Agência publicitária de hoje: 5 serviços que se adaptaram às novas dinâmicas do mercado
Não é raro que as empresas contratem os serviços de uma agência publicitária sem conhecer muito bem este mercado, e assim, acabam não sabendo com exatidão o que esperar. Também é comum que se imagine, que o investimento em publicidade é muito alto e inacessível para as pequenas e médias empresas, ao associar esta atividade às peças publicitárias grandiosas presentes nos intervalos comerciais da TV, ou entre as páginas de revistas, por exemplo.
No entanto, em meio à rapidez das inovações tecnológicas, as agências publicitárias diversificaram ainda mais os seus serviços (que já eram bastante diversos), ampliando as possibilidades de atender qualquer tipo de negócio, conforme seus objetivos, expectativas e disponibilidade de recursos.
Agência publicitária ontem, hoje e para sempre
Hoje, existem diversos tipos de agências que visam implementar ações para promover e desenvolver os negócios de empresas por meio da comunicação: agências de marketing, agências de marketing digital, agências de branding, agências de relações públicas… a lista é grande.
Por outro lado, podemos considerar as agências de publicidade pioneiras neste modelo. Sua origem data do final do século XIX, em meio ao desenvolvimento industrial e comercial, assim como o surgimento da imprensa. Uma dinâmica que impulsionou a necessidade de promover produtos e serviços.
Nessa época, o serviço publicitário era basicamente um modelo de cobrança por comissões na venda de espaços de divulgação de produtos ou serviços em jornais. Ainda assim, é da essência das agências publicitárias a inovação e adaptação às novas tecnologias. Isso nos leva ao cenário atual, com inúmeras possibilidades em termos de promoção e divulgação de produtos.
De outdoors em avenidas movimentadas à gestão de redes sociais, as agências publicitárias inovam ao mesmo tempo em que conservam algumas práticas tradicionais. Atendendo às demandas e necessidades do público de cada empresa.
Tradição e inovação nos serviços publicitários
Qual é a primeira coisa que vem a sua mente quando você escuta a palavra publicidade? É bem provável que você imagine uma daquelas peças publicitárias marcantes e inesquecíveis por serem altamente criativas ou porque têm muito apelo emocional. Também não é raro que pensemos nos vídeos publicitários veiculados durante a programação da TV, que, de tão bons, acabam também, servindo como entretenimento. E aquele slogan ou frase de efeito que você nunca esquece?
Pois bem, os serviços das agências de publicidade não se resumem aos formatos, mas sim, no conceito desta atividade. Veicular um vídeo na televisão ou comprar espaço publicitário no jornal é apenas o meio para aplicar a criatividade na divulgação de produtos e serviços. Também é uma forma de desenvolver no público o sentimento de desejo e intenção de compra.
01 – Gestão de patrocínio
O patrocínio é um formato de publicidade muito comum, principalmente no mundo dos esportes, arte, entretenimento, entre outros setores que dependem do investimento de empresas para se estruturarem. Em alguns casos, é uma agência publicitária que faz a ligação entre a empresa que deseja patrocinar, e aquele que receberá o investimento. Hoje em dia esses serviços tiveram que se adaptar, com a insurgência de e-sports e produtores de conteúdo da internet.
02 – Compra do espaço publicitário
Uma característica interessante da estrutura do mercado publicitário no Brasil é que, diferente de países da Europa ou Estados Unidos, aqui as agências concentram o trabalho de criação e compra do espaço em si mesmas. Isto é, o desenvolvimento das peças criativas e a compra do espaço onde serão veiculadas, geralmente, não é dividido entre duas agências. Esse tipo de serviço é tão comum na mídia tradicional – com a compra dos espaços publicitários nos jornais – quanto nas mídias digitais.
03 – Marketing de Conteúdo
Já ouviu falar do Guia Michelin? Aquela publicação anual atribui estrelas aos restaurantes, como um símbolo de excelência culinária. Pois bem, ele é, na verdade, uma ação publicitária criada em 1900 para promover a marca e aumentar as vendas da empresa de pneus Michelin, o que hoje poderia ser considerado uma estratégia de marketing de conteúdo.
Isso mostra que produzir conteúdo rico para os consumidores é tão comum hoje em meio aos blogs e redes sociais, quanto fora do passado. O que mudou foi o formato.
04 – Marketing de influência
São as agências de publicidade que geralmente têm a responsabilidade de selecionar as pessoas que serão a cara da marca, o que geralmente é feito por meio do poder de influência de celebridades ou pessoas bem conceituadas em determinado setor. O que é, tradicionalmente feito, ao associar uma atriz ou ator famoso a uma marca em eventos, ou peças publicitárias, também é realizado com o que chamamos hoje de marketing de influência, estratégia que envolve colaboração entre marcas e “influenciadores” digitais, com um público engajado que confia em suas opiniões e recomendações.
05 – Gestão de mídias
Se atentar às tendências, usar “memes” ou fatos que mobilizaram o público, bem como, acompanhar o desempenho e engajamento do público com as campanhas, são atividades comuns tanto na publicidade via mídia tradicional, como televisão e rádio, quanto nas redes sociais. Por isso, também é um serviço das agências de publicidade a gestão das redes sociais do cliente, desde a elaboração do planejamento estratégico até a criação e análise dos resultados.
Estes são apenas 5 dos inúmeros serviços que uma agência publicitária pode oferecer a sua empresa. Contudo, cada agência tem sua dinâmica própria, podendo trabalhar com serviços mais especializados ou mais abrangentes. Por isso, antes de selecionar aquela em que você vai confiar a comunicação da sua empresa, é importante pesquisar os serviços que ela oferece, e alguns de seus casos de sucesso.
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