Data Driven Marketing: como os dados podem ser seus melhores parceiros no universo do marketing
Saiba como tomar decisões estratégicas e obter insights com base na análise de dados
Os dados são os recursos de marketing mais eficientes que existem. Neste cenário, surge o Data Driven Marketing. Não podemos nos limitar aos processos de marketing mais comuns. Existe muitos dados disponíveis que estimulam a inteligência, criam melhores resultados e causam decisões assertivas no mercado.
Portanto, usar estratégias deste tipo de ferramenta é essencial para melhorar a performance de estratégias de marketing em empresas e serviços.
A análise de dados baseados em Data Driven Marketing está se multiplicando cada vez mais rápido e a previsão é de que teremos 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo em 2020, o que é cerca de 50x a mais do que quando comparado em 2011. Esses dados são referentes ao Gartner e a IDC (Internet Data Center).
Por isso, é importante saber como a tecnologia pode ajudar sua empresa, usando recursos do data driven marketing. Confira a seguir o que é o Data driven Marketing e quais as vantagens que este recurso pode oferecer para sua equipe!
O que é data driven marketing?
Data driven marketing, traduzido do inglês significa: marketing dirigido por dados. Dessa forma, este recurso tem por finalidade, tomar decisões estratégicas e obter insights com base nos dados gerados por mais de 75 bilhões de dispositivos inteligentes que são usados no mundo todo.
Hoje em dia, vivemos em uma era em que analisar a conduta do consumidor a partir desses dados não é mais um conceito impossível. Neste cenário, o data driven marketing é a nova regra, bem como outras tecnologias como:
- Inteligência artificial;
- Machine learning;
- Cloud computing.
Esses dados são resultado de interações dos clientes em redes sociais, compras virtuais e até mesmo dados de busca online. Portanto, devido à tecnologia moderna, as empresas são capazes de conhecer e entender os seus consumidores da maneira mais completa possível.
Por que aplicar Data Driven Marketing?
Através da coleta e análise dos dados certos, os times de marketing podem focar em certas condutas dos consumidores. Um exemplo disso, é conhecer onde e quando eles usam as redes sociais, ou a quais tipos de conteúdo eles reagem.
Como usar dados nas estratégias de Marketing?
Sem uma estratégia, pode ser difícil pensar em como utilizar de forma correta os dados do cliente no marketing digital. O grande desafio das equipes é que elas podem se deparar com um monte de pesquisas e dados, mas não saber ao certo como seguir diante delas.
Veja 4 dicas para utilizar estratégias de Data Driven Marketing:
Construa relacionamentos reais
O principal benefício do data driven marketing é a capacidade de criar relações, que agregam valor tanto para o cliente quanto para a empresa.
Sendo assim, do lado dos clientes, isso deixa que eles se sintam mais conectados à sua marca, pois podem interagir com os dispositivos escolhidos em qualquer plataforma e receber apenas as ofertas e as comunicações relevantes para eles. Para a empresa, o benefício é que a comunicação é mais eficaz e a passagem dos leads do topo do funil de vendas para a etapa de conversão se torna mais eficiente.
Encontre os clientes no local certo
As plataformas de marketing baseadas em Cloud Computing fornecem versatilidade para qualquer dispositivo ou canal. Portanto, a melhor estratégia de data driven marketing utiliza os dados para permitir que seu time descubra quais canais são os mais usados ou os preferidos dos clientes para entrar em contato com eles
Entretanto, é fundamental entender, também, que a análise dos dados vai muito além de indicar qual o melhor canal para abordar seus clientes. Ela também informa sobre como alcançar cada cliente e ofertas mais eficientes para enviá-los. .
Aprenda com os resultados e aperfeiçoe suas estratégias
O marketing está sempre em evolução. Portanto, sua equipe não deve adotar uma única conduta como correta. Para que a estratégia seja realmente data driven, você precisa ter certeza de que todos os dados e comentários dos clientes estejam sendo incorporados e analisados para mensurar os resultados.
As melhores ferramentas de CRM podem ajudar sua empresa a não apenas criar melhores relações com os clientes, assim como, também, avaliar a eficácia de seus esforços de marketing. Use-as para auxiliar na eliminação dos pontos fracos de sua empresa e fornecer uma experiência melhor de marketing.
Seja guiado pela simplicidade
Hoje em dia, é fácil entrar na onda de dados disponíveis, tecnologias em constante desenvolvimento, assim como novas ferramentas e métodos.
Portanto, é importante manter o foco no principal objetivo: aumentar o reconhecimento de sua marca e a sua base de clientes.
Como ferramentas e processos estão em constante evolução, as chances são as de que o marketing só se tornará mais complexo. É por isso que plataformas baseadas em nuvem podem ajudar a simplificar as coisas.
De fato, a análise de dados através do Data Driven Marketing permite uma tomada de decisão mais assertiva e mais detalhada a respeito de estratégias de marketing para empresas e negócios.
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Se ainda tiver dúvidas, fale com nossos especialistas. Estaremos a sua disposição!