Pesquisa de palavra-chave: veja como isso pode mudar tudo em suas estratégias de SEO
Com certeza, você sabe a importância da escolha de termos-chave para uma estratégia de SEO. Afinal, quando pensamos em produção de conteúdo para blog, por exemplo, esse é o pontapé inicial para conquistar um bom posicionamento nas SERPs.
Sabemos também, que a pesquisa de palavra-chave é um processo que requer atenção e dedicação por parte do profissional responsável. Isso porque, existem inúmeros fatores que podem impactar na escolha dos termos mais relevantes para a sua estratégia.
Dito isso, preparamos um artigo completo para te ajudar nessa etapa tão importante ao sucesso da sua campanha. Sem mais delongas, confira todos os detalhes que trouxemos nesse guia para pesquisa de palavra-chave!
O que é uma pesquisa de palavra-chave?
De fato, essa pode ser, em um primeiro momento, uma pergunta não tão relevante para um profissional. Entretanto, precisamos entender quais são as características de uma boa pesquisa de palavra-chave.
A utilização desses termos é importante para que os seus conteúdos apareçam nas principais pesquisas que podem estar sendo feitas através deles. Para isso, existe a necessidade de que o profissional responsável entenda o público e as intenções por trás da palavra-chave.
De maneira prática, as palavras-chave são os termos utilizados em um mecanismo de pesquisa. Por exemplo, se você chegou até esse texto através de uma procura no Google, provavelmente digitou algo como: “pesquisa de palavra-chave”.
Isso porque, os profissionais da Beatz, através de uma análise aprofundada de público, compreenderam que esse é um termo relevante para profissionais da área e que, as pesquisas, geralmente são feitas utilizando termos como esse.
Como podemos perceber, apesar do nome indicar isso, a palavra-chave pode ser uma frase que aparecerá de forma recorrente no texto e subtítulos. Desse modo, o bot (robô) responsável pela análise das páginas do seu site pode, facilmente ranqueá-lo nas pesquisas que possuem a intenção de encontrar o seu conteúdo.
Entretanto, é preciso deixar claro que essa é uma das práticas para uma boa estratégia de SEO, mas não supre outras demandas que você pode consultar através do nosso artigo: SEO para site: guia definitivo para verificação das suas estratégias.
Quais são as vantagens da pesquisa de palavra-chave?
Como vimos anteriormente, essa atividade é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing e, definitivamente, não pode ser pulada. Isso porque, as vantagens de escolher de antemão os termos que vão compor o seu planejamento de conteúdo, são inúmeras. Entre eles, podemos citar:
- Entender e alcançar o público certo para a sua marca;
- Encontrar tópicos relevantes para o seu público e formas de abordá-lo;
- Conquistar leads qualificados através da intenção de pesquisa do seu público;
- Melhorar o posicionamento de páginas do seu site, de maneira orgânica;
- Aumentar a presença da marca na internet;
- Entre outros pontos de fundamental importância para o sucesso da sua campanha.
Além disso, existe uma necessidade intrínseca à pesquisa de palavra-chave, que é a regularidade com que esse processo deve ser feito. Isso porque, existem diversos fatores que, com o tempo, podem impactar a sua estratégia.
Desse modo, separamos alguns dos motivos para que você estabeleça um cronograma de pesquisa de palavra-chave. Confira a lista a seguir!
- Os termos acompanham as necessidades do seu público, por isso, podem mudar a todo instante;
- As maneiras como as pessoas utilizam os mecanismos de busca, também sofrem mudanças com o passar do tempo;
- Buscadores como o Google, passam por atualizações constantes, tornando-se mais complexos e exigindo o alinhamento de estratégias com as novas recomendações;
- Para que o conteúdo se mantenha relevante, é preciso que ele esteja atualizado.
Como realizar a pesquisa de palavra-chave?
Na Beatz, utilizamos um método que traz resultados incríveis aos nossos clientes. Após identificar as demandas e entender o público com base em métodos de pesquisa únicos e utilização de ferramentas pioneiras no marketing digital, conseguimos identificar oportunidades de extrema relevância.
Para isso, atuamos com um processo rigoroso de qualidade, que visa entender todas as possibilidades e definir, a partir delas, as mais vantajosas para atender aos objetivos definidos junto ao cliente. Confira alguns dos passos que implementamos no cotidiano dos nossos planejamentos.
Relevância para a persona
Se você acompanha o nosso blog, já sabe que a persona norteia os conteúdos pensados para uma empresa. Caso ainda não saiba o que é uma persona, temos um conteúdo essencial para o seu entendimento do tema: Por que criar uma persona para seu negócio é importante.
Tendo esclarecido isso, a relevância do termo-chave para a nossa persona, é o principal critério para a sua escolha. Isso porque, é a através dele que identificamos como o nosso lead pode chegar de forma orgânica até o conteúdo. Desse modo, deve ser o primeiro filtro para o planejamento.
Dificuldade de ranqueamento
Essa é uma dica essencial, principalmente quando pensamos em blogs que estão começando. A dificuldade de ranqueamento, é uma informação que pode ser encontrada em plataformas como a SemRush. Através dela, você consegue mensurar a competitividade por determinado termo.
Desse modo, você identifica se a palavra-chave está ranqueando páginas de empresas semelhantes, mas com maior autoridade. Com isso, você pode determinar se vale ou não a pena, utilizar o termo em sua estratégia de conteúdo.
Isso porque, uma palavra-chave com porcentagens altas de dificuldade, pode ser um investimento sem retorno. Afinal, a competitividade por aquele termo, está além das possibilidades atuais para a sua empresa e, antes de investir, é preciso melhorar a sua autoridade na internet.
Volume de busca
Essa é outra informação que você pode encontrar em ferramentas para pesquisa de palavra-chave. O volume de busca, é um dado que indica o quanto aquele termo está sendo utilizado nos principais mecanismos de pesquisa. Desse modo, é possível definir um valor aproximado de usuários que podem buscar pelo seu conteúdo.
Agora, você tem tudo que precisa para realizar a pesquisa de palavra-chave de forma eficiente. Mas, existem ainda mais dicas que podem te ajudar. Preparamos um e-book completo para te orientar nesse processo. Baixe agora mesmo o Guia da Palavra-Chave feito pela Beatz!