Sitemap: saiba qual a funcionalidade e qual a razão para aplicá-lo
Atualmente, vivemos em uma era de acesso constante à informação. Isso porque, a produção de conteúdo tomou proporções inimagináveis.
Por isso, nos deparamos com os chamados algoritmos que, realizam a curadoria de dados que possam nos interessar.
Com isso em mente, você sabe como fazer com que o seu conteúdo alcance as primeiras posições dos principais buscadores online?
Isso mesmo, é possível auxiliar os buscadores no ranqueamento do seu site. Dessa forma, aumentando as chances de aparecer nos primeiros resultados.
O sitemap, por exemplo, é uma ferramenta essencial para te ajudar nessa tarefa. Por isso, hoje eu trouxe tudo que você precisa saber para obter melhores posicionamentos no Google.
Acompanhe o texto e tire todas as suas dúvidas sobre a ferramenta!
O que é sitemap?
O sitemap é um arquivo de texto desenvolvido para facilitar o processo de indexação realizado pelos buscadores online (Yahoo!, Bing, Google, entre outros).
As plataformas de pesquisa buscam, de forma constante, por novas páginas a partir de links, disponíveis nos conteúdos já indexados.
Os sitemaps, por sua vez, agem como complemento dessas varreduras, assim, reunindo todas as URLs de um site.
Além disso, através dessa ferramenta, os buscadores conseguem identificar a frequência de atualização da página, sua última modificação e quando foi criada. Bem como, a sua relevância quando comparada a outras páginas.
Esses fatores também se aplicam a outros formatos de arquivo. Nos casos de mídias, por exemplo, podemos notar a presença de informações, como:
- Tempo de execução;
- Categoria;
- E faixa etária do conteúdo.
As imagens também recebem uma espécie de catalogação, onde é possível observar o formato do arquivo, resolução, licença de uso e outras informações.
Em resumo, o sitemap atua como tradutor das suas páginas para a linguagem utilizada pelos buscadores e, também, transformando todas as informações em um documento legível.
Por que criar um sitemap?
Se o seu site disponibiliza uma grande quantidade de dados ou, se você costuma trabalhar com arquivos não tão usuais, o sitemap é para você.
Isso porque, em sites com conteúdos devidamente vinculados, a ferramenta não possui função crítica, apesar de auxiliar o Googlebot.
Então, páginas que dependem de um longo percurso entre links para serem alcançadas, devem fazer uso de sitemaps para garantir a análise.
Ou seja, sites muito grandes, recentes e que desejam ser ranqueados em páginas especificas do buscador, devem aplicar a solução.
Mas, é importante ressaltar que o sitemap funciona como facilitador para a indexação e incorporação de páginas. Por isso, é importante entender que não existem garantias de que você conseguirá o que quer com imediatismo.
Além disso, essa estratégia não assegura seus benefícios em todos os itens de um determinado site. Ela apenas agiliza o processo de rastreamento do máximo de páginas possível.
Então, não espere milagres, mas, saiba que os resultados são extremamente vantajosos para as suas estratégias de ranqueamento nas SERPs.
Você sabe quais são os principais formatos desse recurso?
Os padrões de sitemaps foram definidos em 2006, em um acordo envolvendo a Microsoft, Yahoo! e Google. O intuito era facilitar a indexação de páginas, independentemente da plataforma utilizada pelo usuário.
Desse modo, otimizando o trabalho dos profissionais que buscavam por soluções para aumentar o alcance dos seus projetos na web. Além de tornar as páginas de pesquisa mais ricas em resultados esperados pela pessoa que busca por determinado termo.
A diretrizes determinadas pelas principais plataforma de busca online, podem ser vistas no site: sitemaps.org.
Apesar de existirem diretrizes, a aplicação de sitemaps pode ser feita em diferentes formatos. A seguir, vou citar os principais meios de aplicar esse facilitador nas páginas do seu site, acompanhe.
Mas, afinal, quais os formatos estabelecidos?
É impossível falar sobre esse assunto sem utilizar o Google como exemplo. Afinal, a empresa domina e, de longe, é referência quando falamos de plataformas de busca online.
Atualmente, é possível aplicar sitemaps de diversos formatos no navegador. Entre eles, podemos citar: RSS, mRSS, Atom 1.0 e TXT. Mas, é importante saber que o padrão mais eficiente e difundido é o XML.
Porém, se você está buscando por facilidade na hora de investir tempo em um sitemap, o formato TXT é o ideal. Isso porque, trata-se apenas de um arquivo de texto onde você pode listar as URLs do seu site.
Já os outros tipos, são comuns em feeds de notícia, mas, possuem uma limitação que pode afetar o seu projeto. O RSS, mRSS, Atom 1.0 trabalham apenas com as postagens mais recentes do seu site. Esse fator pode ser benéfico ou um problema, tudo vai depender do seu objetivo.
Mas, se você não quer surpresas no processo, a recomendação é utilizar o formato XML. Pois, além de auxiliar na indexação das suas páginas, esse recurso ainda envia aos buscadores, informações sobre as mídias presentes nas páginas.
Esse fator é de extrema importância, principalmente, se o seu conteúdo for multimídia ou focado no audiovisual.
Agora, você já sabe o que são os famosos sitemaps e está pronto para escolher o melhor plano de indexação para o seu site. Continue acompanhando nosso blog e receba inúmeras dicas que vão facilitar o seu cotidiano.
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