Descubra como criar uma campanha de branding com exemplos
De forma geral, uma campanha de branding serve para ampliar a visibilidade da sua marca, se mostrar para o seu público de interesse e para o mercado, afirmando para que veio.
O que vem a sua cabeça quando você lê refrigerante de cola ou chinelo? Pense nas imagens, cores, sons, frases e, até mesmo cheiros e sabores, que essas palavras despertaram em você. Se imaginou alguma marca em específico, um dos fatores responsáveis por isso é o branding.
Processo essencial para a construção de marcas fortes, a campanha de branding é usada há décadas por grandes empresas para se posicionarem e serem mais facilmente reconhecidas pelo público. Mesmo assim, todas as empresas, independentemente de seu nicho ou tamanho, têm muito a se beneficiar das estratégias de branding.
Afinal, o que é branding?
O conceito não é novo. Há quem diga que as estratégias de reconhecimento de marca já eram usadas até mesmo pelos gregos e romanos na antiguidade. Mas, o termo como conhecemos hoje, começou a ser empregado por volta dos anos 60.
Nessa época, branding passou a identificar o processo de criação e de gestão da marca de um produto ou empresa, com o objetivo de afirmar sua identidade e seu propósito, além de se posicionar no mercado, se tornar mais reconhecida e relembrada de forma positiva pelas pessoas.
Para que serve uma campanha de branding?
Se você ainda não sabe muito bem o que é branding, primeiramente, é importante reconhecer que branding é um processo contínuo. Mesmo assim, criar uma campanha pode ser o passo inicial para a construção de uma marca relevante.
Como vão te ver, se você está escondido? De que adianta a criação de um produto excelente, uma identidade visual impecável e estratégias de relacionamento com o público, se a empresa não é vista?
É para isso que serve uma campanha de branding: ampliar a visibilidade da sua marca, se mostrar para o seu público de interesse e para o mercado, afirmando para que veio. Além de mostrar seu propósito, valores e diferenciais, para assim, se tornar inesquecível.
Exemplos: campanha de branding de sucesso
Nada melhor do que observar o que empresas de referência já fizeram para aprender à partir de seu sucesso. A seguir, separamos dois exemplos de campanhas de branding para você se inspirar.
Havaianas
Queridinhas dos brasileiros, hoje, os chinelos da Havaianas vestem os pés de figuras públicas a anônimas e de todas as classes sociais. A marca tem modelos para todos os gostos e bolsos. Mas, no início de sua história, não era bem assim.
Criada na década de 60, a Havaianas tinha poucos modelos e seu principal traço de identidade era o pioneirismo, demonstrado no slogan “as legítimas”. O público era mais restrito, principalmente às pessoas de classes mais populares.
A partir dos anos 1990, para expandir o mercado, a marca passou por um processo de reposicionamento. Com o novo slogan “todo mundo usa”, a marca visava atrair mais pessoas. Assim, desenvolveu modelos mais criativos e, é claro, criou uma campanha de re-branding para esta nova fase.
Para isso, a Havaianas foi para onde seu público de interesse estava. Investiu, então, em anúncios para diversos canais, como: televisão, revistas de moda, outdoors etc. Queriam se comunicar com públicos de diversos perfis e mostrar que era produto para todo mundo usar.
Re-branding
A estratégia era clara e muito bem marcada. Usar celebridades dos mais diversos nichos como garotos e garotas propaganda, desenvolvendo conexão com o público que os acompanha. Além disso, afirma que o produto não é um calçado exclusivo do público mais popular. Afinal, se até as celebridades mais famosas do Brasil usam, quem não usaria, não é mesmo?
Inclusive, a marca até já brincou com isso. Em um vídeo comercial de 2011, de maneira bem criativa, brinca-se com o fato de que em todas as suas peças publicitárias, há “uma celebridade na praia de havaianas”.
Com a maturidade da marca e deste conceito de branding, outras ideias vão sendo agregadas à marca, e até mesmo retomadas. Isso porque, o posicionamento de originais e legítimas é o principal conceito trabalhado pelas Havaianas na atualidade. Afinal, ela já conseguiu fixar em nossa mente que todo mundo usa, seu discurso, então, volta a combater as falsificações e alfinetar os concorrentes.
Por outro lado, a marca se mantém coerente à identidade que vem construindo há décadas. Além disso, seus vídeos contam com a presença das celebridades mais comentadas e amadas pelo público, inseridas num universo em que todos os personagens e figurantes vestem havaianas. E, é claro, sempre valorizando sua brasilidade.
Definitivamente, este é um excelente case de uma campanha de branding coerente que se atualiza frequentemente mas não perde de vista a essência da marca.
Pepsi
Um exemplo memorável é a campanha “Pode ser Pepsi”, que busca posicionar a marca de refrigerantes de cola como a segunda no mercado. A Pepsi sabe muito bem o que é branding e conseguiu usá-lo de forma de engraçada e inusitada.
Anúncios com o slogan e identidade visual da marca tomaram os canais de televisão e as ruas com outdoors, dentre outras mídias. Com a campanha, a marca também estabeleceu sua identidade e personalidade: uma empresa bem-humorada que está ao lado de seu público quando a opção favorita faltar.
Embora um tanto controverso, usando um atributo que poderia ser negativo a seu favor, o objetivo da empresa foi atingido. Ainda, mesmo que a marca crie novos motes para suas campanhas e agregue diferentes conceitos, a essência de ser a segunda opção permanece.
Podemos analisar isso de forma clara no vídeo comercial abaixo. O slogan já é outro: “Pepsi, só que sim” – fazendo referência a uma frase popular na época em que foi lançado a “só que não”. Porém, a ideia geral do texto publicitário continua sendo no sentido de afirmar que, mesmo a Pepsi sendo a segunda opção de muitas pessoas, ela pode ser uma boa escolha.
Dicas para a criação de uma campanha de branding
1 – Construa a marca
Antes de pensar no planejamento de uma campanha de branding, é preciso criar a sua marca. Nesta etapa, mobilize seu time para identificar o público de interesse, desenvolver proposta de valor, identidade visual, nome, personalidade, dentre outros tijolinhos que constroem a marca.
Dessa maneira, um recurso muito popular que pode te ajudar dando o ponta pé inicial da sua estratégia de branding é a análise SWAT. Ela nada mais é do que uma matriz simples na qual você detalha das forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças – do inglês, strenghts, weaknesses, opportunities e threats – da sua empresa.
Além disso, frisamos a importância de compreender muito bem qual é o público da sua empresa, pensando como é o seu comportamento de compra, o que ele faz no dia a dia, quais seus interesses, dentre outros aspectos. Se quiser aprender mais sobre isso, explicamos mais profundamente no vídeo a seguir.
2 – Defina o objetivo
Esta é uma campanha de branding de produto ou da empresa? Com ela, você deseja se posicionar ou reposicionar no mercado? São perguntas que podem nortear a definição do objetivo e metas desta ação e, consequentemente, seus resultados.
Lembre-se também, de estipular métricas para medir o desempenho da campanha ao final do processo. São elas que vão orientar as possíveis mudanças nas suas estratégias e plano de ação. Afinal, com dados, você poderá identificar onde, como e quando a tática da sua campanha de marketing não foi eficiente.
3 – Defina os canais de atuação
Sua marca deve estar, onde seu público está! A escolha pelos canais onde realizar a campanha deve ser estratégica e minuciosa. Assim, avalie as redes sociais, marketing de conteúdo, realização de eventos e, até mesmo, anúncios na mídia tradicional.
4 – Estruture um planejamento
O que você vai falar e quanto tempo a campanha vai durar?
Crie um plano de ação detalhando aspectos como:
- Período de atuação da campanha;
- Canais selecionados;
- Conteúdos tratados.
5 – Avalie os resultados
Esta é a hora de resgatar as métricas para avaliar se os resultados se adequam aos objetivos.
Se você quer conhecer mais sobre o que é branding, marketing e muito mais, não deixe de acompanhar outros conteúdos do blog da Beatz!
Precisa de apoio para criar sua campanha de branding?
Pois bem, como você leu neste artigo, conhecer as estratégias de digital é essencial para realizar uma campanha de branding efetiva e com resultados mensuráveis. E para isso, a equipe da Beatz Digital está aqui para te ajudar!
Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para empresas como a sua!