Title Tag: dicas do Google para performar melhor
Em seu último updated, o Google Search Central, definiu algumas dicas para o controle de title tags que o navegador utiliza nos resultados de pesquisa. As atualizações definem soluções para possíveis problemas que podem ocasionar alterações nos seus títulos, feitas pelo Google, na tentativa de otimizá-los.
Pensando nas novas diretrizes e boas práticas estabelecidas, eu separei os principais pontos para te ajudar na otimização das suas estratégias de SEO. Desse modo, aumentando a sua performance de ranqueamento nas páginas do Google.
Quer entender mais como isso pode te ajudar a alcançar classificações cada vez mais altas? Acompanhe a o texto e veja todas as dicas.
Boa leitura!
O que é title tag?
Antes de falar sobre as dicas para aumento de performance dos seus title tags, eu vou te contar qual é a definição desse recurso fundamental, e a sua importância para as estratégias de SEO. Continue a leitura!
O title tag é a marcação do código HTML (<title> e </title>) que define o nome que uma página receberá em uma pesquisa do Google.
Por isso, você pode ver esse título em uma aba de navegador, na página de resultados de buscadores online e em links de compartilhamento em rede sociais, por exemplo.
Desse modo, o title tag tem como principal finalidade, facilitar a identificação do tipo de conteúdo presente naquela página.
Aliás, é importante ressaltar que o title tag otimizado, atribui muitos benefícios ao seu ranqueamento nas páginas do Google. Assim, podendo auxiliar no sucesso do seu conteúdo.
Isso ocorre porque os fatores de ranqueamento incluem as características de adaptação do seu conteúdo às boas práticas de SEO. Mas, não se preocupe, eu separei algumas dicas para te ajudar nessa tarefa.
Como otimizar meus títulos?
Como falei anteriormente, existem dicas que podem te ajudar na definição de um title tag que apresente bons resultados para a sua página. Por isso, atente-se aos passos a seguir e aumente as suas chances de alcançar o topo das páginas do Google.
Descreva sua página
Utilize títulos descritivos para que fique claro o conteúdo da sua página. Desse modo, tornando-os mais atrativos para quem está interessado no seu conteúdo.
Entretanto, é preciso ter em mente a limitação de 60 caracteres e a informação que o usuário pode encontrar na sua página que deve ser transmitida através do seu title tag.
Assim, aumentando as chances de você receber mais acessos e, consequentemente, subindo no ranking do Google.
Utilize palavras-chave
Atribuir palavras-chave relevantes ao conteúdo da página de destino do seu título, é um fator de extrema importância para aumentar a sua autoridade.
Além disso, quando colocado o mais próximo possível do início, melhor serão os resultados. Isso porque, a primeira informação que o usuário busca deve conter o tema central do seu conteúdo, desse modo, aumentando a sua atratividade.
Fale da sua marca
Se possível, introduzir o nome da sua marca é a melhor forma de aumentar a chance de o cliente identificar o conteúdo que será entregue através daquela página.
Além disso, é importante para que ele reconheça a sua empresa e aumente as chances de procurá-la futuramente para sanar dúvidas ou demais ações que ela possa tomar.
Crie títulos únicos
O fato de não duplicar títulos, ou seja, reaproveitá-los em mais de uma página, diz ao Google e demais buscadores que o seu site cria conteúdos únicos. Desse modo, evitando penalizações na posição que a sua página ocupa no ranking do Google
Dicas do Google para performar melhor com title tags
Como vimos no início deste artigo, o Google estabelece diretrizes para obter bons resultados com os títulos da sua página e evitar que sejam alterados pela plataforma de pesquisa.
Por isso, separei as principais dicas, presentes no updated do Google Search Central, para otimizar seus title tags. Continue a leitura e descubra como aumentar a sua performance em SEO!
- Evite o excesso de palavras-chave;
- Seja original, evite clichês repetido em todo o site;
- Frases de branding são boas, mas não exagere;
- O Google utiliza o que está nos elementos de título da sua página (H1 e H2);
- Use o Robots.txt corretamente, ou seja, apenas para bloquear o rastreamento de uma página.
Além disso, a plataforma ainda aponta alguns erros que podem prejudicar o seu posicionamento nas páginas do Google. Veja a seguir!
- Elementos meio vazios, ou seja, tags incompletas;
- Títulos obsoletos, referem-se às tags que não foram criadas com base na descrição da página;
- Title tags imprecisas, por isso, é preciso indicar com precisão o conteúdo do seu site em seus títulos;
- Sem distinção de H1 na página de destino.
Como vimos, a definição de um title tag de qualidade é de extrema importância para o posicionamento da sua página nos principais buscadores. Por isso, seguir as recomendações torna-se essencial para obter bons resultados de SEO.
Eu tenho certeza que com essas dicas, a criação de títulos para o seu site não vai ser mais um problema. Fique ligado em nosso blog e veja tudo sobre as novidades do mercado e boas práticas para melhorar o desempenho do seu site.
Até mais!