Plano de conteúdo do Instagram: veja como criar um para sua empresa
Você está sentindo que as métricas do perfil da sua empresa no Instagram não são satisfatórias? Talvez, esteja na hora de montar um plano de conteúdo para a rede social.
Um planejamento estratégico pode te ajudar no direcionamento das suas postagens, fazendo com que elas alcancem determinados objetivos.
Isso porque, um plano de conteúdo do Instagram pode, acima de tudo, otimizar o desempenho dos seus posts.
Quer saber mais sobre o assunto e aprender como montar o seu planejamento? Acompanhe a leitura e descubra todos os detalhes por trás das melhores estratégias para gestão da rede social.
Boa leitura!
Como funciona o marketing no Instagram?
Antes de mais nada, é preciso entender que o Instagram é uma ferramenta de marketing com grande potencial. Além de fazer com que a sua empresa tenha um relacionamento com o público, possibilita a educação dos visitantes para que se tornem leads qualificados.
Por isso, investir em um plano de conteúdo do Instagram, pode potencializar a sua marca na mídia social.
Ademais, não é preciso nenhuma batalha contra o algoritmo da plataforma. Pois, a entrega de um conteúdo de qualidade, já garante um alto posicionamento para a sua postagem.
Mas, é preciso ter em mente que planejar o seu conteúdo é muito importante para que ele performar melhor, além de garantir o engajamento do público.
Veja as dicas que eu trouxe para você otimizar as postagens do seu perfil no Instagram!
Dicas para criar um plano de conteúdo no Instagram
Como vimos anteriormente, o Instagram é uma importante ferramenta para o reconhecimento de marca da sua empresa.
Além disso, o planejamento de conteúdo é uma etapa essencial para o sucesso com a rede social.
Por isso, eu separei algumas dicas que podem te ajudar a performar melhor nessa mídia social. Confira a seguir!
Defina um objetivo para o seu perfil
Como você já percebeu, a principal regra para começar a planejar o conteúdo para o Instagram é definir seus objetivos.
Com isso, é preciso entender quais métricas você deverá priorizar e, assim, entender quais os resultados da sua nova estratégia.
Por isso, entender os KPIs mais relevantes para indicar seus resultados, é uma etapa muito importante. Assim, é possível ter mais assertividade nas suas metas.
Por exemplo, digamos que o objetivo da sua estratégia é aumentar cerca de 20% dos seguidores da sua conta.
A partir disso, você deve pensar quais são os indicadores de resultados que devem ser priorizados no processo e, também, qual o conteúdo mais interessante para alcançar seu objetivo.
Dessa forma, imagine qual o tipo de conteúdo que você vai criar, quais tópicos e séries de postagens serão necessárias e muitos outros pontos.
Agora que você já pensou em tudo isso, chegou a hora de planejar o seu calendário de postagens. Veja como, a seguir!
Planeje um calendário de postagens
Agora, com seus objetivos, metas e KPIs em mente, chegou a hora de definir qual será a constância das postagens e como ele será dividido.
Antes de tudo, é importante ressaltar que a periodicidade é uma métrica muito relevante para o algoritmo da plataforma. Por isso, atente-se a esse detalhe na hora de concretizar o seu plano de conteúdo do Instagram.
Além disso, você pode montar o seu calendário com base nas necessidades da sua marca, seja ele trimestral, mensal ou por campanha.
Dessa maneira, estabelecendo o assunto que será abordado em cada dia da semana, por um determinado período. Com isso, é possível criar um ambiente em que o seu público sente-se confortável para se informar sobre a sua empresa, por meio da periodicidade em que o conteúdo é entregue.
Chegou a hora de montar o seu plano de conteúdo do Instagram!
Eu espero que essas dicas ajudem no planejamento do conteúdo postado no perfil da sua empresa. Mas, se ainda precisar de ajuda, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as dicas que postamos por aqui!
Ou então, entre em contato conosco. A Beatz tem uma equipe especializada para te ajudar em todo o processo de planejamento de conteúdo para redes sociais, conteúdos para blog e demais ferramentas do Inbound Marketing.
Até a próxima!