Conheça 4 maneiras de segmentar o público para SEO
De fato, acertar as técnicas de SEO e aplicá-las corretamente no seu site, pode indicar mudanças positivas no ranqueamento das páginas de pesquisa do Google. Porém, você sabia que existem formas de otimizar ainda mais esse recurso?
Isso mesmo! Você pode segmentar o público para SEO. Assim, alcançando resultados cada vez melhores.
Além disso, você poderá obter tráfego de site mais relevante para a sua marca e melhorar suas conversões.
Quer saber como fazer isso? Acompanhe este artigo e confira as 4 dicas que eu separei para te ajudar nessa missão.
Boa leitura!
Por que investir na segmentação do seu público?
Antes de mais nada, é preciso entender quais são os benefícios para a sua estratégia e como isso pode ajudar no cotidiano da sua empresa.
Em primeiro lugar, no ponto de vista técnico, você deve ser capaz de criar uma base que favoreça a visita orgânica do seu site, como já vimos aqui no blog!
Ademais, existem fatores psicológicos que podem te auxiliar e aumentar a captação de leads qualificados. É nesse ponto que entram as dicas que eu trouxe hoje para você!
Aliás, SEO não se trata apenas de números, classificações e ranqueamento. É, também, sobre entender as pessoas com as quais você está lidando.
Afinal, quando o SEO é centrado no público certo, o tráfego direcionado aumenta, o que leva a mais conversões.
Confira as dicas que eu trouxe para você conquistar cada vez mais oportunidades de vendas!
Dicas para segmentar o público do seu site para SEO
Para ter uma boa segmentação, é necessário seguir algumas técnicas para otimizar a performance do seu site. Por isso, você deve seguir algumas estratégias. Confira abaixo:
1. Use palavras-chave para coletar dados demográficos
Você sabia que o Google Trends fornece informações demográficas e, até mesmo, tendências de determinadas palavras-chave ao longo do tempo?
Por isso, essa ferramenta pode ser essencial para a sua estratégia. Além disso, ela também te ajuda a definir padrões e mudanças de comportamento do seu público.
Desse modo, ajudando a adaptar a sua estratégia e investir de forma mais assertiva no marketing da sua empresa.
Além disso, o Google Trends pode segmentar o público para SEO através da descoberta de informações relevantes para a sua marca, como:
- Localização;
- Idade;
- Sexo;
- Entre outros dados.
Com isso, determinar os tópicos tratados nos conteúdos que você produz fica muito mais fácil, através de uma visão mais ampla dos interesses, termos e linguagem utilizada para lidar com esse público.
Portanto, é essencial alinhar esses pontos antes de tomar uma decisão, para que a sua empresa tenha uma boa estratégia e ganhe muito mais destaque.
2. Identifique quem visita seu site
Esse tópico é muito importante para o sucesso da sua estratégia de marketing. Através dele, além de descobrir quais as táticas que deram certo, você pode analisar se esse é o público que você quer para o seu site.
Para isso, existem plataformas que te auxiliam nessa empreitada. E no caso, é possível utilizar o Google Analytics, por exemplo.
Analisando a audiência do seu site, você pode encontrar uma variedade de informações de público, incluindo idade, sexo, localização e interesses.
3. Descubra o que estão perguntando sobre o seu segmento
Identificar as perguntas que as pessoas podem fazer sobre a sua marca ou o conteúdo que você está produzindo, pode te ajudar!
Isso porque, antecipar as consultas de cauda longa é essencial para abordar o seu público no momento certo e com o material ideal para a ocasião.
Assim como nos outros tópicos, aqui também podemos encontrar as ferramentas que podem te auxiliar você nessa etapa. Entre elas, podemos citar:
- TambémPerguntei;
- AnswerThePublic;
- BuzzSumo;
- SemPressa.
Então, criar conteúdo em torno de perguntas comuns, é fundamental para atrair pesquisas de cauda longa entre seu público e aumentar suas chances de aparecer como uma resposta direta nas SERPs do Google. Dessa forma, entender mais sobre o nicho e aplicar as técnicas necessárias para conquistar esses leads.
4. Analise outras marcas que atuam na sua área
Agora que você já sabe como analisar o seu site para entender melhor o seu público, você pode se perguntar: “o que mais eu posso fazer?”
E eu tenho a resposta para você!
Antes de mais nada, é preciso entender o que os seus concorrentes estão fazendo e, também, quem está frequentando o site deles.
Afinal, através dessa etapa é possível obter ainda mais informações sobre o segmento de público que você quer atingir.
Com o uso de ferramentas específicas, você pode aumentar ainda mais as informações que você aplicará na sua estratégia. Entre elas, podemos citar:
- Quantcast;
- Audiense;
- Entre outras ferramentas.
Gostou do tema e quer muito mais dicas para melhorar os seus resultados? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o assunto!