Brand Experience é a tendência que vai mudar a forma como os consumidores veem as marcas
Brand experience ou experiência de marca é o conjunto de sensações, sentimentos e pensamentos provenientes da interação entre a marca e consumidor.
O conceito tem ganhado a atenção de marcas mundo afora por conta de sua significativa relevância em se tratando do desempenho das estratégias de marketing e vendas.
O que é Brand Experience?
Em tradução livre do inglês, brand experience significa experiência de marca e é um conceito que tem ganhado a atenção de muitos estrategistas de marca de todo o mundo.
Mais do que uma estratégia, o brand experience é um conjunto de sensações, pensamentos e interações que um consumidor pode ter com uma marca. Podemos dizer que essa experiência acompanha a pessoa por toda a sua jornada com determinada marca, incluindo diversos pontos de contato que contribuem para se atribuir uma imagem a ela.
Dessa forma, tudo isso perpassa por uma série de fatores, estratégias e ações que a empresa pode desenvolver, tanto para promover seus produtos ou serviços quanto para se relacionar com seus consumidores.
Em outras palavras, se estamos falando sobre a experiência que uma pessoa tem ao se relacionar com uma marca, devemos nos atentar a todos os pontos de contato desta relação: produto ou serviço, publicidade, marketing digital, pós-vendas, entre outros.
Na atualidade, o fator da experiência é um dos aspectos mais importantes na decisão de compra ou recompra dos consumidores, assim como, se vão ou não recomendar determinada empresa.
Brand Experience vs. User Experience
No entanto, não podemos confundir brand experience com user experience. Embora ambos tenham relação com a satisfação e contentamento do consumidor diante de determinada empresa, eles apresentam uma diferença importante.
Enquanto o brand experience se refere à experiência que temos com a marca no geral, perpassando todas as suas ações, o user experience está restrito ao âmbito do produto. Ou seja, podemos considerar que o user experience é um dos componentes fundamentais do brand experience.
Isso porque, mesmo após uma má experiência com um produto, um consumidor pode muito bem continuar apoiando a marca por gostar de outros de seus produtos, por ser bem atendido ou até mesmo por concordar com seus valores.
3 exemplos práticos e memoráveis de brand experience
- A ambientação dos parques da Disney que criam uma sensação de deslumbramento e animação em quem anda por lá;
- O senso de comunidade que ambientes participativos para grupos de estudantes de cursos on-line;
- O rápido envio de produtos para compras realizadas em marketplaces como a Amazon e o Mercado Livre;
A importância do Brand Experience
Mais do que nunca, os consumidores têm acesso a um número enorme de opções de serviços e produtos nos mais diversos setores. Assim, em meio a tanta concorrência, cada marca precisa se diferenciar para que se destaque para além da simples competição de preço ou qualidade.
Além disso, sabemos que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Para muitos, a qualidade é um pré-requisito básico, buscando assim, uma satisfação por completo. Para evitar que corram para os braços do concorrente, as marcas precisam atingir as expectativas de seus clientes e entregar aquele “algo a mais”, tornando-se memorável.
Também não podemos negar o crescimento exponencial na quantidade de marcas apostando em estratégias de humanização. Afinal, essa é outra característica que os consumidores buscam: conexão. Assim, investir em boas práticas de brand experience é criar um senso de comunidade e um relacionamento de sucesso com o público.
Em resumo, podemos citar os seguintes principais impactos positivos do brand experience:
- Obtenção da lealdade dos consumidores;
- Aumento do brand awareness (reconhecimento da marca);
- Aumento das vendas;
- Consolidação da reputação.
Como inserir a técnica na sua marca
Como você pode conferir ao longo deste artigo, o brand experience, por si só, não é uma estratégia, tampouco uma técnica. Mas, para começar a construir uma boa experiência da sua marca com seus consumidores, você pode pensar em algumas boas práticas que te levarão a tal objetivo.
De início, é preciso compreender profundamente a sua empresa, a identidade, essência e quais são os ideais da marca. Além de mapear muito bem seu público, criando uma persona que possa te guiar no desenvolvimento das estratégias. Assim, fica mais fácil de suprir as expectativas dos clientes ao mesmo tempo que permanece consistente aos valores e missões da empresa.
Dessa forma, podemos compreender que cada empresa terá uma abordagem diferente para a experiência da marca, a fim de criar estratégias personalizadas para seus objetivos e seu público. Seja como for, existem sim, algumas dicas que podem nos orientar neste processo.
A emblemática Amazon, uma multinacional de tecnologia, a cada dia que passa, prova ainda mais que conhece muito bem de brand experience, especialmente ao ganhar fama pela eficiência em seu e-commerce. Assim, a marca afirma que se pode dividir as técnicas de brand experience em quatro pilares, descritos a seguir.
Publicidade
A forma como os consumidores entram em contato com a sua marca pode ou não gerar uma experiência boa. É preciso pensar não só em ser convincente, mas também, em comunicar de forma cativante e agradável.
Atendimento e serviço ao consumidor
Neste aspecto, é possível se construir uma relação mais direta com os clientes. Esta é uma forma de resolver problemas e mostrar que a empresa se importa de verdade com aquela pessoa.
Produtos
Este ponto de contato com o consumidor inclui desde design e embalagem até a qualidade e funcionalidade do produto.
Marketing digital
Imagina uma empresa que tenha um ótimo produto, mas seu site não tem informações coerentes ou suas redes sociais estão desatualizadas. Certamente, a experiência não será boa.
Em matéria de Marketing digital, você pode contar com a Beatz! Sim, nós entregamos uma solução completa para a sua empresa se destacar no universo on-line. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.