API WhatsApp: como usar a automatização para auxiliar na comunicação da sua empresa?
API WhatsApp é uma maneira de potencializar o desempenho das suas estratégias de marketing e vendas por meio da integração do WhatsApp em outras plataformas, bem como, a automatização da comunicação.
Neste artigo você confere sua importância e como ela funciona. Então, continue a leitura e aproveite!
O PAPEL DO WHATSAPP NA COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS
Não é preciso falar muito para explicar que o WhatsApp é um verdadeiro fenômeno da comunicação interpessoal e mercadológica, especialmente no Brasil. Afinal, é “nas terras Tupiniquins” que se encontra o maior número de usuários da plataforma em todo o mundo.
Isso mesmo, o país soma mais de 120 milhões de contas ativas, o que é cerca de 70% de toda a parcela da sua população com acesso à internet. Inclusive, ele é o principal aplicativo de mensagens usado por aqui. A expressiva maior fatia deste mercado é do WhatsApp, com 90% dele.
Por conta do fácil acesso, caráter intuitivo e de simples aprendizado, bem como, a ampla cobertura do serviço, ele se transformou rapidamente em uma ferramenta de vendas e comunicação para muitas empresas.
WhatsApp Business
Na atualidade, existem diversas maneiras de usar o WhatsApp para fins comerciais, especialmente com a chegada do WhatsApp Business em 2018. Já bastante popularizada, a ferramenta conta com alguns recursos importantes para auxiliar na administração de empresas. Por exemplo, é possível adicionar ao perfil um catálogo de produtos ou serviços, além de endereço, horário de funcionamento e outras informações.
Assim, as empresas de todos os tamanhos e setores do mercado podem usá-lo para o atendimento ao cliente, oferecer suporte pós-venda e responder a perguntas voltadas a vendas, ou, até mesmo enviar notificações de eventos ou ofertas.
O WhatsApp Business por si só já oferece uma variedade de ferramentas de atendimento ao cliente, como o envio de mensagens automáticas, agilizando as respostas. Porém, isso pode não ser o suficiente para as empresas com uma carteira de clientes maior, porque são soluções bastante manuais.
Para automatizar numerosos processos, existe WhatsApp API, uma versão do WhatsApp Business que permite sua integração com outros aplicativos, tornando o atendimento verdadeiramente automático.
API WHATSAPP: QUAL É A IMPORTÂNCIA?
O que é API
Antes de falarmos especificamente sobre o WhatsApp API, façamos uma breve pausa para explicar o que significa esse termo. API é a sigla para application programming interface, inglês para interface de programação de aplicativos.
Isso, nada mais é do que um grupo de diretrizes que definem como dois softwares podem se comunicar entre si. Em outras palavras, as APIs são usadas para incorporar dados e funcionalidades entre aplicativos. Sendo assim, são muito utilizados pelas plataformas de automação de redes sociais e e-mail, por exemplo.
Benefícios do WhatsApp API
Um número, vários usuários
Por meio do WhatsApp API é possível integrar uma conta comercial em sites e outros aplicativos, assim como, disponibilizar o uso de um único número em diversos dispositivos. Dessa forma é possível centralizar o atendimento ao cliente em um único número, ao mesmo tempo que permite ampliar o time de atendimento, agilizando a conversa com os clientes.
Isso é especialmente importante considerando a nova atualização da lei do SAC, promulgada em outubro de 2022. Entre outras mudanças, agora ela reconhece as redes sociais – grupo de inclui WhatsApp – como uma opção de canal de SAC.
Chatbot
Além disso, esses recursos expandem as possibilidades de respostas automáticas. Ou seja, não se restringe às mensagens genéricas de boas-vindas ou horário de atendimento, mas, também viabiliza formulários e respostas personalizadas para determinadas palavras-chave.
Integrações
As integrações são facilitadas pelo API WhatsApp, e garantem que se tenha um fluxo de trabalho mais organizado e unificado. Por exemplo, uma empresa pode adquirir um lead em seu site e todo o fluxo de relacionamento ser realizado via WhatsApp, tornando a comunicação mais intimista e próxima do dia a dia dos clientes.
Marketing digital
Sim, é possível realizar ações de marketing digital também pelo WhatsApp e o API te ajuda a automatizá-lo. Com ele, você pode criar um fluxo de mensagens para criar um relacionamento com seus clientes, divulgar novidades e promoções, e vinculá-la às landing pages para manter contato com novos leads etc.
Tudo isso e muito mais são especialidades da Beatz. Então se você deseja potencializar suas estratégias de marketing digital, conte com a gente. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.
COMO IMPLEMENTAR API DO WHATSAPP?
Porém, para implementar a API do WhatsApp no seu negócio, indica-se a contratação de uma ferramenta especializada. Isso porque, assim como as ferramentas de redes sociais como o MLabs, ou e-mail marketing e CRM como RD Station, as ferramentas de API para WhatsApp garantem uma maior segurança na gestão dos dados de seus clientes. Além disso, promove um ambiente organizado para a administração das atividades.
Existem diversas empresas que fornecem esse tipo de serviço, como a Blip, a Tallos, a SleekFlow, dentre outras. O ideal é que você opte por aquela que apresente um melhor custo-benefício para o seu negócio.
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