Google Bard: a nova aposta para o mercado de IAs e as mudanças de SEO
Que a inteligência artificial tem dominado e conquistado espaço em diversos segmentos no mercado, a gente já sabe. Mas, as bigtechs de fato se destacam quando o assunto é IA. Dessa vez, o Google Bard chega para emplacar mais uma solução e competir pela atenção do público.
Na guerra entre ChatGPT, Jasper Chat e YouChat, a Google lança o seu competidor e espera bons resultados com a nova empreitada. Mas, para além dessa competição, já podemos prever mudanças na forma que utilizamos as plataformas.
É isso que você vai aprender neste artigo. Separamos todos os detalhes dessa nova solução do Google e as formas que ele pode impactar o SEO e as estratégias de marketing como um todo.
Ficou na dúvida se a sua empresa deve apostar em inteligência artificial nesse momento? Continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto!
O que é o Google Bard?
O Google Bard é mais um produto Google em desenvolvimento, para se tornar o carro chefe da bigtech na corrida das inteligências artificiais. Desse modo, esse mecanismo chega como concorrente direto do sucesso que foi a opção do buscador Bing, o ChatGPT.
Apesar das similaridades, o Google Bard possui inúmeras diferenças quando comparado ao seu “rival”. Entre as novas possibilidades apresentadas pela plataforma, podemos citar:
Atualização nas informações
Enquanto o ChatGPT se limita a referenciar os seus conteúdos com base em informações datadas de 2021, o Google Bard consegue realizar atualizações em tempo real, com dados disponíveis na internet.
Complexibilidade na interação
Algo que foi extremamente testado no ChatGPT, é a neutralidade das interações entre usuário e IA. Desse modo, esse foi um diferencial que se destacou no seu possível sucessor.
Afinal, o Google Bard consegue tornar o processo de interação mais complexo, transformando o diálogo em algo mais próximo da realidade humana.
Linguagem utilizada
De modo prático, ambas as ferramentas realizam a mesma função. Entretanto, existem diferenças nas linguagens utilizadas para se chegar ao resultado final.
O Google Bard utiliza a LAMDA, que em tradução livre significa Modelo de Linguagem para Aplicativos e Diálogos, fator que proporciona maior realismo à interação. Enquanto o ChatGPT faz uso de uma programação baseada em cerca de 175 bilhões de parâmetros para se comunicar.
Lançamento e atualizações
Em fevereiro de 2023, o Google Bard foi lançado nos Estados Unidos e no Reino Unido. Porém, chegou no Brasil e na Europa apenas em julho do mesmo ano, com sua versão beta.
A partir de setembro, começou a receber atualizações importantes que prometem melhorar a usabilidade da plataforma e disponibilizar resultados mais eficientes.
Agora, é possível fazer perguntas usando imagens e recebê-las como resposta. Ainda, uma atualização na metodologia de linguagem permite aos usuários de qualquer país modificarem as respostas do Bard conforme suas preferências de tamanho ou nível de formalidade do texto.
Além disso, a plataforma liberou recursos de colaboração na criação de conteúdo, porque permite o compartilhamento de conversas do Bard usando o recurso de link público.
Como os concorrentes, a IA do Google também usa o feedback dos usuários para orientar suas atualizações e melhorias. No entanto, seu diferencial é que passou a usar novas métricas para entender a preferência dos usuários, por meio da seleção de uma das três respostas que disponibiliza em rascunho.
Por fim, temos um recurso para validar a veracidade das informações. O Bard conta com o botão “Pesquisar no Google”, através do qual o usuário pode verificar se a afirmação foi encontrada na base de dados do buscador, além de mostrar links de fontes sobre o assunto.
O mercado da Inteligência Artificial
Como vimos anteriormente, existem muitos detalhes que podem impactar na corrida das empresas pela plataforma de inteligência artificial perfeita. Agora, com a competição mais clara entre Microsoft (ChatGPT) e Google (Bard), podemos analisar qual o recurso que definirá essa vitória.
Dados. Se você trabalha com marketing digital, sabe que dados é o nosso recurso mais importante. É por isso que investimos em Landing Pages e estratégias completas, para que nosso lead disponibilize seus dados para contatos futuros.
Desse modo, podemos identificar a razão pela qual o Google, mesmo começando mais tarde, está à frente da Microsoft e seu produto, o ChatGPT. Afinal, uma das principais características da bigtech, é o acumulo de dados dos seus usuários.
Por isso, mesmo o ChatGPT estando consolidado no mercado de IAs, o Google Bard conta com uma mina de ouro que pode potencializar e otimizar ainda mais o uso do chatbot criado pela empresa. Uma das propostas da Alphabet, empresa que comanda o Google e outras empresas de tecnologia, é utilizar esses dados para entregar resultados ainda mais precisos para o usuário.
Dessa forma, por coletar dados (mesmo sem saber como seriam aplicados) desde o seu surgimento, o Google sai na frente quando a questão é adaptabilidade do sistema aos requisitos do usuário. Além disso, a plataforma chega com outras propostas que podem brilhar aos olhos dos profissionais que serão impactados por elas.
Quais as percepções dos testes do Google Bard até o momento?
Apesar de ainda não ser tão difundido quanto seu oponente, o Google Bard já tem prós e contras bem estabelecidos. A agilidade é o principal diferencial, porque, ao contrário do ChatGPT, a plataforma disponibiliza imediatamente blocos de textos com as respostas para a questão proposta.
Além disso, oferece 3 opções de respostas para que o usuário selecione a que mais se encaixa em suas expectativas, com base na intenção da pergunta.
Um problema que circula entre os entusiastas das IAs, refere-se a precisão das plataformas. Afinal, apesar de oferecerem a melhor resposta possível, existem porcentagens de erros.
No início de sua vida, a imprecisão de resposta do Bard já rendeu à Alphabet um prejuízo. Foram US$ 100 bilhões perdidos por meio da queda de valor de mercado após uma apresentação do chatbot, que expressou um erro em uma das respostas.
Por outro lado, ao que parece, a bigtech correu atrás do prejuízo e investiu no aperfeiçoamento da precisão das respostas. Atualmente, há quem diga que o Bard seria o mais confiável na briga contra o ChatGPT.
Isso porque, o seu modelo de linguagem é factual, ou seja, baseia-se em dados e informações disponíveis na internet. Diferente do concorrente, cujo modelo de linguagem é generativo, podendo criar novas informações.
De forma bem simplificada, poderíamos dizer que o Google Bard é mais preciso, como uma solução para pesquisas rápidas. Enquanto o ChatCPG é mais criativo, sendo uma pedida para a criação de textos fictícios.
Mas, e você? Já aproveitou as vantagens o Google Bard?
Quer saber as novidades da plataforma em primeira mão? Então, você precisa continuar acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de todos os detalhes!