Já tentou subir de ranking no Google, mas não conseguiu? Revelamos as 3 principais dicas das grandes agências de marketing
Quer saber como conquistar as 10 melhores posições nas páginas de resultados de um dos maiores buscadores do planeta? Continue a leitura e veja as dicas que separamos para você!
A internet é um ambiente muito vasto e que oferece oportunidades únicas para empresas mostrarem seus produtos e serviços. Mas, sem planejamento, é provável que a sua presença ali nem seja notada. Conquistar o seu espaço, é uma tarefa que requer pensamento estratégico. Desse modo, conhecer a metodologia de um dos maiores buscadores do planeta, é uma mão na roda quando o assunto é ranquear organicamente.
Para você que não sabe, o Google — assim como os demais buscadores online — é uma ferramenta de pesquisa para os usuários, mas também um serviço oferecido por uma corporação. Sendo assim, ele apresenta critérios de qualidade naquilo que entrega, afinal, nenhuma empresa quer ser malvista por aqueles que recorrem ao seu auxílio.
Para garantir uma boa experiência, o Google aposta em um ranking que lista as melhores respostas para as possíveis perguntas que um usuário pode fazer. É sobre isso que vamos falar hoje.
Então, se você busca por formas de colocar o seu site no topo das pesquisas dos maiores buscadores on-line, implementar as melhores práticas deve ser algo que guie o seu planejamento. Por isso, hoje eu vou te contar as 5 melhores estratégias para colocar o seu site nas primeiras posições do Google.
Não importa seu objetivo — seja aumentar leads ou atrair mais visitantes — com certeza você vai encontrar a resposta para alcançá-lo, neste artigo. Sem mais delongas, continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes sobre o assunto!
Aparecer no ranking do Google ainda é vantajoso?
Não pense que investir no planejamento e criação de conteúdo que ranqueia é uma perda de tempo. Afinal, é como falamos anteriormente, o Google é um espaço vasto e explorá-lo sem um plano pode não ser o ideal. Antes de mais nada, você tem que entender qual a razão para apostar em estratégias que visem o bom posicionamento da sua marca no buscador.
Em primeiro lugar, eu preciso te dizer que obter posições baixas no ranking do Google não é algo atrelado exclusivamente à qualidade do seu conteúdo. Atualmente, a plataforma lista mais de 200 critérios de avaliação, e cada um deles pode apresentar peso diferente em sua nota final. Tudo depende de variáveis, ou seja, a maioria das suas apostas será incerta. Mas isso não quer dizer que podem ser impensadas.
Para termos um panorama antes de nos aprofundar no assunto, conforme os dados mais recentes disponibilizados pelo Google, foram realizados mais de 17.500 experimentos de tráfego vivo. Além disso, a plataforma apostou em mais de 380.000 testes de qualidade de pesquisa, o que significa que o investimento em resultados cada vez mais segmentados está sendo alto. O resultado disso tudo: 62.937 recursos para melhorar os resultados apresentados aos usuários.
Se você está refletindo sobre as vantagens das estratégias de SEO, talvez esteja atrasado entre os seus concorrentes
Refletir sobre a importância de entender o mecanismo já não é uma discussão, há muito tempo, na verdade. Se você continua pensando sobre “se deve ou não investir em SEO”, essa conversa vai ser um pouco mais longa do que imaginávamos. Mas, se acompanha os conteúdos da Beatz, sei que já sabe sobre essas vantagens.
Entretanto, para além da cartilha de “SEO do ano”, existem outros pontos essenciais a serem observados. Por exemplo, você sabia sobre a necessidade de atualização dos conteúdos produzidos para o seu site? O Google está em constante aprimoramento, como vimos anteriormente. Então, por qual motivo seu conteúdo não acompanha esse avanço?
Aqui abro o meu primeiro alerta. Não estou dizendo que seguir as recomendações do Google fará com que suas vendas aumentem do dia para noite. Mas, seguir esses tópicos é essencial para que seus resultados não sejam impactados, o resto é adaptação e ajuste. De fato, seguir as diretrizes do Google estabelece um cenário propício ao aumento de visitantes de modo orgânico. Não à toa, o SEO é visto como uma das principais ferramentas para 59% das empresas da América Latina que enxergam no marketing digital, uma porta para o sucesso.
Ok… então, como alcançar o topo do ranking do Google?
Como eu disse antes, o Google não é apenas uma plataforma de pesquisa, é uma empresa. Você, com certeza, quer entregar o melhor para os seus clientes e, se não entregar, provavelmente vai receber reclamações. Ao pesquisar algo no buscador, a relação é a mesma.
Ao procurar por uma palavra-chave e se deparar com uma SERP (Search Engine Results Page), a famosa página de resultados dos buscadores on-line, o Google vai querer entregar exatamente o que você procurava, sendo a sua pesquisa específica ou não. Afinal, ele quer que você tenha uma boa experiência e não precise migrar para um concorrente.
Desse modo, ele considera diversos fatores, tanto do perfil de usuário quanto dos conteúdos que se encaixem no termo utilizado para pesquisar, cruzando essas informações e chegando em um denominador comum. Depois disso, ainda existem outros critérios após a escolha do resultado que mais agrada o usuário, como por exemplo:
- Tempo de permanência no site;
- Responsividade da página;
- Explorar o linkbuilding;
- Entre outros pontos.
Tudo isso colabora para que a plataforma entenda o seu conteúdo como algo relevante para aquele tipo de pesquisa. Assim, potencializando a entrega e fazendo com que o seu site apareça cada vez mais no topo das pesquisas.
Pode dar mais trabalho do que se imagina, mas os resultados compensam
De novo, não pense que isso é uma tarefa simples. Estar entre os dez mais bem colocados de uma palavra-chave, não é fácil. E isso pode se intensificar quando pensamos em termos de ampla concorrência, ou seja, aqueles em que muitos sites querem ranquear. Por isso, paciência, cautela e planejamento não podem faltar no seu dia a dia de SEO.
Mas, eu não escrevi tudo isso para te abandonar no meio da jornada. Se você chegou até aqui, deve estar esperando pelas 3 dicas “milagrosas“. Na verdade, não é nenhum milagre, é estratégia. Existem algumas regras básicas para potencializar os resultados dos seus conteúdos e conquistar cada vez mais visitantes de modo orgânico. Então, vamos ao que interessa!
1. Comece com uma base sólida
Três letrinhas podem revolucionar uma estratégia de conteúdo para blog: SEO, ou, Search Engine Optimization. E, é impossível você não ter visto nada sobre isso na internet, afinal, tudo que se pesquisa sobre marketing digital, uma hora ou outra acaba tropeçando em SEO.
Investir em estratégias de SEO é dizer ao ranking do Google que você está se esforçando para conquistar o seu espaço e que está pronto para brigar pelo seu lugar nas pesquisas. Uma base sólida é construída com estratégias avançadas de SEO, seja de estruturação de conteúdo ou de links internos e externos (backlinks).
Então, comece com esses passos para garantir que, no futuro, você tenha feito tudo certo para aproveitar os resultados. Para te ajudar, separei um conteúdo mais do que especial da Beatz, um Guia de SEO Completo!
2. Ofereça uma ótima experiência na página
Eu falei antes sobre a importância do Google garantir uma boa experiência para o seu usuário, afinal, esse é o trabalho dele. Mas, não pense que isso acaba na barra de pesquisa. O Google considera a experiência do usuário até mesmo dentro do seu site e, isso é o que chamamos de métrica de satisfação do visitante.
Lembra quando falei sobre mais de 200 critérios de avaliação? Pois bem, esse é apenas um deles que, por fim, engloba diversos outros tópicos.
Por exemplo, é preciso atentar-se à velocidade de carregamento dos recursos da sua página, além de encontrar a melhor estruturação para os conteúdos. Da mesma maneira, você não pode fazer uploads de arquivos muito pesados, de forma que o seu site demore para carregar todos os itens. Problemas como esse podem estragar a experiência do usuário e fazer com que ele saia mais rápido da sua página. E como sabemos, esse é um fator que indica ao Google que talvez você não esteja pronto para aparecer nas primeiras posições.
3. Otimize seu conteúdo para o Google e não se esqueça de quem vai lê-lo
É comum na rotina de profissionais de marketing — mais comum ainda entre os principiantes — criar conteúdos para agradar um robô. Achamos que ao facilitar as coisas para o Google, é quase impossível não ranquear um conteúdo, mas saiba que a história é um pouco mais complexa do que escrever para o C3PO.
Ok… quem vai entregar o seu blog é um robô, mas quem vai ler de fato, e definir se o que você escreveu é bom ou ruim, não. Então, de forma alguma esqueça que do outro lado existe uma pessoa interessada naquele assunto, que tem suas referências, gostos particulares e curiosidades. Explore isso, assim como eu fiz ali em cima, com o C3PO. Tenho certeza de que você já viu ele por aí, nas telonas ou nos memes.
Mas, não podemos esquecer o outro lado da moeda. Você precisará tornar o seu conteúdo amigável para o Google, deixando-o mais fácil de localizar e catalogar, alcançando, assim, melhores posições nas SERPs. Dica para isso é o que não falta. Aquele Guia que indiquei mais acima, está recheado de informações para te ajudar nesse processo.
Gostou das dicas para levar o seu site ao topo do ranking no Google? Quer ter acesso a mais formas de aumentar as chances de otimizar os seus conteúdos? Acompanhe nosso blog e obtenha resultados cada vez melhores!
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