7 vantagens do feedback contínuo para o desenvolvimento de sua carreira

Descubra nesse artigo, todas as vantagens de implantar a cultura do feedback contínuo na sua empresa.

Trabalhar em um ambiente saudável, é o desejo da maioria das pessoas. E para que isso aconteça, existem diversos meios de criar esse local. E um deles, é a implementação do feedback contínuo nas empresas.

Se você deseja saber mais sobre a cultura do feedback, como implementá-la, qual a sua importância e todas as vantagens que ela pode proporcionar para o seu negócio, continue lendo esse artigo e descubra tudo o que precisa saber sobre o assunto.

O que é feedback?

Primeiramente, antes de falarmos sobre qualquer coisa, é muito importante que você aprenda e entenda sobre o que é dar e receber um feedback.

O feedback, nada mais é que o retorno de uma informação ou de um processo passado; esse processo é muito usado em áreas empresariais. Sendo assim, o feedback é focado na troca de ideias e informações.

Essa cultura, passou a ser uma base de dados para avaliar as falhas nos processos anteriores em comparação com o desenvolvimento atual. Hoje, se usa muito esse termo em relações humanas e de desempenho.

Portanto, ele é de muita importância. Pois, dentro de uma empresa, a comunicação é o que faz com que ela funcione.

Tipos de feedback

Existem muitas maneiras de se praticar a cultura do feedback em uma empresa, e também, de realizar um feedback eficiente.

Há 4 tipos de feedback que você pode usar, são eles: positivo, negativo, construtivo e pessoal. Entenda mais sobre cada uma deles.

Positivo

Uma avaliação positiva não tem que ser necessariamente um elogio. O feedback positivo, tem como função reconhecer o trabalho e indicar que o funcionário está fazendo as suas tarefas de maneira certa, e que deve continuar seguindo esse caminho, mas, claro, buscando sempre melhorar.

A falta de feedback positivo pode desanimar o colaborador dentro do seu local de trabalho. É claro que cobranças precisam ser feitas, porém, mostrar os pontos positivos das atitudes dos funcionários, pode agregar muito no desenvolvimento profissional do colaborador.

Negativo

Esse feedback, em geral, é essencial para indicar uma falha. Porém, ele nunca deve ser feito com a intenção de ofender ou diminuir o trabalho de alguém.

Algumas empresas evitam de usar a palavra “negativo”, por conta da carga emocional contrária ao que um feedback pretende gerar.

Infelizmente, muitas empresas ainda dão esse feedback de maneira descuidada, prejudicando a saúde mental dos colaboradores, degradando o ambiente em que ele se encontra e, também, a relação entre a equipe.

Construtivo

O feedback construtivo, além de indicar um problema, já mostra um caminho para que o mesmo seja resolvido. E por isso, essa avaliação é tida como construtiva.

Sendo assim, ele considera acertos e erros de uma situação, e mostra o caminho que deve ser seguido para que ocorra uma melhoria.

Esse feedback pode beneficiar tanto os gestores, quanto os colaboradores, que têm uma chance de mostrar uma solução.

Pessoal

O feedback pessoal está focado no comportamento do colaborador no local de trabalho. Como por exemplo: relação interpessoal, dificuldade em seguir regras e problemas com horários de trabalho.

Em geral, é o RH que leva esse feedback para o colaborador. Portanto, é muito importante que a pessoa responsável leve em conta o histórico profissional do funcionário e entenda as motivações que o fez agir de tal forma.

por-que-aderir-à-cultura-do-feedback

Qual a importância do feedback contínuo para criar um ambiente saudável?

Esse meio de avaliação é uma ferramenta importante para aferir o desempenho da equipe de uma empresa. Além disso, serve para alinhar, junto com os funcionários, os caminhos que o negócio tem tomado, ou deve tomar.

Sendo assim, quando feito de maneira certa, tanto o gestor quanto o colaborador se sentem motivados para continuarem com o processo de melhoria, e fazer cada vez mais pela empresa.

Esse processo é muito importante para todos da empresa. É um momento que deve ser construído com muita transparência, e quanto mais vezes for feito, melhor será. Pois, o feedback é um ótimo meio de aprendizado e aprimoramento da prática do trabalho.

Dicas para implementar a cultura do feedback na sua empresa e gerar um ambiente saudável

Realizar essa cultura em uma empresa, não é uma tarefa tão simples. Essa prática precisa ser pensada a longo prazo, e seus resultados não são rápidos.

Por isso, é muito importante que ela exista em um negócio. Por isso, listamos aqui, algumas dicas que podem te ajudar com isso:

  • Estabeleça um ambiente adequado;
  • Tenha empatia e seja construtivo;
  • Reconheça os méritos dos funcionários;
  • Faça do feedback uma prática constante;
  • Esteja aberto para, também receber um feedback.

7 vantagens do feedback contínuo para ter um ambiente saudável na sua empresa

Dar feedback, significa oferecer um retorno ao funcionário, de acordo com o desempenho que ele tem obtido diante das suas atribuições.

Sendo assim, é nesse momento que você mostra ao profissional os pontos fortes e fracos dele. Porém, para que essas devolutivas sejam efetivas na vida profissional do colaborador, é preciso que elas sejam feitas em curtos espaços de tempo.

Realizando o feedback contínuo, você consegue receber retornos mais rápidos e certeiros. Isso ocorre, porque os funcionários recebem orientações imediatas à medida que as falhas ou acertos acontecem.

Por isso, tornar essa prática contínua, é vital para que o avanço dos profissionais também seja constante. Além disso, ela oferece diversas vantagens, como por exemplo:

1- Motivação dos funcionários;

2- Correções rápidas de falhas;

3- Incentivo do desenvolvimento de talentos;

4- Melhora de rendimento dos colaboradores;

5- Amadurecimento dos profissionais;

6- Suporte no processo de tomada de decisões;

7- Um ambiente saudável e harmônico para trabalhar.

Implante a cultura do feedback na sua empresa

Agora é com você! Depois de entender um pouco mais sobre o feedback e qual a sua importância dentro de uma empresa, chegou a hora de melhorar de uma vez por todas o seu ambiente de trabalho implementando a cultura do feedback e conquistando diversos aprimoramentos.

Esperamos ter ajudado a descobrir mais sobre o assunto.

Então, se você gostou desse artigo, e deseja saber mais a respeito, fique ligado em nosso blog que sempre temos novidades por lá.

Agradecemos por ter nos acompanhado até aqui. Até mais!

Posts relacionados

saiba-como-funciona-a-ferramenta-crm

Como utilizar os sistemas de CRM e ter uma melhor análise de dados.

Quer descobrir como ter uma melhor análise de dados usando CRM? Leia o texto e saiba...
mulher-segurando-tablet-fundo-desfocado

Marketing para TI: saiba como otimizar processos e aumentar resultados

Atraia leads mais qualificados e gere maior número de vendas para a sua empresa com essas...

Pronto para melhorar seu Marketing Digital? Então,
vamos bater um papo

Fale com um consultor
Vamos bater um papo sobre marketing digital?