Gestores que apostam em um posicionamento estratégico de marketing têm menos dores de cabeça
Sabemos que o dia a dia de um profissional de marketing pode apresentar desafios únicos e que, sem a estratégia certa, podem transformar problemas em dores de cabeça. Por isso, um posicionamento estratégico da sua empresa, pode ser o que falta para otimizar a sua rotina e, também, os resultados do seu negócio.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar você e sua equipe a otimizar a rotina de marketing da sua empresa.
Quer saber quais são essas dicas? Continue acompanhando este artigo e não perca nenhum detalhe!
O que é um posicionamento estratégico de marketing?
Antes de entender como encontrar o espaço certo para a sua empresa, precisamos compreender as vantagens e finalidades de uma boa estratégia de marketing. Afinal, isso pode guiar os resultados que a sua empresa pode obter.
De início, já sabemos que uma estratégia de marketing, é a melhor forma de alcançar mais clientes para a sua empresa. Isso porque, através de aplicações eficientes das técnicas disponíveis no mercado, você alcança um público ainda maior.
Só por isso, já sabemos que a sua empresa deve pensar em novas formas de vender. Mas, existem ainda mais razões para começarmos a mudar o posicionamento estratégico de marketing da sua empresa.
O reconhecimento de marca e a forma como os seus clientes chegam até você, também são diferenciais que podem ser proporcionados por uma metodologia eficiente de marketing.
Com isso, as empresas possuem maiores chances de atrair visitantes, converter leads e, o mais esperado, concluir vendas. Dessa forma, aumentando ainda mais o potencial do negócio.
Como definir um posicionamento estratégico de marketing para sua empresa?
Agora que você sabe o quão importante é uma estratégia eficiente de marketing, que tal aprender a aplicar metodologias de sucesso para a sua empresa? Vamos nessa!
Existem alguns passos antes de colher os frutos de uma metodologia eficiente. E eles são fundamentais para estabelecer a sua empresa de maneira competitiva no mercado. Entre esses passos, podemos citar:
Defina um ICP
Entender o seu cliente é fundamental para compreender qual a melhor estratégia de comunicação da sua empresa. Por isso, comece estudando o mercado em que você está inserido e some as informações coletadas com os objetivos do seu negócio.
A partir disso, você consegue identificar como as empresas, com potencial de se tornar clientes da sua, se comportam. Assim, ampliando as chances de fechar negócios vantajosos para os resultados do seu empreendimento.
Para isso, você precisa entender o tipo de negócio que a sua empresa almeja como cliente. Portanto, crie um perfil para essa empresa (porte, prioridades no momento de compra, região em que se concentra e outras informações que você julgue relevantes).
Esse é um passo fundamental para seguirmos para as próximas etapas.
Crie uma persona
Agora que você já entende melhor a empresa que receberá os seus conteúdos e comunicações, é preciso entender para quem, dentro do seu ICP, esses produtos serão destinados.
É importante ressaltar que, ao contrário do que vimos no tópico anterior, nessa etapa atribuímos um nome, uma idade e uma história para o cliente semifictício. Isso porque, essas informações podem misturar dados concretos, percepções e análises de comportamento.
Desse modo, sabemos exatamente como as pessoas responsáveis pela compra do seu produto/solução interagem. Ou seja, identificamos a linguagem, expressões e formatos mais utilizados, assim, podendo nos comunicar de maneira eficiente.
Entenda o seu público
Com tudo isso definido, você tem um panorama muito bem estabelecido do mercado e dos seus clientes. Mas, entender o seu público é algo que vai além dessa primeira análise, e o estudo deve ser constante.
Antes de continuarmos, precisamos entender que o posicionamento estratégico de marketing da sua empresa depende da visibilidade que ela tem, e de como o seu público a enxerga. Ou seja, é preciso estar atento às tendências de mercado, as novidades das redes sociais e tudo que possa impactar essa relação entre empresa e cliente.
Comunique-se e interaja
Ok!… Agora que você definiu e se aprofundou em meio às nuances do seu público, precisamos estabelecer uma comunicação. Por isso, trabalhe campanhas nas redes sociais, fluxos de e-mails e demais ferramentas para interagir com o seu público.
Mantenha-os nutridos com informações sobre a sua empresa, sua solução e o mercado em geral, transformando sua estratégia de marketing em um ponto de referência quando o assunto é a sua área de atuação. Podemos afirmar, com certeza, que os resultados são surpreendentes.
Mas, sabemos que o posicionamento estratégico de marketing de uma empresa demanda muito tempo. Por isso, invista em ferramentas de automação para disparo de e-mails e postagens em redes sociais. Desse modo, evitando que você tenha que pensar nisso a todo instante.
Outra solução eficiente, adotada por muitas empresas, é a contratação de uma agência de marketing. Isso porque, terceirizar algumas necessidades e obrigações libera mais tempo para que a sua equipe e você se dediquem aos novos passos de uma campanha ou aplicação de novas metodologias de comunicação.
Crie uma comunidade e fidelize seus clientes
Por fim, mas tão importante quanto, trabalhe com comunidade. Essa é a melhor forma de fidelizar o seu cliente. Estabeleça um ambiente seguro para que os seus clientes troquem experiências e se comuniquem de maneira fácil com a sua empresa.
Com isso, você cria uma cultura de promover as vantagens da sua solução entre os contatos daqueles que experimentam, não só os benefícios do produto/serviço, como também, a experiência de contar com uma equipe eficiente.
Agora, você precisa agir. Pegue as dicas deste artigo e mão na massa!
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