Vendas e marketing: descubra como aumentar seus resultados com essa integração
A integração das áreas de vendas e marketing, é uma estratégia muito importante para o aumento de resultados. É uma das formas mais eficientes de garantir o controle sobre a jornada de um lead até a concretização da sua compra.
Uma empresa pode ter uma boa estratégia de marketing, mas, se não for planejada sua integração com a área de vendas, a mesma pode não estar conectada o suficiente com um lead, e deixar de dar a atenção necessária para o mesmo. Sendo assim, você pode desperdiçar várias oportunidades de fechar negócios.
Com a união desses dois setores, torna-se possível ter o maior controle sobre o desempenho da área de vendas.
Sendo assim, criamos esse conteúdo para você que deseja entender mais sobre a junção de vendas e marketing, a importância dessa integração e como ela pode melhorar de uma vez por todas os seus resultados.
Vendas e marketing
Antes de começarmos a falar sobre como a união dessas áreas pode aumentar muito os resultados, é preciso entender qual é o objetivo delas, estando sincronizadas.
Primeiramente, é preciso entender que, de nada adianta a equipe de marketing gerar diversos leads se o comercial não estiver pronto para recebê-los.
É vital que, quando o cliente chegue até o comercial, ele já esteja preparado para o fechamento do negócio, e que a área de vendas tenha todas as informações necessárias sobre o mesmo.
O marketing têm que se preocupar em passar contatos com qualificação para a área de vendas, caso contrário, os mesmos só perderam tempo com contatos que não possuem tanto interesse em realizar a compra.
Por isso, é importante saber qual ação realizar para unir essas áreas, de maneira que elas possam trazer resultados positivos para a sua empresa.
Integração entre vendas e marketing
Se seu objetivo é aumentar os resultados relacionados às vendas, integrar essas duas áreas deve ser o primeiro passo. Mas, antes que você tome qualquer decisão, vamos te mostrar três benefícios do porquê você deve fazer a união desses setores.
Agilidade no atendimento de leads
Os seus clientes podem chegar até você de diferentes maneiras, e cada um percorre um caminho diferente de acordo com a jornada de compras. Para vender seu produto de maneira mais fácil e fazer com que esses clientes fechem a compra, os profissionais da área de marketing e vendas precisam estar disponíveis para atendê-los, e serem rápidos.
A agilidade nesse momento, é muito importante. O profissional que atender esse cliente, precisa ter todas as informações possíveis em mãos, incluindo as que foram coletadas pelo setor de marketing, para realizar esse atendimento da melhor forma possível.
Então, unindo as duas áreas é possível ser mais assertivo e rápido ao realizar a abordagem.
Qualificação dos leads
Em geral, as pessoas que chegam até o seu negócio não estão 100% preparadas para fazer a compra do seu produto ou serviço. Por isso, é muito importante que esse possível cliente passe por um processo de qualificação, que é feito pela área de marketing, para que, então, chegue até o próximo passo, ou seja, o setor de vendas.
É importante também, alinhar com a equipe de pré-atendimento, o que é um lead qualificado. Ou seja, qual o perfil ideal para ir até a próxima etapa.
A união de ambos os setores, pode tornar esse processo ainda mais fácil. Utilizando uma boa ferramenta de marketing, é possível ter muitas informações sobre os leads.
Entrar em contato com o cliente no momento certo
Quando um lead está em uma jornada de compras, existe um momento certo para que ele seja contatado.
Integrar a área de marketing e vendas, estimula um relacionamento constante com os leads e a obter muitas informações sobre ele. Existem diversas ferramentas, como o CRM, que podem te ajudar com isso.
É muito importante manter um bom relacionamento com o cliente e, fazer o acompanhamento de todo o processo é vital.
Como você deve alinhar os setores de vendas e marketing
Fazer a junção dessas áreas, requer muito esforço, planejamento, motivação e o principal: tempo. Mas é um serviço possível de se realizar, se houver comprometimento de ambos os setores.
Para realizar essa integração da melhor forma possível, vamos te dar algumas dicas que te ajudarão muito nesse processo.
Estabeleça uma amizade entre as áreas de vendas e marketing
É uma coisa simples, mas pode te ajudar muito na união das equipes de marketing e vendas.
Essa amizade, pode ser estabelecida da maneira que você achar melhor, como: almoços informais, passeios fora do expediente de trabalho, formação de equipes esportivas, entre outros.
Independente do orçamento, existem diversas opções para escolher e unir os dois times e criar laços entre eles. Pois, existem diversos benefícios ao criar um ambiente de convívio positivo.
Crie estratégias inclusivas
Após estabelecer laços entre esses setores, mostre a suas estratégias para ambas as equipes e deixe opinarem a respeito.
Mostre para eles que, juntos podem trazer grandes resultados para a empresa, como o cotidiano de cada um se adaptaria na sua estratégia, e o que devem fazer para alcançar os melhores resultados.
Mantenha a comunicação aberta
Em qualquer área, quando se trata de trabalhado em equipe, a comunicação é fundamental.
Quando envolve-se dois grupos de áreas distintas, é preciso que a atenção para o relacionamento e a comunicação seja duplicada. Pois, ela é essencial para que tudo ocorra da melhor forma possível.
Crie incentivos para ambos os times
Tente ajudar os seus funcionários a se manterem animados por estarem trabalhando juntos. Crie incentivos compartilhados para as equipes.
Um incentivo que pode ser oferecido para os seus funcionários, é a comissão de vendas compartilhada entre a equipe.
Por que a união dessas áreas vai aumentar os seus resultados?
Uma equipe integrada está focada naquilo que realmente traz retorno, baseando-se em análise de resultados de acordo com os objetivos da empresa.
Essas duas áreas são as principais envolvidas no relacionamento com potenciais clientes. Com esses dois times trabalhando juntos, a sua empresa consegue gerar mais oportunidades de negócio.
O foco dessa junção é eliminar erros, otimizar a experiência para o lead e trazer melhores resultados para o seu negócio.
A união de vendas e marketing, faz com que o cliente tenha uma experiência positiva na sua compra. Por isso, investir na união de vendas e marketing, além de alinhar as metas da sua empresa e melhorar a experiência dos seus clientes, faz com que seus resultados aumentem.
Então, agora que você já sabe todos os benefícios dessa união e como ela pode incrementar os seus resultados, siga as nossas dicas e comece a realizar essas mudanças no seu negócio.
Esperamos ter ajudado. Se gostou desse texto e deseja ler mais artigos como esse, fique de olho em nosso blog que sempre temos novidades por lá.