Vendarketing: veja como aplicar na sua empresa e vencer a concorrência

Conheça os benefícios deste método e veja como aplicá-lo em seu negócio!

Vendarketing é um tema que está ganhando, cada vez mais, força e notoriedade no mercado. Afinal, quando falamos em marketing e vendas, quem nunca presenciou ou já teve um atrito entre essas duas áreas?

De fato, em muitas empresas, a lacuna entre marketing e vendas é enorme. O trabalho de um e de outro nem sempre é claro e cada um trabalha em seu próprio departamento, sem qualquer forma de associação, parceria ou a menor noção de interdependência no trabalho dessas duas áreas.

O problema óbvio com isso, é que todas as informações ficam perdidas e o resultado final do negócio é comprometido. Sem um bom posicionamento de marketing, uma empresa não pode alcançar e atrair mercados fora de sua influência atual. Enquanto, sem um bom posicionamento comercial, a oportunidade de atrair (ou reter) clientes será, significativamente reduzida.

É por isso que a parceria entre vendas e marketing pode ser um dos principais impulsionadores de resultados e crescimento das organizações.

Sendo assim, nesse texto, você vai entender mais sobre esse termo e como implementá-lo para não perder vendas para seus concorrentes. Vamos lá?

O que é Vendarketing?

Antes de falar sobre como evitar que a concorrência roube seus clientes, quero te explicar um pouco mais sobre o conceito.

O Vendarketing é uma combinação de duas palavras: vendas e marketing. Essa estratégia visa manter o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas para que ambas possam tirar o máximo proveito de seus negócios. Aumentando, assim, o potencial de geração de receita para o negócio.

Do mesmo modo, o método visa promover o alinhamento entre os profissionais de vendas e marketing que trabalham dentro de uma empresa e que, no fundo, perseguem o mesmo objetivo.

Em teoria, esta definição é simples e até explicável. Porém, na realidade, existem muitas inadequações decorrentes de uma comunicação interna deficiente que pode minar a estratégia de uma empresa em ambas as áreas.

Dessa forma, fomentar a integração entre equipes, é algo que amplia o olhar e pode beneficiar o seu negócio de inúmeras maneiras.

Em suma, os objetivos de vendas são:

  • Otimizar as operações de uma organização;
  • Garantir a convergência de todas as informações entre a equipe de marketing e a comercial;
  • Aumentar o lucro;
  • Atrair mais leads qualificados.

Por que investir em Vendarketing?

O básico foi o que aprendemos até agora. Em outras palavras, você já deve ter percebido que o principal objetivo do Vendarketing é manter os processos de marketing e as vendas alinhados.

Agora, vamos ver porque isso é tão importante.

Quais são os benefícios do Vendarketing?

Os benefícios do Vendarketing são muitos. Por isso, vou citar alguns deles para você entender melhor. Confira:

1 – Melhore a experiência de seus clientes em potencial

O primeiro ponto que será afetado ao implementar o Vendarketing e suas estratégias em sua empresa, é a experiência de seus potenciais clientes.

É da responsabilidade do Vendarketing ajustar o discurso dos dois grupos. Para que, dessa maneira, ao deslocar a campanha de Marketing para Vendas, os seus leads entendam que estão lidando com a mesma empresa e não tenham uma quebra de expectativas.

2 – Melhora na comunicação entre as equipes

Assim, você melhora a comunicação entre esses dois grupos que vão trabalhar mais de perto. E, dessa forma, também alinha a entrega dos trabalhos.

Esta comunicação é fundamental para agilizar o fluxo de leads através do funil de vendas, resolver problemas mais rapidamente e, portanto, fazer com que ambas as equipas trabalhem de forma mais eficiente e com um objetivo claro: rentabilizar.

3 – Não perca mais nenhuma oportunidade

Outro ponto muito importante do Vendarketing, é seu impacto nos objetivos corporativos. Você pode estar pensando “quanto mais leads, melhor”, mas, essa frase não é verdadeira.

O melhor objetivo que uma equipe de marketing pode conquistar, é gerar o número de leads que a equipe de vendas precisa, e que eles podem atender com qualidade.

Ou seja, gerar muitos leads pode prejudicar seus resultados a longo prazo. Pois, esses leads esfriam e não estarão tão prontos para comprar como estavam quando foram gerados.

Assim, o Vendarketing ajuda a estabilizar este equilíbrio, verificando o desempenho de ambas as equipes para garantir que não se percam oportunidades. Maximizando assim, o potencial de cada uma, aumentando o seu rendimento.

4 – Estabelecer metas realistas

Como você pode ver, Vendarketing, também, é sobre métricas, certo?

Aliás, este é um dos principais e mais importantes pontos que vão impactar o seu negócio com essa estratégia.

Com ele, você saberá exatamente quantas oportunidades sua equipe de marketing pode criar e como elas se traduzem em vendas.

A ideia é que façam um trabalho que:

  • Não ultrapasse a capacidade da sua equipe de vendas para fazer o atendimento;
  • Não fique abaixo do mínimo viável para atingir suas metas.


Dessa forma, você pode definir objetivos realistas que façam sentido para ambas as equipes.

5 – Previsibilidade

Com tudo isso, você pode ganhar uma maior previsibilidade, o que afeta de forma direta a saúde financeira da sua empresa.

Graças às técnicas de Vendarketing, você poderá calcular quanto rendimento o seu time vai gerar nos próximos meses. Além disso, pode atuar de forma preventiva caso esta meta não seja atingida, podendo elaborar planos de ação a fim de facilitar o desenvolvimento e crescimento do seu negócio.

Ou seja, você saberá, de forma precisa, o que fazer e onde investir para aumentar o seu número de vendas.

SLA-define-ações-importantes-para-implantação-do-método

Como implantar o Vendarketing em sua empresa

Como você viu até aqui, o método Vendarketing é realmente muito vantajoso. Mas, chegou a hora de descobrir como implantar as técnicas no seu dia a dia e impedir que a concorrência chegue na sua frente e roube possíveis clientes da sua empresa.

A primeira coisa que vai mudar o jogo para suas equipes de Marketing e Vendas, será o SLA (Service Level Agreement).

Na verdade, o SLA é o conjunto de regras que define as ações e entrega em cada ponto de contato entre departamentos, o que evita fatores subjetivos que levem um grupo a culpar o outro se a meta não for alcançada.

Confira alguns exemplos de SLAs que podem ser feitos no Vendarketing:

1 – Marketing

  • Nome;
  • E-mail;
  • Definição das informações que fazem um lead ser válido;
  • Telefone;
  • Quantidade de funcionários;
  • Faturamento.

2 – Vendas

  • Contato com o lead em, no máximo, 1 hora após ele ser passado pelo marketing;
  • 4 tentativas, pelo menos, antes de desistir de um lead.

Quando essas regras são claramente definidas, o papel de cada serviço torna-se claro e mensurável.

A partir de agora, nenhum vendedor pode reclamar que um prospect é ruim, e o setor de marketing não vai mais argumentar que um vendedor não sabe lidar com um prospect.

Enquanto todos aderirem ao acordo, a percepção subjetiva está fora do processo. Ah, e isso vai colaborar para trazer paz e harmonia ao local de trabalho.

Por fim, não se esqueça de revisar seus SLAs de tempos em tempos, para ver se você pode melhorá-los e, por consequência, conquistar resultados incríveis.

3 – Reuniões

Para garantir que esse alinhamento não se perca ao longo do tempo e entender como as coisas vão funcionar, é essencial garantir que as equipes se reúnam pelo menos a cada 15 dias.

De fato, é muito fácil a reversão para um estado anterior e perder todas as intervenções feitas em equipes que trabalham sinergicamente.

Então, nessas reuniões, é muito importante saber se as métricas estão alinhadas com as metas do mês, qual a qualidade das oportunidades criadas e o que uma equipe pode fazer para ajudar a outra.

É preciso contratar um profissional específico de Vendarketing?

Você não precisa, necessariamente, contratar um profissional específico para exercer essa função. Se você tem uma equipe pequena, pode designar uma das pessoas em seu time de marketing atual para ser o gerente de vendarketing da sua empresa.

Para isso, ela pode aprender mais sobre o tema fazendo alguns cursos, lendo livros e pesquisando o conteúdo em blogs sobre marketing. O principal aqui, é que entenda bem sobre as áreas de vendas e sobre marketing.

No entanto, se você trabalha com uma grande equipe de vendas, muito provavelmente necessitará apenas de uma pessoa para cuidar da saúde e alinhamento de ambos os grupos. E, por isso, é importante ter uma pessoa dedicada somente a isso.

Este profissional deve ter certas características específicas, mas em geral, precisa entender o processo de ambas as equipes, estar familiarizado com os números e ter autonomia suficiente para intervir, se necessário, no processo das duas áreas.

Mas, não deixe que isso o impeça de começar o mais rápido possível. Quanto mais cedo você implementar o Vendarketing em seu negócio, menos oportunidades você perderá e mais lucros você obterá em pouco tempo.

E aí, curtiu esse texto? Não deixe de acompanhar o nosso blog e ficar por dentro de mais conteúdos como esse. Nele, você vai encontrar diversas matérias sobre o marketing, que vão te ajudar!

Posts relacionados

saiba-como-funciona-a-ferramenta-crm

Como utilizar os sistemas de CRM e ter uma melhor análise de dados.

Quer descobrir como ter uma melhor análise de dados usando CRM? Leia o texto e saiba...
mulher-segurando-tablet-fundo-desfocado

Marketing para TI: saiba como otimizar processos e aumentar resultados

Atraia leads mais qualificados e gere maior número de vendas para a sua empresa com essas...

Pronto para melhorar seu Marketing Digital? Então,
vamos bater um papo

Fale com um consultor
Vamos bater um papo sobre marketing digital?