SEO para site: guia definitivo para verificação das suas estratégias
Aqui no blog da Beatz você tem acesso a diversas dicas para otimização das suas estratégias de SEO para site. Mas, muitos profissionais podem se perder com tantos detalhes a serem observados.
Implementar técnicas de Search Engine Optimization é uma etapa essencial para você que quer aumentar o tráfego no site da sua empresa. Porém, acima de tudo, é preciso entender quais os pontos que devem ser observados durante a implantação.
Por isso, hoje eu separei todos os detalhes que você precisa saber sobre o assunto. Esse é um guia prático de análise que pode te ajudar a montar um checklist eficiente para sua empresa.
Quer saber o que os especialistas analisam ao calcular as métricas de SEO para site? Acompanhe o texto e confira os detalhes.
Boa leitura!
O que é SEO para site?
Antes de mais nada, precisamos compreender todos os pontos que dizem respeito à Otimização para Motores de Busca. Afinal, você sabe o que é uma estratégia de SEO?
O site de uma empresa é uma ferramenta de oportunidades valiosa. Por isso, vemos mais e mais conteúdo sendo publicado sobre assuntos variados. Diante desse cenário, tornar o seu site relevante para o público e fácil para a análise feita pelos buscadores, transforma-se em uma tarefa que requer muito cuidado e atenção.
As estratégias de SEO para site, por exemplo, é uma das principais formas de aumentar o tráfego do seu site. Isso porque, toda vez que uma página é publicada na internet, e isso ocorre o tempo todo, os buscadores devem indexá-la.
O que seria isso?
O Google, por exemplo, tem que entender sobre o que a sua página fala. Assim, ele poderá determinar se ela é ou não relevante para determinado usuário, com base na pesquisa feita.
Então, o SEO nada mais é do que uma ferramenta que auxilia o buscador nessa tarefa. Dessa forma, aumentando as chances do seu conteúdo aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.
Ou seja, são os métodos que influenciam no ranqueamento da sua página nas SERPs, com base em uma pesquisa feita com determinada palavra-chave.
Cuidado com as mudanças de algoritmo
Esse deveria ser um dos tópicos de análise, mas, precisamos falar sobre ele com mais aprofundamento por conta das modificações do Google.
Para você que não sabe, o Google estabeleceu certas modificações que podem impactar no ranqueamento do seu site na plataforma. Antes, acreditava-se que a única forma de alcançar o topo das pesquisas era agradando o Google Bot (o responsável por analisar a sua página e definir a posição na SERP).
Porém, com as novas mudanças, o que passou a contar é a experiência que o usuário tem com o seu conteúdo. Dessa forma, tornou-se muito mais importante entregar um conteúdo relevante, que responda as dúvidas do leitor, do que algo apenas otimizado para os motores de busca.
Mas, não vai achando que as outras regras de SEO pararam de valer a pena. Elas continuam tendo a mesma importância de sempre.
Acontece que agora, você precisa pensar nas pessoas que estão lendo o seu texto. Se um usuário entra em uma página do seu site e, com pouco tempo, volta para os resultados da pesquisa, o Google entende esse comportamento como insatisfatório e determina que o seu conteúdo não é relevante.
Por isso, a atenção para com a experiência do usuário se tornou fundamental. Então, pense em cada detalhe na hora de produzir.
O SEO para site continua sendo relevante?
É comum, ao analisarmos essas mudanças, nos perguntarmos sobre a relevância das técnicas de SEO. Afinal, vale a pena investir em Search Engine Optimization nos dias de hoje?
Sem qualquer sobra de dúvidas, a resposta é sim, não só nos dias atuais, como é uma tendência que continuará gerando resultados por muito tempo.
Pense comigo: se você for agora na barra de pesquisa do Google e digitar “SEO” quantos resultados você acha que vai aparecer?
Agora, em uma análise de comportamento, quantas pessoas você acredita que chegarão até a última página de resultado?
Se pensarmos nas pessoas que chegarão à terceira ou quarta página de pesquisa, já temos uma redução considerável do número de usuários. Então, colocar o seu site na primeira página sempre será o objetivo, e não existe outra forma de fazer isso se não com as técnicas de SEO.
Por isso, é sim, muito importante aprender SEO e ter em mente que essa é uma estratégia que tem suas variações por conta das mudanças de algoritmo. Mas, tem a capacidade de gerar muitos resultados para a sua empresa.
O que você precisa verificar em sua estratégia de SEO para site?
Bom, agora você sabe quais são as características de uma boa estratégia de SEO para site. Mas, quais são os recursos, aos quais você deve se atentar na prática?
Definir os conceitos, técnicas e ferramentas a serem utilizados na sua campanha de marketing de conteúdo, de fato, dependem muito do cenário no qual você está inserido.
Tudo pode depender do público que você quer atingir e, também, das metas e objetivos da sua empresa. Mas, existem tendências do momento no mundo digital que podem potencializar a experiência do seu usuário e, consequentemente, entregar mais resultados para os seus superiores.
Recursos que podem potencializar a sua estratégia de SEO
Agora que sabemos aquilo que o Google prioriza na hora de ranquear o seu conteúdo e, também, entendemos a importância de responder as dúvidas do seu visitante, precisamos nos perguntar: como fazer isso?
De fato, não é uma tarefa fácil. Mas, existem alguns pontos que podem facilitar o seu dia a dia e proporcionar resultados cada vez melhores. Acompanhe!
Pergunte a si mesmo…
Como eu havia dito anteriormente, hoje em dia você precisa responder as perguntas do seu visitante e não só entregar um conteúdo otimizado. Por isso, faça algumas perguntas a si mesmo enquanto produz um determinado conteúdo.
A primeira, e principal delas, é: o que exatamente eu quero responder?
Pense em qual a pergunta seria feita, que o seu texto responderia. Assim, escrever uma resposta que satisfaça o leitor, torna-se uma tarefa descomplicada.
Além disso, outro ponto que não pode deixar de ficar de fora, com base nas atualizações de algoritmo é: como agregar valor ao meu conteúdo?
Materiais únicos se destacam, isso nunca foi tão importante como está sendo agora. Por isso, determine algo que o usuário do buscador online só pode encontrar no seu texto.
Agregar valor aos materiais que produzimos é uma forma de “fidelizar” o seu visitante, se ele entender tudo sobre determinado assunto no seu site, a chance de te procurar de novo será muito mais alta.
Além disso, como já vimos, essa experiência (considerada satisfatória pelo algoritmo) é a melhor forma de mostrar ao Google que a sua página é relevante e merece alcançar posições mais altas na SERP.
Aposte em novos formatos
Foi-se o tempo em que apenas o texto funcionava. Prender a atenção do seu público é fundamental, afinal, só assim ele continuará na página e mostrará ao Google que o seu conteúdo é bom.
Mas, como fazer isso?
Explore outros formatos de conteúdo, entregue vídeos, infográficos, conteúdos em áudio e tudo que possa aumentar o dinamismo do seu texto.
Assim, convencer o seu visitante de que você tem domínio do assunto fica muito mais fácil. Além disso, como vimos anteriormente, se ele tem coisas a mais para consumir na mesma página, aumentamos o tempo de permanência e, consequentemente, o ranqueamento do seu site.
Dicas para manutenção de SEO para site
Assim como inúmeras técnicas do marketing digital, o SEO para site precisa de um planejamento para manutenção e implementação. Por isso, é importante definir o seu, o mais rápido possível.
Desse modo, separei algumas dicas que podem te ajudar a estabelecer uma rotina eficiente. Confira a seguir!
O que deve ser feito todos os dias?
Existem ações que, verdadeiramente, devem fazer parte da sua rotina e, assim, serem verificadas com constância. Entre elas, podemos citar:
- Analisar o Google Search Console e as ações que podem ser feitas de forma manual;
- Confirmar a indexação das suas páginas.
Faça pesquisas antes de montar a sua estratégia
Não só para criar, mas também, para ajustar as suas estratégias de conteúdo baseadas em SEO, é preciso pesquisar e estudar o cenário em que a sua empresa está inserida.
Por isso, atente-se à:
- Identificação de concorrentes (entenda as estratégias que eles aplicam);
- Procura de palavras-chave principais;
- Encontrar as variações das suas palavras-chave de cauda longa.
Aprimore ainda mais a sua estratégia de SEO para site
Agora que você tem tudo que precisa, é a hora de começar a pensar em melhorias. Isso mesmo, a melhoria constante das suas técnicas é a melhor forma mais eficiente de garantir sucesso para sua empresa.
Por isso, invista em:
- Mapeamento de palavras-chave;
- Análise de intenção das páginas classificadas;
- Pesquisa de perguntas que são feitas para determinado tema;
- Entendimento da complexidade de ranqueamento de determinada palavra-chave.
Assim, torna-se possível identificar os pontos a serem melhorados e potencializar sua estratégia de SEO para site.
Dedique-se aos problemas de usabilidade
Como vimos, dar ao seu usuário uma boa experiência é essencial para um bom ranqueamento. Por isso, invista em recursos que contribuam com a identificação de problemas de usabilidade na sua página e mantenha análises periódicas.
Além disso, você pode apostar em ferramentas e métodos para:
- Melhorar a velocidade do seu site;
- Corrigir links internos e de saída;
- Encontrar e converter links HTTP em páginas HTTPS;
- Melhorar a adaptabilidade do seu site para dispositivos móveis;
- Usar URLs amigáveis para SEO;
- Entre outros pontos.
Agora, você tem tudo que precisa para potencializar suas estratégias de SEO para site. Mas, que tal contar com a ajuda de uma agência especializada em marketing digital e pronta para entregar os melhores resultados para a sua empresa?
A Beatz está aqui para fazer com que o seu negócio cresça no mundo digital, e potencializar as vendas da sua empresa. Acha que está pronto para revolucionar a forma como a sua empresa se posiciona na internet?
Então esperamos por você! Entre em contato agora mesmo e fale com um dos nossos consultores. Estamos ansiosos para te mostrar tudo que podemos fazer pela sua empresa.
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Até a próxima!