Fatores fundamentais de um site mobile eficiente
Um site mobile é aquele desenvolvido especificamente para ser acessado por dispositivos móveis como smartphones e tablets. Eles são adequados para as proporções das telas desses aparelhos, bem como, para suas funcionalidades e a maneira com que são usados, o que difere bastante dos computadores de mesa e notebooks.
Por vezes, os sites para dispositivos móveis podem ser mais interativos, contendo uma navegação mais simples. Além disso, promovem uma experiência similar com o que se obtém nos aplicativos, tornando a usabilidade ainda mais agradável ao internauta.
Qual é a importância do site mobile?
As razões para desenvolver um site mobile para a sua empresa são muitas. Para iniciar, posso citar a relevância que os smartphones ganharam no dia a dia da população mundial. Afinal, cerca de 55% dos acessos à internet em todo o mundo provém de dispositivos móveis.
Além disso, pesquisas apontam que, em média, as pessoas passam mais de 3 horas do dia em frente à tela do celular. O Brasil, por sua vez, está entre o grupo de países que lideram o ranking com maior tempo de tela.
Apenas essas informações já seriam suficientes para justificar a importância dos sites mobile. Mas ainda existem outras fundamentações importantes para isso, as quais citarei a seguir. Confira:
Melhora o contato com o público, porque esse formato de website é mais conveniente para levar o tráfego para as redes sociais, ou enviar mensagens, especialmente se a empresa tem atendimento via WhatsApp;
Garante a atenção dos visitantes, afinal, o carregamento das páginas é mais rápido e as páginas são mais legíveis, contribuindo para a evitar o bounce, ou “rejeição”.
Aumenta o alcance, porque facilita o compartilhamento, além de melhorar a visibilidade no Google, afinal, esse é um dos parâmetros de seu algoritmo de ranqueamento.
Site mobile ou responsivo: qual é o melhor?
A diferença mais marcante entre o site responsivo e o mobile é que o layout do primeiro se adapta ao formato dos dispositivos móveis e o segundo é criado especificamente para esse tipo de aparelho.
Em outras palavras, um site responsivo é originalmente criado para desktop, mas é otimizado para se adequar às configurações de cada dispositivo de onde ele é acessado. Enquanto isso, um site mobile é outra versão do website para desktop, com um HTML próprio, desta vez considerando todas as especificidades dos dispositivos móveis. Por isso, alguns sites mobile se alocam em subdomínios do original.
Para facilitar ainda mais a sua compreensão, a seguir você confere algumas vantagens e desvantagens de cada uma dessas categorias de site.
Site responsivo
Vantagens
- Layout que se adequa a diversas telas;
- Mesma experiência no desktop e no dispositivo móvel;
- Técnica recomendada pelo Google;
- Comodidade de criar apenas um site.
Desvantagens
- Maior complexidade no desenvolvimento comparado ao convencional;
- Carregamento lento devido ao tamanho dos arquivos;
- Menor sensibilidade em dispositivos touchscreen.
Site mobile
Vantagens
- Melhor experiência do usuário
- Maior alcance em pesquisas realizadas em dispositivos móveis;
- Técnica recomendada pelo Google;
- Facilidade da navegação;
- Melhor interação com o público;
- Possibilidade de criar conteúdos específicos para aparelhos móveis.
Desvantagens
- Maior complexidade no desenvolvimento;
- Divisão da autoridade do domínio entre a versão responsiva e a versão mobile;
- Necessidade de atualização na versão responsiva e a versão mobile;
- Necessidade de otimização de SEO na versão responsiva e na versão mobile.
3 fatores essenciais para um site mobile eficiente
Existem diversas boas práticas no desenvolvimento de sites mobile. Neste artigo, você confere três das mais importantes. Elas podem ajudar tanto os desenvolvedores no início dos projetos mobile, mas também, para que, quem não é da área de tecnologia consiga avaliar se o site mobile da sua empresa está adequado.
1 – Uso de Progressive Web App (PWA)
A PWA pode ser considerada um híbrido entre o site convencional e um aplicativo mobile. Isso porque, ela possibilita a criação de sites com layouts e responsividade similares aos dos apps, porém, com acesso direto da web.
2 – Evite pop-up
Nos sites convencionais, os pop-ups podem ser adequados, especialmente porque tomam apenas uma pequena parte da tela. Por outro lado, nos dispositivos móveis, os pop-ups podem prejudicar a visualização da página.
3 – Uso de Páginas Móveis Aceleradas
“Paginas móveis aceleradas” ou “Accelerated Mobile Pages” (AMP) é uma iniciativa para o desenvolvimento de sites que carregam mais rápido em sua versão mobile. Assim, essa técnica é benéfica para melhorar a usabilidade e ranqueamento no Google, que prioriza páginas mobile-friendly.
Saiba mais!
Dentre todas as estratégias de marketing digital, certamente o primeiro passo é desenvolver um site para sua empresa que garanta uma boa experiência para os visitantes, bem como, disponibilize conteúdo de qualidade e relevante para o seu público.
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