Análise de marketing: suas estratégias estão apresentando os resultados esperados?
Dentro do marketing digital, saber como proceder em determinadas situações, envolve muito mais do que experiência e opiniões. Você pode ter uma equipe altamente qualificada, mas não vai a lugar nenhum sem saber quais números olhar. Por isso, reunimos tudo o que você precisa saber sobre análise de marketing e as métricas que devem estar no seu radar.
Para início de conversa, a observação de dados é uma parte inerente ao trabalho de um profissional da área. Seja você um criador de conteúdo ou um analista (nome mais do que autoexplicativo), é preciso lidar com números e essa é uma coisa que não dá pra deixar de lado.
Estratégias como Data-Driven Marketing, ganham espaço no mercado dia após dia e, sabe por que isso acontece? Por um motivo simples e, ainda assim, que brilha aos olhos de gestores e CEOs. A análise de marketing indica previsibilidade e isso resulta em “dinheiro indo para o lugar certo”.
Ou seja, chega de apostar em campanhas sem comprovação, chega de perder investimentos com o incerto. Vem com a gente, pois, hoje vamos te ensinar tudo sobre o uso de dados em suas estratégias e como realizar com efetividade a análise de marketing, observando informações relevantes para a sua tomada de decisão.
Vamos lá!
Análise de marketing não é apenas observar números
Ok, podemos até assumir que a análise de dados é só “observar os números gerados pela campanha” que você criou. Mas, efetivamente falando, do que isso adianta?
Existem outros detalhes que precisam ser considerados e, dependendo do seu objetivo, a lista pode ser infinita. Entretanto, acreditamos que alguns desses pontos podem começar a ajudar. Então, para começar, você precisa saber:
- Quais números observar;
- Onde encontrá-los;
- Como utilizá-los;
- E principalmente, como armazená-los.
Acha que isso é fácil? Pois saiba, que algumas empresas trabalham há anos na análise e armazenamento eficiente de dados para que, futuramente, eles sejam aproveitados em novas estratégias e aprimoramento de campanhas.
Isso quer dizer que a sua empresa não pode começar a utilizar dados agora? De maneira nenhuma. A sua empresa deve utilizar dados em estratégias de marketing, bem como, para outros setores do seu negócio. Afinal, você lembra do que havíamos afirmado anteriormente?
Dados → Previsibilidade → Decisões assertivas
O fato de ser algo difícil não faz dessa análise algo dispensável. Além disso, algumas empresas já assumiram as vantagens dessa prática há muito tempo, e isso resultou em uma infraestrutura que a coloca na frente no mercado. Mas, isso não significa que você não possa surfar nessa mesma “tendência”.
Bom, sem mais enrolações, vamos ao que interessa. Quais dados a sua empresa deve começar a analisar?
Como começar a análise de marketing da sua empresa?
De forma simplificada, basicamente você terá que se atentar aos dados certos para tomar as decisões certas. Sabemos que isso pode parecer vago, mas, é realmente a chave para o sucesso de uma estratégia.
Então, sejamos um pouco mais específicos, vamos falar sobre objetivos.
Se o seu objetivo é ter mais visitantes, quais métricas você deve observar?
Parece simples responder esse questionamento, mas, é preciso ter mais informações para sermos assertivos. Ou seja, precisamos de mais dados para prever como você alcançará mais visitantes para a sua página no Facebook, por exemplo.
Em primeiro lugar, qual a sua estratégia para conseguir alcançar mais pessoas? Por exemplo: você está trabalhando com anúncios de display que divulgam essa página?
Então, nesse caso específico, sabemos como analisar o sucesso da sua campanha. Para mensurar o sucesso da sua estratégia precisamos analisar:
Taxa de cliques
O Clique Through Rate (CTR) é uma das métricas mais importantes em estratégias como essa, bem como, para inúmeras outras possibilidades disponíveis para a sua empresa. Ela consiste na análise de quantas pessoas se interessaram pelo seu anúncio e clicaram nele, sendo direcionadas para a página divulgada.
Ou seja, é a maneira mais direta de mensurar o sucesso de uma estratégia e, desse modo, entender se determinado anúncio funciona ou não para os seus objetivos. Assim, se você possui grande alcance (outra métrica muito importante), mas não recebe muitos cliques, algo precisa ser feito para reverter isso.
Custo por cliques
Essa é outra métrica indispensável durante a análise das suas estratégias. Isso porque, é ela que dirá quanto você está pagando por cada clique que recebe em seu anúncio. Ou seja, é uma métrica que diz quanto do seu investimento está sendo direcionado para as suas conversões.
Desse modo, você entende quais são os gastos que está tendo para conquistar mais visitantes na sua página e, assim, pode propor melhorias para obter um uso mais inteligente dos recursos aplicados.
Taxa de rejeição
Já a taxa de rejeição, representa a parcela do público que recebeu o seu anúncio, mas não interagiu com ele. Desse modo, o gasto para divulgação da sua página, não apresentou retorno para a sua empresa.
De certa forma, essa é uma métrica negativa, pois, a “não interação com seu anúncio” pode significar a “não adequação com a sua persona“. Mas, observá-la te proporciona tempo hábil para reverter uma situação que poderia resultar em ainda mais perdas.
Mas, o que fazer com essas métricas de marketing?
Como vimos anteriormente, esses não são os únicos números que você terá que observar. Aliás, esses são apenas alguns exemplos, a lista pode ser ainda maior. Afinal, tudo pode depender do seu objetivo e da sua estratégia. Você pode conhecer mais métricas de marketing em um artigo que publicamos aqui no blog; lá você pode encontrar todos os detalhes.
A diferença entre encarar números em uma tela e a análise de marketing está na percepção que você, como profissional da área, tem sobre esses números. Como vimos, uma simples taxa pode escancarar que o seu anúncio ou a sua estratégia não está adequada a sua persona.
Por isso, a atenção aos detalhes e o planejamento podem auxiliar nesse processo. Afinal, saber o que foi pensado para uma estratégia é a única forma de entender se ela está dando os resultados esperados e, com isso, propor melhorias.
Dessa forma, aposte em planilhas e torne as informações a respeito da sua persona fáceis de serem visualizadas. Além disso, entenda como a sua estratégia evolui. Principalmente se ela for uma solução a longo prazo, estabeleça datas para a verificação e faça comparações.
Isso pode ajudar muito na análise de marketing da sua empresa.
Antes da análise de métricas de marketing, precisamos entender as pessoas
Você já deve ter percebido o quão importante é atender aos desejos e dores da sua persona nesse processo. Afinal, falar com todo mundo é, no final, falar com ninguém. Se você não sabe quais são as características do seu público, se você não sabe direcionar uma comunicação especifica para ele, sua empresa está investindo no incerto.
Para isso, existem algumas ferramentas que podem te auxiliar no processo de confecção de uma persona e, também, em um maior entendimento do seu público. A seguir, citamos algumas delas!
- Google Analytics;
- SemRush;
- Facebook Audience Insight;
- Redes sociais em geral;
- E tudo aquilo que possa entregar informações valiosas sobre um determinado público.
Você tem uma solução que pode fazer a diferença na vida de uma pessoa. Quem é essa pessoa? Como ela se comporta? Onde ela está?
Essas ferramentas que citamos podem te ajudar a encontrar as respostas, mas, entender o seu produto/serviço e saber quem está procurando por ele, também depende da sua percepção do mercado.
Reúna essas respostas, alcance a maior quantidade de informações e dados sobre elas e comece a vender da maneira correta. Aproveite a previsibilidade dos números e converse com as pessoas certas!
Esperamos que as dicas deste artigo ajudem sua empresa a decolar no mercado. Mas, você pode encontrar ainda mais informações relevantes para as suas estratégias em nosso blog. Que tal fazer uma visita?
Estamos esperando por você. Até a próxima!