Como atrair clientes? Vá além dos métodos de prospecção tradicionais
Desde o princípio do marketing, descobrir como atrair clientes sempre foi uma dúvida pertinente para a rotina de profissionais da área. Era comum se deparar com estratégias que tinham enfoque em prospecção, ou seja, contato ativo com clientes em potencial.
Mas, o mundo mudou e o mercado mais ainda. Hoje, não se vê mais em empresas com potencial de crescimento, esse tipo de atividade sendo realizada.
Afinal, não precisamos mais estabelecer um contato forçado com o cliente, o que muitas vezes acaba se tornando uma prática malvista entre os consumidores. Mas então, como as empresas vendem atualmente?
É isso que vamos mostrar para você, além de dar todas as dicas para que os seus próximos clientes venham até a sua empresa, e não o contrário.
Confira todos os detalhes e aproveite as informações!
Por que a sua empresa precisa descobrir como atrair clientes?
Como vimos anteriormente, o mercado está em constante mudança, por isso, suas estratégias devem acompanhar esse fluxo. Algo há muito tempo dispensado por empresas que focam na evolução do segmento de marketing, é a prospecção ativa de leads.
Além do tempo gasto com leads não qualificados, esse processo pode ser visto de maneira negativa pelos consumidores. Dessa forma, o marketing evoluiu a tal ponto, que hoje podemos contar com clientes em potencial que descobrem a sua marca e podem estabelecer o primeiro contato.
Desse modo, você pode concluir uma venda de maneira assertiva, e potencializada por informações que você conquista antes mesmo desse contato.
Contando dessa forma, parece até mentira. Mas eu posso te provar que é possível atrair clientes e aumentar o seu faturamento, além de nutrir o mercado para evitar que o seu produto/serviço seja confundido ou não atenda as expectativas do público.
Isso realmente pode funcionar para o seu negócio?
O marketing digital, vai muito além daquilo que você, provavelmente, já viu em stories de “gurus do marketing” nas redes sociais. Ele é um passo natural para toda empresa que visa crescimento. Afinal, estar presente na internet hoje, é estar diante de um público gigantesco, que diariamente se depara com o seu produto.
Mas, antes disso, você precisa entender as razões pelas quais a sua empresa deve estar atenta para esse tipo de oportunidade.
De acordo com o levantamento feito pela empresa Comscore, o Brasil é o terceiro no ranque de países que mais utilizam redes sociais. A pesquisa aponta que ao todo, são mais 130 milhões de contas ativas e, quase 97% desse valor indica usuários únicos.
Você pode até argumentar que esses números não representam um público real para a sua empresa. Mas, uma parcela dele pode estar navegando pela internet, e se deparar com algo que pode ajudá-los. Talvez, eles estivessem procurando por um produto parecido com o seu, só não encontraram a oportunidade certa, e você precisa mostrar isso para eles.
As pessoas estão a todo instante buscando por novos conteúdos. Se você consegue unir isso às caracteristicas da sua solução… Parabéns, você sabe fazer marketing!
Reivindicar o seu espaço na internet, é a melhor forma de mostrar ao seu público as vantagens da sua empresa, e no meio disso, identificar os melhores compradores.
Quer saber como?
Continue a leitura e confira as dicas que eu trouxe logo abaixo. Aproveite!
Como atrair clientes para o seu negócio?
Ok! Você já sabe que a sua empresa tem que se posicionar na internet, e que isso pode abrir portas para que os seus clientes venham até você. Mas, como fazer isso na prática?
Dentro do marketing digital, temos um conceito bastante difundido que ainda passa por adaptações. O inbound marketing foi, por muito tempo, a última palavra quando o assunto é marketing digital.
Aqui na Beatz, por exemplo, mantivemos o objetivo e exploramos as possibilidades, para que os processos estivessem alinhados ao dia a dia das empresas que atendemos.
Assim, surgiu o Trust Marketing, ou Marketing de Confiança. Ele reúne as principais etapas de uma estratégia que visa aproximar o público, gerar confiança e finalizar a venda para a pessoa certa.
Desse modo, potencializa os processos utilizados para divulgar um produto, por exemplo, fazendo com que seus clientes estejam prontos para comprar, no momento certo.
Mas, sem mais enrolações, vamos às dicas! Confira alguns dos processos e etapas que seguimos para entregar os melhores resultados para os nossos clientes.
Planejamento
Em primeiro lugar, temos o ponto central de qualquer campanha. O planejamento, seja ele de conteúdo ou de anúncios, é essencial para uma estratégia eficiente.
Nosso método de trabalho se caracteriza por três etapas: queremos gerar reconhecimento, confiança e, por fim, vender.
Acreditamos que isso é suficiente para que um negócio alcance os seus objetivos. Para isso, alinhamos todas as ferramentas em um planejamento que engloba todas as etapas do processo. Desde a criação de conteúdo orgânico até o desenvolvimento de campanhas pagas, tudo deve ser especificado.
Conteúdo orgânico
Nutrir um público, é o processo de disseminar conhecimento relacionado a sua solução. Para isso, utilizamos estratégias consolidadas de conteúdos orgânicos através de ferramentas como blog e posts em redes sociais, entre outros.
Com isso, atendemos as demandas existentes na internet e consolidamos marcas como auxiliadoras no processo de pesquisa. Desse modo, pode até ser que ele não compre em um primeiro momento, mas vai se lembrar da sua marca quando tomar essa decisão.
Isso porque, você pode conquistar a confiança desse lead e fazer com que ele veja a sua empresa como referência no assunto.
Mídia paga
Para entender como atrair clientes para a sua empresa, precisamos compreender a importância que uma estratégia de mídia paga oferece para o seu negócio.
Desse modo, estabelecemos na Beatz, um processo que mescla ações que visam resultados e criatividade.
Como vimos anteriormente, a quantidade de pessoas consumindo conteúdo nas redes sociais é imensa. Para saber qual o melhor público, é preciso entendê-lo a fundo, e então segmentá-lo da melhor maneira possível.
Além disso, existem pesquisas que indicam que, apenas em dezembro de 2022, o Brasil foi responsável por 352 milhões de minutos de conteúdo consumido em plataformas como Facebook, YouTube e Instagram.
Ou seja, são muitas pessoas e muito conteúdo. Com isso, sabemos que precisamos nos destacar nesse processo. É por isso que consideramos tudo o que venha a interferir no modo que os clientes possam ser impactados.
Estratégia. Segmentação. Criatividade. Essas três coisas podem ser diferenciais imensos quando o assunto é resultado.
Será que agora você sabe como atrair clientes para a sua empresa? Esperamos que o artigo tenha ajudado nesse processo.
Mas, para todos os efeitos, o blog da Beatz está cheio de conteúdos muito interessantes para quem está apostando em uma nova estratégia de marketing, ou para quem quer aprender mais sobre o assunto.
Que tal dar uma conferida nos melhores artigos sobre gestão, marketing e vendas?
Ahh… não podemos esquecer de mencionar: se você acha que está pronto para um novo passo em marketing digital, pode entrar em contato conosco. Como você pode perceber, temos tudo que o seu negócio precisa para decolar no mercado!