A tendência do conteúdo interativo e como ela pode otimizar seus resultados
Se você começou 2023 sem saber sobre as tendências para o marketing digital, pode ficar defasado no mercado em pouco tempo. Afinal, novas tecnologias, métodos e estratégias surgem a todo momento.
Algo que vem ganhando força entre os profissionais da área é o conteúdo interativo. Isso porque, esse método vem se destacando entre o público de diversos segmentos e gerando resultados surpreendentes.
A interatividade é o novo gatilho de engajamento, tornando suas produções cada vez mais atrativas e aproximando a sua marca do lead em potencial.
Para que você entenda mais sobre essa nova tendência do universo do marketing digital, preparamos esse artigo completo, com todos os detalhes que você precisa conhecer!
Então, se ficou curioso e quer desvendar o tema, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
O que é conteúdo interativo?
Conteúdo interativo é um tipo de material que permite que os usuários interajam com ele de alguma forma. Ou seja, estimulam a participação do seu público. Isso pode incluir jogos, quizzes, questionários, ferramentas de edição, simulações, etc.
Com isso, o objetivo é tornar a experiência do usuário mais envolvente e enriquecedora, permitindo que eles explorem o conteúdo de uma maneira mais ativa e participativa.
O destaque está no fator potencializador de conversões. Afinal, isso pode ajudar a aumentar a retenção de informações e a satisfação do usuário.
Essa não é uma tática nova, já podemos notar a sua presença desde a década de 90 em programas de televisão que estimulavam o consumo ativo, através de telefonemas, por exemplo.
Acontece que, com o advento da internet, o conteúdo interativo encontrou uma gama enorme de possibilidades. Desse modo, potencializando ainda mais os resultados obtidos.
Agora reflita: com a imensa quantidade de conteúdo na internet, qual a melhor forma de destacar o seu material entre a concorrência?
Alguns profissionais já encontraram a resposta para essa pergunta, só falta você. Continue a leitura e veja mais detalhes!
Por que apostar em conteúdo interativo?
Como vimos anteriormente, a tendência de conteúdo interativo tem crescido nos últimos anos, com mais e mais empresas e indivíduos criando e apostando nesse “novo método” para seus sites e redes sociais. Isso ocorre devido a vários fatores, entre eles:
- Aumento do uso de dispositivos móveis: com mais pessoas acessando a internet através de smartphones e tablets, há uma necessidade de conteúdo que seja fácil de consumir e interagir em dispositivos pequenos.
- Crescimento das redes sociais: as redes sociais têm se tornado uma plataforma cada vez mais importante para o marketing e a comunicação, e o conteúdo interativo é uma maneira eficaz de atrair e engajar os seguidores.
- Mudanças na forma como as pessoas consomem conteúdo: o público está, cada vez mais, procurando materiais que sejam dinâmicos e envolventes, e o conteúdo interativo atende a essa necessidade.
- Melhoria na tecnologia: A tecnologia tem avançado rapidamente, tornando mais fácil e acessível criar esse tipo de material.
Dessa forma, o conteúdo interativo está se tornando cada vez mais comum em muitos tipos de indústrias.
Além disso, essa é uma tendência que volta a se expandir para além da tela, com aplicativos de realidade aumentada e outras tecnologias emergentes sendo utilizadas para criar experiências ainda mais imersivas e envolventes.
Onde encontrar conteúdo interativo?
A prova de que o conteúdo interativo está dominando o mercado, pode ser vista na lista de exemplos que preparamos a seguir. Confira!
Black Mirror: Bandersnatch
Essa série de televisão, produzida pela Netflix, em formato “escolha sua própria aventura” permite que os espectadores façam escolhas que afetam o enredo e o desfecho do episódio.
New York Times’ Snow Fall
Essa é uma história interativa sobre um deslizamento de neve que se tornou um marco no jornalismo digital e ganhou vários prêmios por sua narrativa interativa e uso de mídia. Veja o material na íntegra!
Google Maps
Isso mesmo, o Google Maps é um conteúdo interativo. Pois, permite que os usuários explorem mapas do mundo, verificando imagens de satélite, rotas de viagem e comentários de outros usuários.
Street View
Assim como o Google Maps, o Street View permite que os usuários explorem vistas panorâmicas de ruas e locais do mundo, permitindo que eles viagem sem sair de casa.
Esses são apenas alguns exemplos, mas, há muitas outras formas e formatos de conteúdo interativo disponíveis na internet e em outras plataformas. Aliás, como você pode notar, a interatividade é uma técnica aproveitada em diversos setores.
Os exemplos podem se distanciar da realidade da sua empresa, mas, queremos que você veja como esse tipo de conteúdo está presente em formatos diversificados. No marketing de conteúdo, o uso mais comum está nos quizzes e calculadoras, mas, também podem estar presentes em e-books, infográficos e muitos outros materiais.
Por que investir em conteúdo interativo?
Se você ainda não se convenceu de que o conteúdo interativo tem se tornado uma tendência, as vantagens que ele proporciona farão esse trabalho. Afinal, são inúmeros benefícios que podem ser fundamentais para as suas próximas estratégias. Confira!
Maior engajamento
Esse tipo de estratégia permite que os usuários participem ativamente na história ou na mensagem, o que aumenta o nível de engajamento e torna a experiência mais envolvente.
Personalização
O método permite que os usuários façam escolhas e criem sua própria experiência, o que significa que eles estão mais propensos a se relacionar com o conteúdo de uma forma mais pessoal e significativa.
Aprendizado aprofundado
Essa estratégia pode ser uma ferramenta poderosa para o ensino e a aprendizagem. Pois, permite que os usuários experimentem e explorem os assuntos de forma prática e interativa.
Melhoria da memorização
Se comparados, esse tipo de conteúdo é, geralmente, mais memorável do que o convencional. Isso porque, envolve os usuários de forma ativa e ajuda a estabelecer conexões mais fortes e duradouras.
Análise de dados
É possível coletar dados sobre as escolhas e interações dos usuários, o que pode ser útil para entender melhor o público-alvo e ajustar o conteúdo de acordo.
Aumento do tráfego
Aumenta o compartilhamento e discussão sobre o tema com mais frequência do que o conteúdo estático, o que pode aumentar o tráfego para o site ou plataforma.
Diversão e entretenimento
Por fim, pode ser uma forma divertida e envolvente de passar o tempo e desfrutar de informações importantes, especialmente jogos, histórias interativas e outros formatos de entretenimento.
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