Threads, do Instagram: conheça a rede social que chega para tomar o lugar do Twitter
Você já deve estar cansado de ouvir a frase “as redes sociais estão em constante mudança”. Isso é uma verdade absoluta entre os profissionais que utilizam as plataformas, e nunca se comprovou tanto como agora. Acontece que muitos não estão gostando do direcionamento tomado por Elon Musk na direção do Twitter. Esse fato abriu espaço para uma competição entre as redes sociais que querem adotar o mesmo formato que vemos no passarinho azul.
Com isso, já está entre nós a mais nova rede social, Threads. Conectada ao Instagram, a plataforma promete ser o novo Twitter e, definitivamente, já se provou capaz de tomar esse lugar. Hoje, vamos trazer neste artigo, todos os detalhes sobre a sua criação, os planos para a plataforma e as estratégias que já estão sendo feitas a partir do que vimos até agora.
Confere aí!
Dois bilionários entram em um ringue de luta e…
Parece até o começo de uma piada, não é mesmo? Mas, isso se transformou em uma realidade de bilhões de dólares. Com o meme recente envolvendo o convite para uma luta livre em Las Vegas, de Elon Musk ao CEO da Meta (empresa que gerencia redes como Facebook, Instagram e WhatsApp), Mark Zuckerberg, fica impossível não fazer associações.
A resposta para esse convite? Bom, já podemos fazer o download dela nas redes sociais. Isso mesmo, agora a Meta tem uma nova plataforma para chamar de sua, com a mesma proposta do Twitter ou seja, um aplicativo de textos baseado em conversação.
Devido a sua similaridade, o Threads está sendo considerado como uma alternativa para a plataforma que até ontem dominava esse formato, mas que agora se vê encurralada pela gigante criadora do Facebook. Essa novidade se mostrou mais promissora que a sua antecessora, o Reels.
Isso porque, o aplicativo chega com escalabilidade para implementar novas soluções, que podem destacá-la de seu semelhante, bem como, investimentos surpreendentes. E não podemos esquecer da sua base consolidada de usuários, que chegam das demais plataformas do grupo Meta.
O que de fato é o Threads do Instagram?
Como vimos anteriormente, o Threads é uma plataforma criada pela empresa Meta, que chega para somar às redes sociais já consolidadas na internet, como é o caso do Facebook e Instagram. Dessa forma, a proposta principal é estimular a conversação e interação entre usuários através de textos curtos.
Assim como a sua concorrente, a rede social permite que os usuários escrevam, curtam e compartilhem publicações em tempo real, estimulando o engajamento mútuo. O visual e funcionamento, estão idênticos ao que já conhecemos na rede social do passarinho azul. O principal diferencial é a sua ligação com a rede social para compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram.
Esse fator acaba influenciando e se tornando um atrativo para influenciadores e profissionais que utilizam as duas plataformas. Mas, será que o Twitter realmente está tão mal na fita assim?
Por que o Twitter deve se preocupar com o Threads?
Um dos trunfos da plataforma comprada por Elon Musk, estava em sua exclusividade. Até essa semana, ela dominava o mercado e até mesmo se destacava por ser responsável por pautar muitas conversas. Afinal, quem nunca conferiu o trending tópics do Twitter para saber das novidades do dia, que atire a primeira pedra.
Desse modo, dentro da sua proposta, não existia muita concorrência por usuários. Nessa luta, Zuckerberg dá o primeiro golpe e já começa fazendo grandes estragos, afinal, não é qualquer rede social que conquista 10 milhões de usuários em apenas 7 horas após o seu lançamento.
Para efeito comparativo: a plataforma de inteligência artificial, Chat GPT, que se transformou em uma febre nas redes sociais, levou 5 dias para alcançar o seu primeiro milhão de usuários.
Já podemos pensar em marketing com o Threads?
A resposta mais coerente para essa pergunta, infelizmente, é “não”. Considerando o fato de que estamos lidando com um recém-nascido no mundo das redes sociais, apesar das semelhanças com uma já existente, os usuários ainda estão desfrutando da “novidade”.
Desse modo, algo facilmente observável é o quanto ela está sendo utilizada para relembrar os tempos de ouro do “Twitter Raiz”, com memes que fazem sentido entre os usuários e trazem essa nostalgia. Talvez, impactar leads nesse cenário não seja algo possível no momento.
Talvez, impor anúncios nesse momento, cause o resultado contrário do que se espera para o seu negócio. Por isso, a principal dica agora, é observar o funcionamento do Threads e entender como ele pode ser aplicado no seu negócio.
Além disso, precisamos compreender se esse hype é apenas momentâneo ou, se realmente a plataforma promete seguir com números parecidos com o que estamos presenciando em seu lançamento.
Mas, o que você acha da plataforma? Já conseguiu fazer o seu cadastro para desvendá-la conosco?
Se você quer saber mais sobre o Threads e aprender a criar estratégias consolidadas para a sua marca se tornar referência nas demais redes sociais, continue acompanhando nosso blog e, é claro, não se esqueça de nos seguir para não perder as novidades da Beatz!