Conheça a técnica de Data Storytelling com exemplos
Exibir dados, informações e comparativos de desempenho em gráficos, às vezes, pode ser um pouco difícil de compreender. Afinal, muitas pessoas podem enxergar apenas números e gráficos. Mas, para quem enxerga em cada dado uma oportunidade de se promover ainda mais, essa é a hora de conhecer mais um poderoso fator no mundo do marketing: o Data Storytelling!
Prepare-se para entender os fundamentos dessa técnica, os momentos em que ela é super bem-vinda e como utilizar o Data Storytelling em benefício da sua empresa.
O que é o Data Storytelling e como eu posso usá-lo?
Baseando-se em contexto, narrativa e dados reais de uma empresa, o Data Storytelling é uma maneira de mostrar informações, dimensionando a importância desses dados apresentados aos espectadores.
Sendo exibido geralmente em formato de vídeo ou em uma imagem estática, essa forma de destacar os dados pode ter uma abordagem mais suave, ou pode apelar para um tom mais emocional e tocante.
Por exemplo: já pensou em fazer uma reunião para incentivar a sua equipe? Com o Data Storytelling você consegue mostrar cada dado de melhoria que teve em um determinado período de tempo e deixar claro que aquela conquista só foi possível com o esforço dos funcionários.
Um exemplo como esse precisa ter um contexto (a posição atual da empresa), a sua narrativa (o esforço em equipe) e os dados (informações que mostram o desempenho melhor, comparado com épocas anteriores).
Mas isso não é Storytelling?
Existe sim uma grande semelhança entre essas duas técnicas, porém, algumas coisas acabam criando uma lacuna entre elas.
A base do storytelling é criar uma história que toca os sentimentos das pessoas, relacionando a marca/empresa com uma determinada situação. Mas não há, necessariamente, dados que deixam a narrativa ainda mais concreta. Isso cria uma dependência negativa, onde você precisa que o espectador se identifique com a história para que as pessoas engajem na proposta da ação.
Com dados concretos, alcançamos a correção desse problema, onde os próprios fatos mostram a importância da marca, empresa ou produtos em uma determinada situação.
Lembrando que essa comparação não invalida o poder de envolver e cativar as pessoas que o storytelling tem!
Veja com os próprios olhos!
Para você entender com mais detalhes a execução de um Data Storytelling, trouxemos alguns exemplos que possibilitam você a ver o poder da junção entre dados reais e uma narrativa bem contada. Confira!
Ação Wrapped – Spotify
Essa é uma ação criada pelo Spotify que reúne um compilado de dados sobre cada usuário. Aqui é mostrado as músicas e os estilos musicais mais ouvidos por cada usuário do streaming de música.
Salla 2032
Organizado pela agência África, o Salla 2032 é um case que usa dados sobre a cidade finlandesa mais fria para criar um lançamento fictício de jogos olímpicos na região. Como a neve e o gelo mudam toda a perspectiva de qualquer esporte, esse diferencial é usado para criticar o aquecimento global e gerar a conscientização.
A ação se saiu tão bem, que conquistou 2 Leões de Ouro e 1 de Bronze na categoria PR do Cannes Lions 2021.
The Lost Class
The Lost Class é uma ação contra o armamento livre nos Estados Unidos. A ideia gerada a partir dos dados, foi fazer uma “formatura” para todos os estudantes que se graduariam no ano de 2022, se não tivessem falecido por incidentes com armas de fogo. Cada cadeira vazia representava um estudante, e o total mostrado na ação foram 3.044 cadeiras sem ninguém sobre elas.
Ok, mas como eu crio um Data Storytelling?
Como falamos no começo do blog, você precisará de 3 bases para construir o seu Data Storytelling:
– O contexto;
– A narrativa;
– Dados reais.
O contexto trará a ideia central do que você quer que seja exposto. Como, por exemplo: o lançamento de algo novo, a exaltação de um produto tradicional da marca, o avanço de uma empresa, o crescimento ou a mudança da identidade visual etc.
Já a narrativa, é a forma com que você mostrará o seu contexto. Tenha começo, meio e fim, pensando sempre em comover as pessoas de alguma maneira. Pode soltar bem a criatividade e explorar as alternativas mais animadas, emocionantes ou inspiradoras.
E por fim, vamos aos dados, que têm a função de fortalecer e deixar ainda mais orgânico a importância daquilo que está sendo contado. Afinal, um levantamento de dados concretos vale mais do que mil palavras!
O Data Storytelling é usado apenas em campanhas?
Não necessariamente!
Mesmo sendo muito usado para propagar marcas e ações públicas, o Data Storytelling pode ser um bom suporte em situações menores e mais internas. A apresentação da sua empresa para conquistar um novo cliente, um levantamento para mostrar o desempenho da sua equipe ou a apresentação de uma ideia que aprimore uma instituição, são situações em que a história com dados cai super bem.
Enfim, essa foi a nossa explicação sobre o que é, como fazer e onde usar um Data Storytelling! Se você gostou e quer acompanhar mais dos nossos conteúdos, não deixe de conferir o nosso podcast e acompanhar o nosso perfil no Instagram.
Até a próxima!