Descubra a influência do TikTok na jornada de compra dos consumidores
No último relatório Path-to-Purchase do TikTok, foi apresentado para as empresas que utilizam a plataforma, a nova jornada de compra de possíveis clientes.
De acordo com o aplicativo, os usuários estão desenvolvendo novas formas de contato com as marcas e o caminho percorrido apresenta maior complexidade.
Por isso, hoje eu vou te contar tudo que foi descoberto e como isso pode influenciar suas estratégias de marketing.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo e fique por dentro de todas as novidades!
Desenvolvendo a jornada de compra
Em primeiro lugar, a jornada de compra de consumidores de inúmeros setores é formada por diversas etapas. Mas, para entender o funcionamento do caminho percorrido por um cliente, foram propostos diversos formatos.
O mais comum, utilizado atualmente, é o funil de vendas que estabelece etapas para a classificação de um cliente em potencial.
- Topo de funil: podemos encontrar visitantes e leads;
- Meio de funil: onde são alocadas as oportunidades mais promissoras;
- Fundo de funil: aqui podemos encontrar o cliente.
Entretanto, os estudos para a identificação de novos caminhos percorridos por visitantes, leads e clientes têm início há muito tempo atrás.
Principalmente, quando pensamos em formatos não tradicionais de venda, ou seja, que exploram novas abordagens e formas de nutrição de um lead, por exemplo.
Em 1948, Paul Lazarsfeld, Bernard Berelson e Hazel Gaudet publicaram The People’s Choice , um estudo sobre a eleição presidencial dos Estados Unidos em 1940. Eles encontraram um fluxo de comunicação em duas etapas, sendo elas:
- De fontes de mídia para líderes de opinião;
- De formadores de opinião para seus seguidores.
Já em uma pesquisa realizada em dezembro de 2020, pela equipe de insights do Google no Reino Unido, foi descoberto que o cliente permeia um loop, abordando etapas de avaliação e consideração das opções disponíveis no mercado.
Ou seja, os novos formatos de jornada de compra estabelecidos pelo TikTok para a plataforma, são frutos de um estudo que dura cerca de 80 anos.
O TikTok como influência para vendas
De fato, o relatório do TikTok é esclarecedor, tanto pelos números revelados quanto pelas novas táticas que podem ser desenvolvidas com base nas conclusões da plataforma.
Os usuários tendem a compartilhar conteúdo alegre sobre itens de compra caros, como férias e carros novos, o que acaba impulsionando a ação entre outros consumidores.
Entre os principais destaques da pesquisa, estão:
Impacto positivo na jornada de compra
Na verdade, 50% dos usuários relatam que são mais propensos a se sentirem alegres, animados ou felizes com os produtos que conheceram por meio da plataforma.
Marketing boca a boca
O TikTok acaba sendo um mercado boca a boca movido por ações pós-compra. Os usuários recorrem a marcas, criadores e tópicos de tendências para descobrir novos produtos.
- 58% dos usuários do TikTok descobrem novas marcas e produtos na plataforma;
- E 44% descobriram algo que imediatamente saíram para comprar.
Estimulador de pesquisa
É importante ressaltar que um dos pontos mais interessantes, é que o que acontece no TikTok não fica apenas na plataforma.
Ou seja, o aplicativo ainda estimula a pesquisa por marcas, produtos e serviços em outras redes sociais e buscadores online.
Isso porque, 56% dos usuários estão mais propensos a pesquisar novas marcas na plataforma e, isso ainda é melhor quando vemos que não se reserva apenas a compras pequenas.
Além disso, podemos notar que:
- 65% dos usuários estão realizando mais pesquisas online.
- 57% dos usuários buscam mais detalhes sobre onde comprar produtos.
- 54% dos usuários também realizam pesquisas pessoalmente.
Jornada de compra em um loop infinito
Como vimos anteriormente, a plataforma tem grande potencial para aumentar os seus resultados com marketing, certo?
Mas, você sabe como funciona a jornada de compra em loop? Calma que eu vou te explicar tudo!
De acordo com a plataforma de vídeos curtos, ao ouvir a comunidade, percebeu-se que a jornada de compra pode ser iniciada em qualquer etapa e, também, não tem fim.
Por isso, o cliente pode ir e voltar a todo momento, entrar e sair do caminho percorrido e continuar comprando após “concluir” a jornada.
Assim, existem 4 etapas que podem ser revisitadas e, também, podem ser consideradas pontos iniciais desse novo percurso. Sendo eles:
- Descoberta;
- Consideração;
- Rever;
- E participar.
Desse modo, tornando a experiência do cliente mais fluida e adaptada a personalidade do usuário.
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