Descubra quais são as principais métricas de marketing digital e analise sua estratégia corretamente
Uma estratégia de marketing é formada por diversas etapas, cada uma dela com a sua importância. Desse modo, é preciso entendê-las a fundo e seguir todas à risca. Um desses passos que, muitas vezes, é deixado de lado, é referente a análise de métricas de marketing digital.
Esse é um processo muito importante para a sua estratégia, porque, é através dele que podemos tomar medidas cada vez mais assertivas para uma campanha. Além disso, analisar dados concretos é uma forma de entender se os investimentos em marketing estão trazendo resultados significativos.
Afinal, esse é o nosso objetivo quando apostamos em uma nova estratégia, ou então, em uma ferramenta diferente para as etapas de um projeto. Pensando nisso, hoje vamos mudar a visão sobre esse tipo de procedimento, te mostrando as principais métricas e a importância delas para o seu negócio.
Então, se você tem dúvidas sobre o assunto, chegou a hora de sanar todas elas. Vamos nessa!
Por que sua empresa precisa se dedicar a analisar métricas de marketing?
Como vimos anteriormente, as métricas são informações importantes que podem dizer tudo sobre o andamento de uma estratégia. Desse modo, não podem ser ignoradas, afinal, são elas que dizem se você está gastando dinheiro, ou se pode investir com segurança.
Isso porque, destinar verba a algo que não está alcançando os resultados planejados, é uma decisão ruim, certo? Mas, como você saberia disso, se não analisasse as métricas certas para o seu negócio?
Além disso, trabalhar com esse tipo de análise é fundamental para determinar ações, para que o seu negócio se destaque no mercado e cresça ainda mais. Bem como, pontos que possam indicar oportunidades para a sua empresa. Entre eles:
- Aspectos positivos e negativos das campanhas;
- Ajuda na tomada de decisões e investimentos;
- Oportunidades para o melhoramento de estratégias;
- Redução do grau de incertezas para os próximos passos;
- Acesso facilitado ao retorno do investimento (ROI);
- Visão clara da performance de uma campanha.
Por isso, desde as métricas de marketing até as métricas de vendas, todas elas são importantes para identificar erros e pontos de melhoria nos processos. Pensando nisso, a seguir eu trouxe as informações que a sua equipe não pode deixar de lado, além das formas para se estabelecer uma rotina de análise. Confira!
Principais métricas de marketing digital para observar
Como vimos anteriormente, a análise de métricas de marketing digital é uma etapa importante para qualquer estratégia. Mas afinal, quais dados você não pode deixar passar?
Para te ajudar nesse processo tão importante de qualquer investimento, separamos algumas das principais informações para compor uma rotina de análise eficiente e proveitosa para a tomada de decisões da sua empresa. Confira!
Visitantes e taxas de conversão para oportunidades e leads
Se você estabelece uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, deve querer saber a quantidade de pessoas que está visitando o seu site, ou seu blog. Isso é muito importante, mas precisamos compreender qual a eficiência disso para o seu negócio.
É por isso que olhamos para duas métricas: os visitantes, como vimos antes, e a taxa de conversão de leads e oportunidades. São elas que vão demonstrar a eficiência do seu funil de vendas. Afinal, quanto menor as porcentagens, menos pessoas estão transitando entre as etapas da sua estratégia.
Com isso, você consegue observar qual etapa do seu planejamento está apresentando baixo desempenho, propondo melhorias de maneira assertiva.
Os visitantes, são as pessoas que estão chegando até o seu site, seja de maneira orgânicia ou através de mídia paga. Já os leads, são aqueles que demonstram interesses que vão além do primeiro contato. Em geral, vemos isso através da conversão em uma landing page de material rico, por exemplo.
Mas, também temos as oportunidades, que são leads que demonstram maior interesse no produto ou serviço, sendo assim, uma oportunidade de venda.
Vendas e taxas de conversão para vendas
Apesar de não estarem diretamente relacionadas ao sucesso de uma estratégia de marketing, as vendas são muito importantes para melhorar processos. Principalmente, quando falamos de conversão em vendas.
Pegando novamente como exemplo, uma estratégia de conteúdo pode ter como objetivo a venda, mas, antes disso, precisamos transacionar o lead através do funil de vendas. Desse modo, se as taxas de visitantes e conversões forem boas até o momento da venda, precisamos analisar alguns pontos. Sendo eles:
- A abordagem dos seus vendedores é adequada e está dentro do padrão esperado?
- As pessoas certas estão sendo impactadas pela sua estratégia de marketing?
- Você tem argumentos para contornar as objeções que podem surgir durante a venda?
Obviamente, essas são apenas algumas das perguntas que você precisa se fazer no momento de analisar esse tipo de métrica de marketing digital. Ou seja, expandir para outras áreas que podem impactar nesses resultados.
10 métricas de marketing digital para ficar de olho!
De maneira mais aprofundada, temos algumas siglas que podem ser essenciais para que você analise os tópicos listados acima de maneira assertiva e, desse modo, identifique as melhores oportunidades de aperfeiçoamento. Vamos ver quais são elas?
Retorno sobre Investimento (ROI)
Mede a eficiência financeira de uma campanha ou estratégia de marketing, comparando os custos com os resultados obtidos.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Calcula o custo médio para adquirir um novo cliente, considerando os gastos com marketing e vendas.
Taxa de Conversão
Avalia a eficácia de uma campanha, medindo a porcentagem de visitantes ou leads que se tornaram clientes.
Retenção de Clientes
Indica a capacidade de uma empresa em manter seus clientes ao longo do tempo, diminuindo a taxa de cancelamento.
Lifetime Value (LTV)
Estima o valor total que um cliente gera para uma empresa durante o período em que é cliente.
Taxa de Abertura e Clique (E-mail)
Mede o desempenho de campanhas de e-mail marketing, mostrando a porcentagem de aberturas e cliques nos links.
Taxa de Conversão de Funil
Acompanha a eficiência das etapas do funil de vendas, desde o lead até a conversão em cliente.
Engajamento em Mídias Sociais
Mede a interação e envolvimento dos seguidores com o conteúdo publicado nas redes sociais.
NPS (Net Promoter Score)
Avalia a satisfação dos clientes e sua disposição em recomendar a empresa para outras pessoas.
Taxa de Churn
Indica a porcentagem de clientes que cancelaram ou deixaram de utilizar os produtos/serviços da empresa em um período determinado.
Diferenças que você pode encontrar entre as métricas de marketing digital
Para finalizar, precisamos falar sobre algo que muitas empresas ainda têm dúvida. As diferenças que podemos encontrar entre as métricas de marketing digital.
Afinal, existem dois tipos principais quando analisamos e, em geral, elas estão atreladas à plataforma que analisamos. Sem mais mistérios, estamos falando das métricas sociais e métricas de negócio.
As métricas sociais, também chamadas de métricas de vaidade, podem ser encontradas quando analisamos o engajamento nas redes sociais, por exemplo. Isso porque, elas mensuram a influência que a sua marca exerce sobre um público, mas, não necessariamente, está relacionada ao sucesso de um negócio.
Isso porque, uma empresa pode estar em destaque quando o assunto é seguidor nas redes sociais, mas não podemos considerar isso como um sucesso de vendas, já que boa parte desses seguidores pode estar interessado no conteúdo, mas não na solução que ela comercializa, por exemplo.
Já as métricas de negócio, se referem ao que comentamos nos primeiros tópicos deste artigo. Ou seja, são números que indicam os resultados da sua estratégia de marketing para o sucesso do seu negócio. Não reservado a isso, mas os resultados são bastante perceptíveis nas vendas de uma empresa.
Além disso, é importante ressaltar que ambas são igualmente importantes, mas, tudo pode depender dos seus objetivos com o marketing. Em reconhecimento de marca, talvez as métricas sociais possam ser priorizadas. Quando falamos da conversão de leads, precisamos das métricas de negócio.
Esse artigo é apenas o primeiro passo para que você comece a entender mais sobre a análise de métricas de marketing digital. Em nosso blog, você encontra inúmeros conteúdos que podem te ajudar nesse processo. Inclusive, preparamos um glossário completo com as principais métricas que você precisa analisar.
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