Serviços de consultoria em marketing: será que essa missão é para você?
Cada dia mais, as empresas precisam dos serviços especializados de consultoria em marketing. Essa demanda pode ser o chamado para você, que já tem ampla experiência no assunto, a encarar o desafio de compartilhar o que já sabe, para orientar a tomada de decisões sobre marketing com organizações que precisam.
Das multinacionais às microempresas, uma dor comum das organizações é a carência do domínio de conhecimentos em determinadas áreas. Afinal, o grau de especialização que o mercado demanda tem ficado cada dia maior, fazendo com que os gestores percam tempo e dinheiro na tentativa de adequarem suas empresas.
O que é uma consultoria?
Quando falamos em consultoria, nos referimos ao fornecimento, geralmente terceirizado, de serviços de aconselhamento e orientação especializada sobre um determinado campo, geralmente relacionado com a gestão de negócios. Empresas procuram experts em campos específicos como Recursos Humanos, administração, empreendedorismo, finanças, comunicação e marketing, por exemplo, para darem suporte para as tomadas de decisão.
É uma estratégia muito comum e útil, já que os consultores podem oferecer uma perspectiva externa e mais imparcial sobre as questões que aquele negócio tem enfrentado, contribuindo para insights mais ricos no processo de desenvolvimento organizacional. Assim, de forma geral, a consultoria analisa o contexto em que a empresa contratante está inserida, identifica possíveis melhorias, desenvolve planos de ação e até mesmo auxilia na implementação das soluções propostas.
Consultoria em marketing
Especificamente, uma consultoria em marketing tem a responsabilidade de ajudar os clientes a desenvolverem estratégias eficazes para promover sua marca. Assim, identificam oportunidades de crescimento no mercado, além de aprimorar as campanhas de marketing. E tudo isso para otimizar seu desempenho dos negócios.
A partir de muita experiência e expertise, as consultorias em marketing geralmente trabalham de forma estratégica, realizando atividades como: análise de mercado, comportamento do consumidor e da concorrência, e elaboração de planos de ação. Além disso, orienta seus clientes na tomada de decisões e aquisição de produtos ou serviços relacionados ao marketing.
Quais são os diferenciais de uma consultoria em marketing?
Os desafios que empreendedores, gestores de empresas e profissionais em cargos de decisão enfrentam diariamente são muitos. Geralmente, o trabalho dessas pessoas depende de que elas tenham alto conhecimento e experiência em inúmeros tópicos – finanças, marketing, gestão de pessoas etc. – o que nem sempre é viável. Esse é o principal motivo pelo qual se recorrem aos serviços de uma consultoria.
Em se tratando de marketing, os consultores podem tanto oferecer o suporte necessário para otimizar o trabalho da equipe interna de marketing da empresa, como também, aconselhar os tomadores de decisão que muitas vezes não são desta área.
Tudo isso é possível por meio da expertise especializada dos consultores em estratégia de marketing, branding, publicidade e análise de dados. Fatores analisados por uma perspectiva externa à organização. Ou seja, ela é analisada de forma mais imparcial, podendo identificar problemas e oportunidades que podem não ser tão óbvios para os membros internos da equipe.
Além disso, ao contratar os serviços de uma consultoria de marketing, a empresa pode economizar tempo e recursos, porque terá mais assertividade na escolha de seus investimentos e alocação de recursos. Isso também contribui para que a empresa concentre seus esforços em suas atividades principais. Finalmente, também podemos considerar que o contato com consultores especializados, mais do que gerar ganhos imediatos relacionados com o objetivo que motivou a contratação, também proporcionam um efeito em cadeia por meio do aprendizado que a equipe interna adquire.
Serviços de prestadores de consultoria em marketing
Como você viu até aqui, executar as atividades operacionais não é especificamente uma atividade das consultorias em marketing, mas sim, orientar seus clientes. Sendo assim, alguns dos principais serviços que as consultorias oferecem são:
- Orientações em planejamento estratégico;
- Análise de mercado;
- Mentoria da Equipe de Marketing;
- Orientação em contratação de agências/prestadores de serviços.
Consultoria ou agência: qual o modelo ideal para você?
Atualmente, as empresas prestadoras de serviços em marketing não se prendem à nomenclatura, podendo oferecer serviços, desde os mais operacionais até os mais estratégicos. Porém, tradicionalmente, há diferenças importantes quando falamos em agência ou consultoria em marketing.
Geralmente, uma agência de marketing oferece soluções para seus clientes por meio de serviços operacionais de marketing. Esses serviços podem envolver criação de campanhas, gestão de mídias sociais, produção de conteúdo, criação de sites, publicidade paga, entre outros. Dessa maneira, costumam ter equipes multidisciplinares com designers, redatores, social media e desenvolvedores web que trabalham em projetos específicos. Enquanto as consultorias, como você viu, se concentram na orientação estratégica sobre marketing.
Mas afinal, como escolher o modelo ideal para você oferecer serviços em marketing?
Bom, primeiramente, avalie a sua maturidade neste mercado. Os consultores geralmente já têm anos de experiência nas atividades operacionais de marketing, inclusive esse é um dos fatores que validam tamanho conhecimento. Se este é o seu caso, talvez realmente seja a hora de começar a pensar em compartilhar seus conhecimentos para contribuir com o desenvolvimento de empresas que não dominam este universo.
E aí, já está cogitando dar uma virada na carreira e investir no negócio de consultoria em marketing?
Independentemente da sua escolha, nos vemos em breve nos próximos conteúdos do Blog da Beatz. Enquanto isso, acesse as nossas redes sociais.
Até mais!