Remarketing de anúncios com Facebook e Instagram Ads
Você já se deparou com propagandas de produtos que visitou, em alguma loja virtual, enquanto rolava seu feed nas redes sociais? Essa é uma estratégia muito poderosa, chamada remarketing de anúncios.
Assim, se você também vende pela internet, essa estratégia funciona como um lembrete, para que as pessoas que acessaram os produtos, vejam o produto em outros lugares. Com isso, cria-se uma memória do item e da marca.
Vantagens de investir em remarketing de anúncios
Antes de mais nada, esse recurso funciona, em especial, para recuperar os leads e possíveis clientes que acessaram seu site. Esta é uma estratégia de marketing digital chamada remarketing.
Ela tem a função de re-influenciar os visitantes da loja virtual, com o objetivo de valorizar a marca ou converter vendas, através do Facebook ou do Instagram.
Uma proposta cheia de vantagens, o remarketing funciona por meio de Anúncios do Facebook ou Anúncios do Instagram. Com esse investimento, será possível:
- Fortalecer a sua marca;
- Ter a publicidade direta concentrada na parte inferior do canal;
- Reduzir o custo por clique;
- Aumentar a taxa de conversão;
- Direcionar os anúncios a um site específico.
Remarketing de anúncio: o que mudou após a fusão entre o Facebook e o Instagram?
A fusão começou lá em 2012 e muita coisa mudou. Essa mudança engloba também, o remarketing de anúncio. Em qualquer transformação existem desafios e oportunidades, assim como alterações nas estratégias.
Entenda que cada rede social tem um público – já pensou em unificá-los? Sendo assim, há uma grande chance de alcançar novos clientes e, consequente, aumentar o alcance geral das campanhas de marketing, tornando a segmentação mais específica.
No próximo tópico, vamos explicar com mais profundidade sobre a criação de anúncios personalizados, mas, logo adiantamos que você conseguirá mensurar com assertividade cada ação do usuário.
Antigamente…
A estratégia de publicidade on-line de Remarketing do Facebook era voltada para pessoas que visitavam seu site, fazendo com que os produtos vistos, aparecessem no feed da plataforma, em forma de anúncio patrocinado.
De fato, é uma boa estratégia para atrair usuários para conversão. Isso porque, se o visitante ficou com alguma dúvida sobre essa compra, ele passa a reconsiderar essa ação.
Enquanto o remarketing do Instagram, era focado em criar postagens patrocinadas em um público que demonstrou interesse pelo segmento ou interagiu com suas postagens.
Portanto, mesmo aqueles que desistiram de comprar produtos de sua empresa, são afetados. Embora focado em vendas, pode-se usar, também, o remarketing para gerar mais clientes e conversões em potencial.
Interagir, fidelizar e converter? Entenda o papel do remarketing
Mas afinal, como funciona a ferramenta da Meta para rastrear as ações dos usuários? Nós vamos te explicar agora mesmo!
Encontre pessoas que interagiram com sua empresa
A interação dentro de um site pode resultar em fidelização. Nele, você descobre a ação do usuário, ou seja, uma desistência de compra ou qualquer coisa parecida. No fim, a resposta é clara: é possível mapear e transformar a ação desse usuário em uma conversão.
De modo geral, esse lead não é descartado. Com base na captura desses dados, cria-se uma estratégia para conseguir a fidelização. Hoje, a Meta disponibiliza ferramentas – como o pixel, para rastrear quem interagiu com a página e quais foram as ações dela – assim, você consegue direcionar um anúncio específico para esse grupo.
Não é uma coincidência, são ferramentas de rastreio
Para ilustrar, vamos compartilhar um exemplo: você quase comprou cinco pares de sapato, porém, por algum motivo, desistiu da compra e o produto continuou no carrinho. Logo, apareceram anúncios em sua timeline. De fato, isso não é uma coincidência, pois a ferramenta guardou os seus dados, para interagir com você.
Alguns benefícios incluem gerar mais vendas, retorno do investimento e mensuração de dados para a tomada de decisão. Sem dúvidas, é tudo isso que você quer, não é mesmo?
O que significa usuários personalizados?
Ainda falando sobre interação, lembre-se que o objetivo é direcionar um anúncio para o grupo de pessoas que interagiu com você em algum momento. Inclusive, de acordo com o artigo da Meta sobre públicos personalizados, cada conta pode criar 500 segmentações por anúncio. O interessante disso tudo é que, o anúncio é focado no comportamento do usuário, resultando em uma ação mais efetiva.
Boas práticas para remarketing de anúncios
A partir do uso do remarketing de anúncios, é crucial tomar alguns cuidados, a fim de atrair o cliente com segurança. Para isso, atente-se em:
- Analisar o comportamento dos seus visitantes em sua loja virtual: a maioria dos usuários não compra no primeiro acesso. Então, a partir dessa análise, você poderá apresentar um anúncio mais atraente, sugerindo a conclusão da compra;
- Apresentar ações específicas, para aquele possível lead: leve para o feed do seu cliente o produto em que ele mostrou interesse de fato, com foco no produto acessado. Evite, no entanto, anúncios da página inicial da sua loja virtual, por exemplo;
- Mostre anúncios personalizados: se o cliente percebe que apareceu em seu feed um post de acordo com o que ele procurava, as chances de interesse serão ainda maiores;
- Atualize os anúncios com frequência: disponibilidade do produto, valores e ofertas devem estar de acordo com o que a sua loja está oferecendo. Não anuncie, por exemplo, um produto que não esteja em estoque, ou que tenha seu valor alterado;
- Traga seus seguidores para perto da sua loja: posts orgânicos têm um alcance reduzido. Invista em remarketing de anúncios para atingir um número maior de pessoas;
- Fique atento aos resultados: não deixe de acompanhar a resposta do seu público, perante seus anúncios. Assim, é possível fazer ajustes e adequar, de forma que se tornem mais atrativos aos clientes.
O poder das redes sociais
As pessoas passam a maior parte do tempo por lá, enquanto navegam na Internet. O que antes eram as mudanças entre os canais de pré-TV, agora se tornou uma alternância entre Facebook, Instagram, Twitter etc.
Dessa forma, é muito importante ter contato com pessoas de diversos lugares ao mesmo tempo. Ao fazer marketing para a mesma pessoa várias vezes, você pode aprimorar a imagem dela e, por ventura, “lembrar” seu desejo de comprar, quando ela visitar seu site.
Além disso, contanto que seu anúncio apareça na linha do tempo das pessoas, elas vão considerar a compra de produtos, para que possam se aproximar cada vez mais da ação que você espera que realizem.
Ou seja, usar os anúncios do Facebook e o remarketing de anúncios do Instagram, lembra o seu público de que ele mostrou algo que é do seu interesse, mas ainda não comprou. Mesmo que você nunca tenha usado isso em uma campanha, ele pode ter lhe afetado de algum jeito.
Esse método é atrativo para a sua marca? Então, saiba como os nossos especialistas podem ajudar sua empresa a obter ótimos resultados.