Sua empresa está com baixa conversão de leads? Veja como as iscas digitais podem ajudar você a entregar resultados
Uma estratégia de marketing eficiente, deve ser estruturada em três pilares fundamentais: atrair, gerar confiança e vender. Em geral, as metodologias convencionais apresentam soluções para atração e, a partir disso, trabalham de forma lenta a nutrição do lead.
Isso porque, esses métodos não sabem utilizar os recursos de forma eficiente, para que gerem resultados satisfatórios. Afinal, como a sua empresa pode converter mais leads em meio aos visitantes de uma página?
As iscas digitais, são ótimas formas de nutrir os seus leads e conquistar informações importantes para estreitar a relação entre a sua empresa e os seus clientes em potencial. Mas, criar materiais de valor e que sejam relevantes para a sua estratégia, não é uma tarefa simples.
Por isso, essa é uma tarefa que exige muita dedicação e técnicas específicas. Se você quer aprender mais sobre a criação de iscas digitais e saber qual o melhor formato para o seu objetivo, continue a leitura e aproveite as dicas.
Vamos lá!
O que são iscas digitais?
Com certeza, você já baixou um e-book ou aproveitou as primeiras aulas gratuitas de um curso. Em geral, somos atingidos por esse conteúdo quando buscamos pelo tema tratado no material. Ou seja, se buscarmos por “estratégias de marketing digital”, provavelmente, algum site vai te oferecer um e-book ou um guia sobre o tema.
Para quem quer aprender mais sobre o assunto, materiais mais completos são muito mais atrativos que um simples artigo de blog. Entretanto, quando você opta por esse tipo de conteúdo, sabe que existe uma troca.
Enquanto a empresa te entrega um conteúdo completo sobre determinado assunto, você fornece suas informações como um cliente em potencial da solução comercializada. Desse modo, sabendo que o que você tem a oferecer é algo muito importante para uma estratégia, o conteúdo deve ser condizente.
Além disso, as estratégias que utilizam iscas digitais, podem ser extremamente versáteis. Afinal, são inúmeros formatos que oferecem espaço para nutrir e informar o seu público, fazendo com que, no momento da venda, ele já conheça tudo sobre a sua solução.
Separamos alguns formatos que podem ser interessantes para a sua estratégia. Quer saber quais são eles? Confira todos os detalhes a seguir!
Opções para a sua empresa
Como vimos anteriormente, existem diversos formatos de iscas digitais que podem ser utilizados em sua estratégia de marketing digital. Cada um deles, atende a uma demanda específica e pode ajudar de formas diferentes o seu futuro lead.
Para escolher o tipo de conteúdo certo, existem alguns pontos a serem observados. Dentre eles:
- Como a sua persona costuma consumir conteúdo sobre o tema;
- Qual tipo de isca digital vai ser mais útil para a rotina do seu público;
- Qual a conexão do tema com o formato;
- Entre outros detalhes.
Ou seja, o formato que você utilizará para conquistar as informações de contato do seu público, deve se adequar aos requisitos de quem vai consumir aquele conteúdo. Desse modo, não faz sentido o uso de materiais extensos para um profissional ocupado, por exemplo.
Entretanto, não devemos confundir o tamanho de um material com a sua qualidade. Mesmo que você opte por conteúdos curtos em sua estratégia de iscas digitais, ele deve apresentar maior qualidade e valor para o seu público.
É complexo, mas, conhecendo os modelos, a escolha vai ser um processo mais simples. Confira alguns deles!
E-books
E-books são as iscas digitais mais utilizadas no marketing, pois, são materiais muito difundidos que permitem um aprofundamento maior de determinados temas.
Por serem tradição nas estratégias de conteúdo, hoje você consegue encontrar diversos e-books em inúmeros segmentos. Isso significa que a sua empresa não estará inovando ao optar por esse formato, mas, não quer dizer que ele não possa ser utilizado.
Afinal, como vimos anteriormente, tudo pode depender da disponibilidade e intenção de consumo do seu público. Desse modo, se a sua persona procura um conteúdo aprofundado sobre o tema tratado pela sua empresa, um e-book é o formato ideal.
Whitepapers
Assim como os e-books, os whitepapers destrincham e aprofundam um conteúdo específico, e a sua principal diferença está na linguagem. Isso porque, esse formato de isca digital é dedicado para um público mais técnico.
Desse modo, utiliza linguagem e informações condizentes com o que se espera daquele conteúdo. Então, é comum que o lead baixe aquele conteúdo para entender mais sobre um estudo ou um processo extremamente técnico da sua área de atuação, por exemplo.
Infográficos
Agora que falamos dos conteúdos complexos e extensos, precisamos mencionar os formatos dedicados àquelas personas que preferem conteúdos mais simplificados, mas, ainda assim, com informações relevantes e completas.
É o caso dos infográficos, que apresentam de forma fácil e visual, dados, informações uteis, dicas e qualquer outro tipo de conteúdo que você queira divulgar ao seu público.
Desse modo, facilitando a compreensão de temas complexos. Aqui na Beatz, por exemplo, temos um case de sucesso referente a um material rico criado para a empresa Riccel, que aumentou o número de visitas orgânicas e de conversões através de um infográfico que tratava sobre as vantagens de um dos seus certificados de qualidade.
Webinars
Os Webinars se popularizaram nos últimos tempos, e não é para menos. Isso porque, essa é uma ótima forma de identificar leads valiosos para a sua empresa e se aproximar deles. Essa estratégia de isca digital, consiste na junção de seminários com as facilidades da web. Desse modo, promovendo eventos sobre determinado tema, ao vivo e em formato remoto.
Assim, você pode explicar a todos que se inscreveram na sua landing page, maiores detalhes sobre uma solução, além de entender mais sobre as dúvidas do seu público.
Calculadoras
Os materiais ricos interativos também são grandes ferramentas de conversão. Em geral, costumamos chamar esse formato de “calculadora’ por serem bem populares no segmento de contabilidade, por exemplo. Afinal, é comum nos depararmos com ferramentas que auxiliam em cálculos específicos. Mas, não se resume a isso.
Esse tipo de página também pode te ajudar a entender mais sobre as demandas do seu cliente e indicar qual a melhor solução. Um exemplo, seria um questionário sobre estratégias de marketing.
Qual a melhor estratégia de marketing para a sua empresa?
Nesse material, colocaríamos as principais dúvidas que nos ajudariam a identificar a melhor estratégia para o seu negócio, com opções de escolha que referenciariam uma determinada estratégia.
Ao final, saberíamos as dores da persona e, nesse mesmo material, já indicaríamos a melhor solução. A partir disso, podemos trabalhar a comunicação com base nas informações que obtivemos.
Iscas digitais são complementos fundamentais em uma estratégia de conteúdo. Pois, auxiliam no avanço do lead dentro do seu funil de vendas, mas, como vimos neste artigo, é preciso escolher com atenção e cuidado.
Aqui no blog da Beatz, você encontra inúmeras dicas para a sua estratégia de marketing. Mas, você também pode contar com a ajuda de uma equipe especializada para planejar uma campanha de sucesso para a sua empresa. Que tal conversar com o nosso time?
Esperamos que você tenha gostado das informações do texto. Nos vemos na próxima!