Google Ads ou Facebook Ads? Descubra qual é a melhor plataforma para a sua campanha de anúncios
Muitos profissionais, principalmente aqueles que estão começando a investir em mídia paga no marketing digital, são afetados por uma dúvida crucial durante o planejamento: qual é a melhor plataforma para dar o primeiro passo? Google Ads ou Facebook Ads?
De fato, esses são os polos dos anúncios pagos. Mas, colocados dessa forma, recebem um caráter de rivalidade e o trabalho do profissional aqui, vai muito além de escolher a melhor plataforma.
Afinal, ambas podem ser utilizadas em uma mesma estratégia. A pergunta que deve nortear o seu planejamento é: qual delas me trará mais resultados?
Se eu pudesse te dar uma dica, logo de início falaria: “invista nos dois!”. Entretanto, existem muitos pontos a serem observados nesse processo e, em principal, está o orçamento destinado ao investimento em mídia paga.
Por isso, preparei esse artigo para mostrar todos os detalhes que você precisa saber sobre a melhor escolha entre Google Ads ou Facebook Ads. Além é claro, de algumas referências que podem te ajudar a se aprofundar no tema.
Então, acompanhe o texto e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!
Google Ads e Facebook Ads: quais as principais características?
Antes de tudo, precisamos entender mais sobre as particularidades de cada plataforma. Por isso, separei alguns detalhes que vão te ajudar a compreender as funcionalidades, atribuições e vantagens de cada uma.
É importante lembrar que existem muitas outras plataformas destinadas a mídia paga no mercado. Porém, por se sobressaírem, o Google Ads e o Facebook Ads serão destaque neste arquivo. Mas, caso queira um artigo sobre uma plataforma específica, você pode interagir conosco, em nossas redes sociais (Facebook, LinkedIn ou Instagram), e propor um tema.
Ficaremos muito felizes em ajudar!
Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Confira a seguir, tudo sobre as principais plataformas de mídia paga do Marketing Digital.
Google Ads
Líder de mercado desde o seu lançamento (2000), o Google Ads – antes chamado de Google Adwords – é, atualmente, uma das principais plataformas de anúncio do marketing digital.
Aliás, essa ferramenta é a principal fonte de receita da empresa, fator que mostra o seu poder entre os profissionais de marketing. De fato, isso não indica que ela é melhor que as demais, mas, sua promessa é tentadora.
Estar à frente em uma determinada página de resultados de uma pesquisa feita no maior buscador online do mundo, não é para qualquer um. Aliás, pode ser sim, se você estiver disposto a pagar por isso.
É importante ressaltar que tudo gira em torno da segmentação. Ou seja, seu anúncio será mostrado para um público, com grandes chances de adquirir o seu produto ou serviço. Desse modo, você não perde recursos anunciando para pessoas que não possuem o perfil de comprador da sua solução.
Opções de anúncios do Google Ads
Uma das principais vantagens do Google Ads, é a versatilidade que ele oferece aos usuários. Isso porque, nessa plataforma você cria o seu próprio anúncio e decide qual a melhor forma de veiculá-lo, podendo apostar na página de resultados, nos sites parceiros do Google e, até mesmo, em outros produtos (YouTube, Gmail etc.).
Veja a seguir, algumas opções e formatos para alavancar os seus resultados e conquistar mais leads através da plataforma!
Rede de Display
Você, com certeza, já se deparou com um anúncio desses. Eles podem ser encontrados, principalmente, em formato de banner, presentes em portais de notícias e blogs. São utilizados para incentivar que o seu público tome uma determinada ação, bem como, reconheça a sua marca. Além disso, podem ser segmentados, ou seja, seus anúncios de display serão mostrados para um público que se assemelha com o seu cliente ideal.
Rede de Pesquisa
Como vimos anteriormente, os anúncios de pesquisa são destinados às empresas que querem se destacar nas páginas de pesquisa. Faça um teste: vá até o Google e busque por “marketing digital”. Você, provavelmente, vai se deparar com alguns anúncios a respeito dessa palavra-chave.
YouTube
Pode parecer chato, ter que esperar o anúncio acabar para continuar assistindo o seu vídeo no YouTube, mas, essa é uma ferramenta fundamental para profissionais de marketing. Assim como as anteriores, também pode ser utilizada para reconhecimento de marca, bem como, tomada de ação. Além de poderem ser segmentadas por idade, local, interesses e muito mais.
Shopping
Para os profissionais que querem apostar em venda direta, existe também, o shopping, onde você mostra os seus produtos e estimula a compra. Da mesma forma, é possível segmentar e destacar os seus anúncios.
Aplicativos
Fundamental se o seu objetivo é impulsionar o download de um determinado aplicativo!
Confira mais detalhes da plataforma em nosso artigo: Google Ads ou Google Adwords. Ou então, confira as diretrizes para criação de anúncios no Google Ads!
Facebook Ads
Você já se deparou com posts no Facebook que continham um subtítulo cinza, com o termo “patrocinado“?
Se a resposta for sim, saiba que esse é um anúncio criado através do Facebook Ads. Em resumo, as funcionalidades entre as plataformas é a mesma, bem como, os seus objetivos. A principal mudança se encontra na forma de veicular o seu anúncio.
Por isso, eu disse que o ideal é que as duas plataformas fossem utilizadas em sua estratégia, tanto Google Ads quanto Facebook Ads.
Através do Facebook Ads, você pode aproveitar o público de uma das principais redes sociais do mundo. Da mesma forma, é possível segmentar o seu público e garantir que o seu anúncio seja mostrado para potenciais clientes da sua marca.
Os objetivos? Podem ser muitos: curtir sua página, preencher um formulário, marcar presença em um evento, gerar leads e muito mais!
Opções de anúncios do Facebook Ads
Assim como vimos no Google Ads, o Facebook Ads apresenta diversas possibilidades para os profissionais que desejam aplicar suas vantagens em alguma estratégia. É sempre importante lembrar que, tudo pode depender do objetivo da campanha criada para a sua empresa.
Mas, conhecer as possibilidades é fundamental para você, como profissional de marketing digital. Confira os detalhes de cada uma das possibilidades a seguir!
Reconhecimento de marca
Fazer a sua marca ser reconhecida, através de anúncios direcionados a pessoas com maior tendência de se engajar, pode ser feito através de anúncios destinados a essa finalidade. O Facebook Ads disponibiliza um recurso especifico para esse objetivo.
Alcance
Os anúncios de alcance, possuem como principal característica, exibir a sua campanha para o máximo de usuários da plataforma. Mas, é importante ressaltar que a segmentação pode ser afetada nesse recurso.
Tráfego
De forma simples, esse tipo de anúncio tem como finalidade levar seu público até o seu site, blog, página específica, ou seja, gerar tráfego. Por isso, deve ser acompanhado de um bom CTA (call to action).
Envolvimento
Comentários, compartilhamentos, curtidas, participações no evento e obtenções da oferta. Um anúncio específico para gerar o engajamento daqueles que são atingidos por ele.
Visualização de vídeo
Esse tipo de anúncio é fundamental para aumentar a percepção sobre a sua marca. Ou seja, ideal para ajudar nas estratégias de reconhecimento de marca.
Geração de cadastros
Parecido com o anúncio de tráfego, mas, a geração de cadastros se reserva a buscar informações dos seus leads, por isso, direciona o usuário para uma Landing Page. Assim como seu semelhante, esse anúncio exige um CTA atrativo.
Conversões
Específico para gerar conversões para a sua empresa, ou seja, leva o seu público a tomar alguma ação no site, página, redes sociais, entre outros. Desse modo, é preciso apostar em um pixel do Facebook, para garantir observabilidade dos resultados.
Assim como o Google Ads, você pode conferir mais detalhes sobre essa plataforma em um outro artigo disponível aqui no nosso site! Acesse agora o texto específico sobre Facebook Ads.
Por hoje é só. Nos vemos na próxima!