Aprenda a configurar o facebook ads e conquiste seu público
Se você tem uma empresa ou está pensando em começar um negócio, é impossível ignorar o potencial das redes sociais para alcançar possíveis clientes. Com mais de 2,8 bilhões de usuários ativos, o Facebook é a maior rede social do mundo. Portanto, configurar o facebook ads é essencial para a sua estratégia de marketing.
Sendo assim, leia o texto abaixo que eu vou te mostrar as etapas para criar uma conta de negócios no facebook ads e como configurar sua conta de anúncios para você começar a promover sua empresa nas redes sociais.
Etapa 1: acessar seu perfil pessoal no Facebook
Se você ainda não criou uma conta pessoal no Facebook, é necessário criá-la. Isso porque, o Facebook entende que por trás de qualquer empresa existem pessoas gerenciando, portanto, o primeiro passo é criar um perfil pessoal na plataforma. Esse é um processo simples e intuitivo, e você precisará apenas fornecer algumas informações básicas, como seu nome, endereço de e-mail e data de nascimento.
Etapa 2: criar uma página no Facebook para sua empresa
- Faça login na sua conta pessoal do Facebook.
- Na barra de navegação superior, clique na seta apontando para baixo.
- No menu suspenso, selecione “Criar Página”.
- Selecione o tipo de página que deseja criar: Negócio ou marca, Comunidade ou Figura pública.
- Digite o nome da sua página e escolha uma categoria.
- Adicione uma foto de perfil e uma foto de capa para sua página.
- Clique em “Concluído” e comece a personalizar sua página com informações, publicações e outros elementos.
Certifique-se de que a página tenha todas as informações relevantes sobre a sua empresa e serviços, além de fotos e vídeos atraentes que representam sua marca. Além disso, siga as diretrizes do Facebook para páginas, incluindo a política de privacidade e os termos de uso.
Etapa 3: criar o Gerenciador de Negócios
O Gerenciador de Negócios (Business Manager) é uma ferramenta que permite gerenciar todas as suas páginas do Facebook e contas de anúncios em um só lugar. Portanto, é como se fosse o CNPJ do perfil da sua empresa no Facebook. Para criar o Gerenciador de Negócios, siga os passos abaixo:
- Acesse a página do Business Manager
- Clique em “Criar conta” e insira as informações necessárias, como por exemplo: nome da empresa, nome do usuário e endereço de e-mail;
- Conclua o processo de criação, seguindo as etapas apresentadas na tela.
Finalmente estamos prontos para fazer o anúncio, no entanto, um alerta. Caso você tenha criado todos esses perfis recentemente, recomendo aguardar alguns dias antes de iniciar uma campanha, ao passo que o facebook ads pode considerar como uma atividade suspeita a criação de tantas contas ao mesmo tempo e bloquear seus acessos.
Etapa 4: configurar a campanha no facebook ads
Com o Gerenciador de Negócios configurado, você está pronto para usar o gerenciador de anúncios. Logo, as etapas para a criação do anúncio são as seguintes:
- Acesse sua conta de anúncios no Gerenciador de Anúncios do Facebook.
- Clique no botão “Criar” no canto superior esquerdo da tela.
- Selecione o objetivo de campanha com o propósito que você deseja alcançar. Existem várias opções disponíveis e, algumas delas são:
Reconhecimento da Marca
Se você deseja apresentar sua marca a um público amplo, os anúncios de reconhecimento de marca são uma boa opção para isso. Normalmente, eles têm uma mensagem simples e um design atraente para ajudar a atrair a atenção do público.
Alcance
A finalidade deste, é aumentar o número de pessoas que visualizam o seu anúncio, e é ideal para campanhas que querem alcançar o maior número possível de pessoas em uma determinada região.
Tráfego
Com este objetivo, você pode vincular o anúncio diretamente para uma página de destino ou para um aplicativo. O propósito dele é aumentar o número de visitantes do seu site ou também, direcionar o tráfego para um aplicativo móvel.
Envolvimento
Os anúncios de envolvimento no facebook ads incluem curtidas, compartilhamentos, comentários e outras formas de interação do público com o seu conteúdo.
Instalações do aplicativo
Nesse objetivo os anúncios são exibidos para usuários mais propensos a instalar e usar o seu aplicativo. Por isso, ele deve ajudar a aumentar o número de usuários do mesmo.
Geração de Cadastros
Esta meta, certamente é uma ótima opção para quem deseja incentivar os usuários a se cadastrarem em sua plataforma.
Conversões
As conversões podem ser ações como: vendas, registros, downloads, entre outras.
Vendas de Produtos
O propósito desse é aumentar as vendas dos produtos em seu catálogo. Visto que, você pode vincular seu catálogo de produtos diretamente ao seu anúncio e exibe para usuários mais propensos a compra.
Visitas à loja
A meta é direcionar o tráfego para sua loja física. Exibindo anúncios no facebook ads para usuários que estão próximos à sua loja e sentem vontade de visitá-la.
Etapa 5: publicar a campanha no facebook ads
- Após definir o seu objetivo entre esses citados, insira o nome da campanha e clique em “Continuar”.
2. Em seguida, escolha o formato de anúncio que você deseja criar, como “Anúncios em Carrossel”, “Anúncios de Vídeo” ou “Anúncios de Imagem”
3. Escolha seu público. Sendo assim, segmente sua audiência por idade, localização geográfica, interesses, comportamentos, conexões e muito mais.
4. Defina seu orçamento e programação de anúncios.
5. Crie seu anúncio. Isso inclui adicionar imagens, texto e links relevantes para ele.
- Revise seu anúncio, para garantir que ele esteja correto e clique em “Enviar”.
- Use copys com gatilhos atrativos nos seus títulos e textos.
- Fique atento à proporção e tamanho dos seus criativos.
Para o anúncio no facebook ads, o tamanho de imagem recomendado no feed é 1080×1080; já no story 1080×1920, ou seja, não é recomendado colocar a mesma imagem em ambos. O mesmo se aplica aos vídeos, 1 minuto para reels e 2 para IGTV. Em ambos há opções para corte dentro da própria plataforma.
Pode até parecer complicado, mas, na prática é mais tranquilo, espero ter ajudado nessa tarefa!
Os resultados foram abaixo do esperado. E agora?
Quando uma campanha é criada e segmentada, mas mesmo assim os seus resultados não atingiram o esperado? Isso pode ser sinal de dois fatores que impedem o seu êxito:
– Informações incompletas: quando não temos uma base de informações precisa, o ideal é que seja feito algum tipo de pesquisa de campo para identificar e traçar um perfil ideal que se encaixe com os seus consumidores.
– Segmentação incorreta: sendo consequente do fator acima, a falta de dados induz muitas pessoas a colocar qualquer informação apenas com o objetivo de preencher todos os campos de segmentação. Porém, sem a precisão de uma base sólida, muitas empresas podem errar o seu público-alvo e direcionar a campanha a um grupo que não demonstra tanto interesse assim no que está sendo promovido.
Inclusive, para não errar mais nas informações sobre o seu público, temos um material completo sobre retargeting em nosso blog. Acesse e confira1
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Até a próxima!