Veja por que a automação de e-mail marketing é a escolha certa para a sua empresa
Todas as empresas que começam a crescer necessitam encontrar formas e mecanismos que impeçam que o volume de trabalho exceda a capacidade produtiva de seus recursos humanos, e que auxiliem a liberar tempo para outras tarefas valiosas.
Nesse sentido, a automação de e-mail marketing surge como um auxílio indispensável para otimizar o tempo, economizar recursos e se conectar mais com potenciais clientes e clientes existentes, aumentando a produtividade e as vendas.
Essa ferramenta se apresenta como a principal para nutrir e avançar os leads na jornada até o momento da compra.
Quer saber mais sobre automação de e-mail marketing? Neste artigo mostramos o que é, como funciona, seus principais benefícios, como implementar e as principais tendências de automação de e-mail marketing.
Confira a seguir!
O que é automação de e-mail marketing?
A automação de e-mail é uma avançada ferramenta que permite criar e-mails que alcançam as pessoas certas com a mensagem certa, no momento ideal, sem repetição do trabalho, enviando mensagens automatizadas muito eficazes para a dinamização de leads e, por consequência, no impulsionamento das vendas.
Ou seja, esse mecanismo consiste no uso da tecnologia com o objetivo de automatizar o seu processo de envio de e-mails, o que reduzirá os trabalhos manuais e melhorará a comunicação com seus leads.
Como funciona?
Esse é um processo simples que inclui utilizar uma plataforma especializada, criar segmentações e fazer o disparo de e-mails.
Alguns exemplos de automação incluem e-mails de boas-vindas, enviados quando um cliente se cadastra em uma lista de e-mails, ou recomendações de produtos semelhantes depois que um usuário comprou em seu site, por exemplo.
Quando você vincula a análise do site à plataforma de marketing por e-mail, é possível segmentar pessoas com base em comportamento, preferências, vendas anteriores etc. Assim, você pode agendar e-mails para serem enviados a qualquer momento e enviar mensagens personalizadas coma base no conhecimento adquirido sobre os indivíduos.
Dessa forma, toda vez que o visitante atender a determinada condição específica, ele receberá seu e-mail automático, pois, a tecnologia de automação analisará os hábitos de e-mail de cada pessoa e determinará o momento ideal para enviar mensagens para cada uma delas.
Portanto, a automação de e-mail consiste em enviar uma mensagem personalizada aos seus clientes ou leads, sem precisar escrever uma a uma.
3 benefícios da automação de e-mail
Agora que você já sabe o que é automação de e-mail marketing e como funciona, te mostraremos alguns dos benefícios que essa ferramenta pode trazer ao seu negócio.
Confira:
Personalizar as experiências dos clientes
Utilizar a automação de e-mail torna sua comunicação mais personalizada e interativa, o que torna o seu conteúdo muito mais atraente para o consumidor. É por isso que e-mails automatizados obtêm maiores taxas de engajamento do que as campanhas padrão.
A segmentação das mensagens através das ações dos usuários no site a tornam mais oportuna e aumentam sua relevância. Com a automação, os leads interessados no produto X recebem informações relacionadas ao produto X e assim por diante.
Otimização do tempo
Com a automação dos e-mails, ao invés de horas redigindo e enviando e-mails para cada lead, é necessário apenas monitorá-los.
Esse mecanismo faz com que não seja mais necessário analisar lead por lead para ver o perfil de cada um e então decidir em qual lista de e-mail eles se encaixam, por exemplo.
Assim, atividades que seriam manuais passam a ser feitas de maneira automática pela ferramenta.
Dessa forma, surge uma oportunidade para focar o tempo em outras atividades e áreas que precisam da sua atenção dentro da empresa.
Maior controle sobre o desempenho dos e-mails
Além de economizar tempo, a automação permite o acesso a indicadores de desempenho dos disparos de maneira automática. Isso possibilitará a tomada de decisões com base em fatos e permitirá uma maior adequação das estratégias a cada situação.
Alguns desses dados consistem em taxa de rejeição, taxa de leitura, taxa de erros e, até mesmo, a quantidade de envios que caíram na caixa de spam.
Sendo assim, você poderá medir os resultados dos seus envios de e-mail marketing, e então identificar os pontos de melhoria e os que devem ser evitados na sua empresa.
Como implementar a automação de e-mail no seu negócio?
Faça um planejamento
O planejamento é fundamental em toda estratégia e por meio dele você conseguirá evitar diversos erros de comunicação e oferta.
Para garantir eficiência nesse processo, você deve entrevistar seus clientes para entender o que eles buscam, falar com seu time de vendas para verificar se as informações coletadas dos leads estão fazendo sentido, pedir informações úteis à equipe de suporte e atendimento ao cliente.
Com todas essas informações, você poderá planejar uma boa estratégia de envio de e-mail marketing, já que terá em mãos os dados que precisa para definir exatamente o problema do usuário e então ajudá-lo na resolução dele.
Invista em boas práticas
Para que sua estratégia produza bons resultados, é necessário investir em boas práticas, isto é, adotar ações que estejam de acordo com a forma que você deve se posicionar para o seu usuário.
Você pode começar identificando o melhor tipo de e-mail para fazer a nutrição dos leads. Também é importante usar a quantidade adequada de palavras por e-mail e saber a quantidade ideal de e-mails a serem enviadas para cada usuário. O próximo passo é analisar quando e quantos materiais ou produtos devem ser ofertados por e-mail. E não se esqueça de estudar como esses e-mails devem ser escritos.
3 principais tendências de automação de e-mail marketing
1. Customer Experience
Nessa abordagem de marketing, os profissionais precisam criar experiências envolventes e que agreguem valor aos seus públicos por meio do e-mail. É preciso colocar o foco no cliente e personalizar a experiência.
Dessa forma, o e-mail torna-se um canal muito poderoso, capaz de construir um relacionamento mais autêntico com o público.
2. Design clean e e-mails concisos
O objetivo do e-mail é atrair o público e a partir disso, redirecioná-lo para as páginas de destino, fornecendo um conteúdo adicional. Por isso, o design e a concisão do texto são outra tendência quando falamos sobre e-mail marketing.
É preciso manter um e-mail limpo, alinhado com a marca e com um design responsivo e que se adapte tanto no desktop quanto no celular, se adequando a todo o seu público.
3. Uso de ótimas ferramentas
A escolha de uma ferramenta de e-mail marketing certa, tem o poder de impactar significativamente no desempenho das suas campanhas de e-mail, pois, ela tem a capacidade de otimizar o tempo e entregar conteúdo relevante e personalizado, criando uma experiência cada vez mais satisfatória.
A maioria das ferramentas são pagas, mas também, há ótimas opções de ferramentas com planos gratuitos. No entanto, a maioria possui período grátis para teste. Assim, você pode conhecer seu funcionamento primeiro e, então, assiná-la caso identifique que ela ajudará o seu negócio.
Vale lembrar que, mesmo contanto com ferramentas de automação que certamente ajudarão o seu negócio, é essencial observar e analisar os dados.
Invista em automação de e-mail marketing!
Sendo assim, utilizar uma ferramenta de automação de e-mail marketing na sua empresa, pode ajudar a aumentar as vendas e trazer melhores resultados para o seu negócio. Afinal, o e-mail marketing pode ser usado em toda a jornada do cliente, desde as boas-vindas até o agradecimento pelo contato.
Além disso, contar com essa ferramenta te ajudará a economizar tempo e dinheiro, o que permite um investimento em outras áreas de interesse no seu negócio.
Mas não se esqueça que, para que a experiência seja positiva e traga bons resultado, a chave para o sucesso é manter o equilíbrio entre a automação e a estratégia de e-mail.
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