Confira as 5 ferramentas de SEO indispensáveis para as suas estratégias de marketing digital
Um dos maiores aliados dos profissionais de marketing digital, é o SEO (Search Engine Optimization). Afinal, esse é um conjunto de práticas que pode potencializar a sua estratégia de conteúdo orgânico e, assim, melhorar os seus resultados sem a necessidade de grandes investimentos.
Para aplicá-lo, basta se dedicar a estudar alguns tópicos importantes para o processo, e claro, você deve contar com ferramentas de SEO para auxiliá-lo.
Se você ainda não sabe quais são as diretrizes de uma boa estratégia para otimização dos conteúdos para mecanismos de busca, vamos explorar essas vertentes antes de nos aprofundarmos no tema central desse artigo. Dessa forma, neste texto você encontra tudo que precisa para potencializar as suas estratégias orgânicas.
Vamos traçar um caminho, do ponto A ao ponto B, vamos estabelecer a linha de partida e o seu objetivo, e definir qual a melhor ferramenta de SEO para te ajudar a percorrer esse trajeto. Sem mais enrolações, vamos nessa!
O que são ferramentas de SEO?
Como vimos anteriormente, SEO é o conjunto de práticas essenciais para otimizar as páginas de um site para os mecanismos de busca. Mas, por que as empresas devem investir em SEO?
Quando pensamos em uma estratégia de marketing, temos dois caminhos para seguir. O primeiro deles, é através de mídia paga, e o segundo, por meio de conteúdos que não necessitam de investimentos para alcance, ou qualquer outra métrica que você queira conquistar. Ou seja, o conteúdo orgânico depende unicamente das estratégias para que ele se torne relevante e otimizado para a plataforma na qual é divulgado.
Desse modo, temos o SEO (Search Engine Optimization) que, como vimos anteriormente, se caracteriza por um conjunto de práticas que o Google, por exemplo, utiliza para definir um posicionamento para uma página nas SERPs. Assim, potencializando o alcance e os resultados que você pode obter com um artigo de blog, por exemplo.
Como toda estratégia, temos algumas ferramentas que podem aprimorar a aplicação de SEO na rotina de marketing da sua empresa. Dessa forma, você pode ter suporte desde o planejamento de conteúdo até a análise de resultados.
De certo modo, elas são fundamentais para que o seu negócio esteja por dentro das novidades e tendências do setor, fazendo com que a sua estratégia esteja em consonância com as demandas do seu público-alvo. Entretanto, um dos principais problemas ao escolher uma plataforma, é a oferta de soluções que pode acabar confundindo quem está à procura de uma plataforma.
Pensando nisso, separamos 5 das principais ferramentas de SEO para te ajudar nesse processo. Confira a seguir!
5 ferramentas de SEO para aprimorar sua estratégia
Como mencionado, as ferramentas de SEO são fundamentais para a estruturação de uma estratégia para otimização das suas páginas nos mecanismos de busca. Por isso, trouxemos algumas que são aplicadas no dia a dia da Beatz, e já nos ajudou a conquistar resultados surpreendentes para os nossos clientes.
Vamos ao que interessa!
Google Analytics
O Google Analytics oferece uma visão detalhada do tráfego do seu site. Ele permite rastrear visitantes, origens de tráfego, comportamento do usuário e taxas de conversão. Esses dados são fundamentais para entender o desempenho das suas páginas e tomar decisões assertivas.
Google Search Console
Já o Google Search Console ajuda a monitorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Google. Ele fornece informações sobre indexação, erros de rastreamento, termos de pesquisa que direcionam o tráfego para o seu site e sugestões de melhorias técnicas.
Yoast SEO
O Yoast SEO é um plugin popular para WordPress que auxilia na otimização on-page do seu site. Ele fornece orientações para melhorar títulos, meta descrições, estrutura de URL, densidade de palavras-chave e muito mais, ajudando a melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca.
Answer The Public
O Answer The Public é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que ajuda a entender quais perguntas e tópicos estão sendo buscados pelos usuários. Isso é valioso para criar conteúdo relevante e responder às perguntas do seu público-alvo, aumentando a probabilidade de classificação em pesquisas relacionadas.
SEMrush
O SEMrush continua sendo uma ferramenta poderosa para pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes, monitoramento de posição nos resultados de pesquisa e muito mais. Desse modo, ele é capaz de oferecer insights valiosos para otimizar sua estratégia de SEO.
Como utilizar essas ferramentas de SEO?
Ok… agora você sabe quais são as melhores ferramentas de SEO para ajudar na rotina de marketing da sua empresa. Mas, como aplicá-las e extrair delas os melhores resultados?
A principal dica para esse objetivo é investir na consultoria de uma agência especializada em SEO. A Beatz, por exemplo, utiliza diariamente todas essas ferramentas e, através delas, conseguimos entregar os melhores resultados para os nossos clientes.
Mas, não para por aí! Podemos ajudar a sua empresa em tudo o que é relacionado a marketing, desde a configuração das ferramentas de SEO, até a estruturação de planejamentos completos de conteúdo.
Para isso, aplicamos estratégias consolidadas no mercado e testadas desde 2004, passando por constantes melhorias para se adaptar a rotina de empresas como a sua. Quer saber mais sobre o assunto?
Entre em contato agora mesmo e confira todos os detalhes da estratégia que promete revolucionar o marketing aplicado para o sucesso do seu negócio. Não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais. Lá você fica por dentro de dicas e todas as novidades da Beatz!