.
Benefícios de ter um bom blog
Sua empresa não foca tanto em manter a página de blog ativa? Veja alguns benefícios que ela pode trazer para a sua marca. Garanto que te dará ainda mais vontade de publicar diversos conteúdos em seu site!
Autoridade Digital
Mesmo que o seu negócio seja bem conhecido no meio off-line, isso pode não ocorrer no on-line, principalmente, se você não definir uma frequência de posts e conteúdos de qualidade.
Não é novidade que o público da internet tem se tornado cada vez mais exigente e, em muitas vezes, acompanham marcas que demonstram real entendimento sobre o seu segmento. Dessa forma, ao escrever para o seu blog, você transmite ao usuário, que tem entendimento e autoridade.
Maior visibilidade online
Para conhecer o seu serviço, eles precisam te encontrar primeiro, não é mesmo? E esse é o melhor caminho para que novas pessoas localizem os seus conteúdos espalhados pela internet e comprem de você.
Mais vendas
Com a pandemia da COVID-19, as vendas on-line se tornaram algo ainda mais comum, tendo um crescimento médio de 40%. Mostrando que as pessoas estão passando cada vez mais tempo na internet.
Nesse caso, os blogs são capazes de gerar mais leads qualificados e que têm interesse em assuntos específicos. Com isso, você consegue conduzi-los ao conhecimento do seu produto e gerar mais vendas, já que o usuário verá a sua expertise em determinado conteúdo.
Principais erros no SEO para blog e como eliminá-los
Agora que já falamos sobre alguns pontos importantes dentro das estratégias de SEO para blog, vamos dizer quais os principais erros que podem estar impedindo a sua empresa de ranquear bem e atrair mais visitantes para o seu site.
Não escolher a palavra-chave ideal que se adapta ao conteúdo
Mesmo que não pareça algo que vá afetar tanto, este é um dos detalhes mais importantes para que o usuário chegue até o seu blog e encontre seu material.
Para ter um bom resultado, busque pela melhor palavra-chave, e que ela seja ideal para o que está falando. Nesse caso, a melhor não é aquela que tem maior volume de buscas, mas sim, a que esteja de acordo com a persona que você definiu e que se adeque ao propósito que a sua empresa tem em relação a ela.
Pensando nisso, separei algumas dicas que podem te ajudar em relação a essa estratégia:
- Faça o uso de palavras-chave de cauda longa, as long-tails;
- Busque por aquelas que têm relação com o seu nicho específico;
- Não repita a mesma palavra mais de uma vez em um blog. Pois, dentro de um texto, a palavra-chave deve se repetir, no mínimo, 4 vezes. Então, antes de aplica-lá, verifique se não há outros conteúdos com a mesma.
Fugir do objetivo da busca
Sua palavra-chave é “Marketing Digital” e o seu texto leva como título “Dicas de Marketing Digital para a sua empresa”, mas no conteúdo você não dá essas dicas? É claro que o usuário não chegará ao final do seu texto se não tiver relação com o principal objetivo dele.
Em resumo, de nada adianta criar um conteúdo completo, se o verdadeiro motivo que atraiu a pessoa até ele, não faz parte da redação.
Sendo assim, devemos elaborar um texto explicativo, que vá direto ao ponto, mas que, antes, tire todas as prováveis dúvidas que a sua persona possa ter. Isso não é importante apenas para que os buscadores entreguem o seu conteúdo. Mas sim, para que ele seja ainda mais divulgado pelas redes e se torne algo de confiança.
Não criar URLs de fácil memorização e amigáveis
Pode parecer um pouco sem sentido, mas, as URLs funcionam como o endereço da página. Então, é importante que não sejam tão longas e que tenham conexão com a palavra-chave e o conteúdo do texto.
Criar uma URL amigável, é bem mais fácil do que parece. Você só precisa evitar que tenham muitos subdomínios ou hashtags, além do que citamos acima.
Escrever o conteúdo e não mudar nada com o tempo
Por fim, vamos falar sobre atualização e otimização dentro do seu blog. Essa estratégia é importante pois, muitas vezes, o seu conteúdo é “evergreen”, ou seja, não vai durar para sempre.
Textos atualizados oferecem ainda mais informações e se tornam mais relevantes, sendo sempre úteis para o seu visitante.
Do mesmo modo, é importante considerar que, constantemente surgem novidades na otimização e legibilidade dos textos, que podem influenciar diretamente em seu desempenho nos mecanismos de busca.
Além disso, é importante que você remova conteúdos que estão levando o seu blog para baixo e prejudicando o seu ranqueamento. Por isso, é essencial que tenha um tempinho extra para analisar como estão as estatísticas do seu site e retirar tudo aquilo que o impede de se tornar referência para outras pessoas.
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Até a próxima!