Como o Data Driven Marketing pode gerar leads mais qualificados

Entenda como essa estratégia vai potencializar seus leads

O Data Driven Marketing propõe às marcas e empresas, meios mais eficazes, para se atingir os resultados esperados. Isso porque, contar com essa estratégia em seu plano de marketing digital é crucial.

Antes, as campanhas coletavam dados que, por muitas vezes, não apresentavam caminhos claros.

Após a criação do data driven marketing, no entanto, é possível obter as análises mais seguras e profundas, sobre as informações de seus clientes. Assim sendo, essa estratégia inova a forma de selecionar o público-alvo.

Para te mostrar como isso é possível, fizemos essa matéria com todo esse conceito e aplicação da estratégia. Sendo assim, continue a leitura e obtenha os melhores resultados para seus investimentos em marketing digital.

O que é data driven marketing?

Esse plano tem como principal objetivo, atingir um nível de alcance do público-alvo muito alto, quando pensamos em filtros via dados.

Dessa forma, esse filtro é feito a partir dos dados coletados sobre as interações e os costumes do cliente. Com isso, a análise de suas interações com a própria marca, bem como, com outras de diversos segmentos, é levada em conta.

É possível, entretanto, conhecer os principais gostos, preferências, motivações e escolhas. Então, traçar o perfil do cliente é a melhor maneira de chegar até ele.

Em suma, esses dados orientam:

  • quais são os desejos e vontades sobre sua marca, produto ou serviço;
  • qual é a mensagem que o cliente espera receber, para criar ponto de interesse;
  • e por último, o que leva o cliente à decisão de compra.

Ou seja, o data driven marketing é capaz de apontar tendências de comportamento. E então, cria-se campanhas de marketing digital muito mais eficientes.

Qual é a maior vantagem de aplicar o data driven marketing?

Com todas as melhorias que essa estratégia proporciona, os clientes receberão uma experiência de alta qualidade. Assim, o ROI das campanhas, em especial nos canais de marketing, tendem a aumentar de maneira positiva.

Isso porque, será possível:

  • Atingir o alvo correto: as campanhas de anúncios e mensagens se tornam mais específicas e poderão atingir um público ainda mais seleto, de acordo com a sua proposta. É possível ainda, criar campanhas singulares de acordo com sua necessidade, através de estratégias de marketing personalizado, a partir do perfil do cliente;
  • Traçar as mídias certas e investir com certeza: algoritmos e machine learning são ferramentas que indicam a compra de mídias muito mais eficazes. Assim, você tem uma programação de investimento mais clara e objetiva;
  • Criação de conteúdo mais potente: para além das vantagens de programação de mídias, o data driven marketing indica ainda, o caminho ideal de criação de conteúdo, para atingir a base de clientes específicos, com mais propriedade;
  • Além disso, cria-se o produto ideal: analisar os dados que chegam através dessa estratégia pode, ainda, potencializar os ajustes dos produtos, de acordo com a demanda dos clientes;
  • Entrega uma experiência com mais qualidade: você faz a conversão de leads com muito mais facilidade, seja dos novos clientes ou daqueles já conquistados;
  • Aproveitamento de mais plataformas: o investimento multicanal se torna possível, a partir da análise dos dados. Ou seja, você atinge o consumidor por todos os canais possíveis, aumentando as chances de conversão;
  • Aumento do ROI: como já dissemos acima, essa é a forma de visualizar toda a eficácia dessa estratégia.
gere-leads-mais-qualificados-e-aumente-seus-resultados

As principais ferramentas dessa estratégia

A princípio, para falarmos da implantação do data driven marketing, vamos entender quais são algumas das ferramentas a serem utilizadas.

Vamos iniciar falando do Google Analytics. Essa ferramenta é gratuita e apresenta as interações no seu site. Com ela, é possível ter uma visão de todo o comportamento do seu site, desde a origem do acesso, até os principais botões clicados e o tempo de leitura de cada página.

Como opções para CRM, contudo, existe a Salesforce. Com ela, você pode criar um banco de dados completo dos clientes.

O SemRush, por sua vez, é capaz de criar uma análise visual do desempenho da sua marca, no digital. Com ele, é possível analisar seu site em relação aos concorrentes, e fazer uma métrica das principais palavras-chave, para a criação do seu conteúdo.

Como criar uma estratégia de data driven marketing eficiente?

Agora que você já conheceu algumas ferramentas, vamos para a implantação da estratégia.

Faça a análise dos dados, para começar

Antes de mais nada, entenda que essa estratégia é baseada em dados. Sendo assim, não há nada que seja feito nesse caminho, que fuja dessa ponto de partida.

Ou seja, defina os caminhos desejados e entenda quais os tipos de dados mais importantes para sua estratégia.

Com isso, você pode optar por montar os perfis dos clientes ou entender a jornada do consumidor. No entanto, para cada uma dessas opções possíveis, você precisará de informações específicas.

Após definir a meta da campanha, no entanto, é hora de colocar os analistas em ação. Eles apontarão a eficiência dos dados e a ausência de informações especiais. Além disso, os KPIs serão criados nesse momento, para que haja o acompanhamento da eficácia das estratégias, rumo à sua meta.

Invista em automatização

Parece complexo acompanhar o data driven marketing nas suas campanhas? Aposte, no entanto, em estratégias de automação de análises de dados, bem como, em ferramentas importantes para lidar com os mesmos.

Engaje seu time nessa análise

Uma vez que todos estão envolvidos na criação da campanha, não faz sentido limitar esses dados apenas aos analistas.

Espalhe a informação para todo o time. Assim, será possível criar produtos e conteúdos ainda mais eficazes.

Volte a fazer a análise dos dados

Aqui, no entanto, é importante acompanhar os KPIs criados na primeira etapa. Com isso, é crucial mudar e fazer os ajustes quando necessário, para atingir sua meta com mais rapidez e precisão.

As boas práticas do data driven marketing

Para atingir seu objetivo de forma correta, é crucial contar com as boas práticas dessa estratégia.

No entanto, garanta que os dados certos sejam usados, bem como, acesse os dados corretos a serem aplicados. Para isso, confira os pontos: totalidade, precisão, oportunidade, relevância e formatos. Atingindo a excelência em todos esses pontos, sua estratégia terá o aproveitamento ideal.

Ainda assim, verifique e confirme se todas essas informações se enquadram às Leis Gerais de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), bem como, à General Data Protection Regulation (GDPR).

Reunindo esses cuidados a uma análise qualificada, você terá uma campanha de sucesso absoluto.

Portanto, sabemos que o data driven marketing já é uma realidade para quem quer vender mais, no ambiente digital, com qualidade dos leads criados. Assim, é uma estratégia muito indicada, para marcas e empresas que buscam resultados de alta performance.

Continue em nosso blog e conheça mais sobre estratégias de marketing digital eficientes. E entre em contato conosco, para entender o que pode ser feito para sua empresa!

Posts relacionados

Como utilizar a automação de marketing digital para melhorar o desempenho das campanhas e posts

Com as tecnologias certas, você pode facilitar processos e aumentar os resultados....
marketing-empresarial

Marketing Empresarial: saiba como fazer e aumentar o fluxo de leads

Você sabe como o Marketing Empresarial pode te ajudar a aumentar o número de leads? Acompanhe a leitura e descubra tudo agora...
marketing-social

Marketing Social: saiba como ele pode trazer mais valor para sua marca

Entenda como o Marketing Social pode agregar valor em sua empresa com algumas...

Pronto para melhorar seu Marketing Digital? Então,
vamos bater um papo

Fale com um consultor
Vamos bater um papo sobre marketing digital?