Brand Awareness: existe muito mais para a sua empresa no marketing
É provável que você já tenha ouvido esse termo alguma vez. O brand awareness é uma das apostas de grandes marcas que visam se destacar no mercado através do reconhecimento do seu público-alvo.
Ser lembrado pode ser o diferencial necessário no momento em que um lead está pensando na empresa que vai solucionar um determinado problema. Desse modo, pensar em estratégias com essa finalidade, pode te ajudar diretamente nas vendas, por exemplo.
É por isso que hoje não falamos “palha de aço”, mas sim “Bombril”. Da mesma forma, marcas de inúmeros segmentos, através do brand awareness, conseguiram se estabelecer como referência em seus respectivos setores.
Por isso, precisamos reconhecer que o brand awareness é uma ferramenta que pode levar a sua empresa ainda mais longe. Com isso em mente, preparamos esse artigo para mostrar todos os detalhes dessa estratégia que está mudando a forma como os clientes se relacionam com as marcas.
Continue a leitura e aproveite as dicas!
O que é Brand Awareness?
Como vimos anteriormente, o reconhecimento gerado por uma marca, é o fator decisivo para uma compra. Afinal, é dessa forma que sabemos se o seu produto será lembrado em um momento de decisão entre as opções disponíveis no mercado.
Por isso, vemos tantas empresas destinando os seus investimentos nesse tipo de estratégia. Isso porque, essa métrica indica o quanto uma marca é reconhecida pelo seu público, além de revelar os motivos por trás desse reconhecimento.
Se fossemos traduzir, o termo indicaria a “consciência de marca”, ou seja, uma análise de como a empresa é associada aos produtos que comercializa. Se pegarmos a Coca-cola como exemplo, sabemos que as estratégias de marketing da empresa são avassaladoras. Mas, isso resultou na criação de um símbolo que se sustenta apenas com o formato de uma embalagem, por exemplo.
Em discussões mais aprofundadas, podemos ainda, associar isso com a presença da marca no cotidiano do consumidor. Afinal, não importa onde você esteja, sempre vai ter alguém vendendo uma das diversas versões da bebida. Bares, restaurantes, mercados, não importa aonde, a Coca-cola sempre estará bem posicionada.
Estar em todos os lugares, também pode ser considerado uma estratégia de brand awareness. Afinal, dessa forma as marcas invadem o subconsciente do consumidor através da praticidade com a qual podem ser adquiridas, potencializando o seu impacto em um momento de decisão.
Para concluir, sabemos que, quanto maior a consciência de marca, mais alto será o seu valor no mercado. Desse modo, a dependência que a sua empresa terá de fatores externos é reduzida, potencializando suas vendas, por exemplo. Isso porque, essa é uma estratégia que visa convencer os consumidores a comprarem o seu produto e enxergá-lo como referência.
A sua empresa deve investir em brand awareness?
Agora, você já sabe o que é o brand awareness. Mas, como podemos ver, os exemplos para esse tipo de estratégia estão, em geral, relacionados a grandes marcas. Será que essa ferramenta é realmente importante para o seu tipo de negócio?
Essa é uma dúvida comum para quem se depara com o assunto pela primeira vez. Afinal, como dissemos antes, a maioria dos exemplos associa a estratégia a marcas grandes e com grandes investimentos em marketing e branding.
Entretanto, saiba que, independente do seu objetivo, o brand awareness é fundamental para o seu negócio. Portanto, esse é um passo muito importante na estruturação da visão que o seu produto pode passar para os consumidores. Bem como, o papel da sua empresa no dia a dia do público e a relação que ela estabelece com o produto.
Isso porque, como vimos anteriormente, investir nesse tipo de campanha pode resultar diretamente no número de vendas, mas também, pode ser utilizado para uma estratégia específica de reconhecimento de marca, por exemplo. Tudo vai depender do que você planejar para esse investimento.
Listamos a seguir, os principais benefícios que uma estratégia de brand awareness pode proporcionar para a sua empresa. Confira!
Resultado em vendas
Como vimos anteriormente, o reconhecimento de marca pode gerar resultado direto no número de vendas da sua empresa. Isso porque, posiciona o seu produto em destaque em meio a concorrência, afinal, se o seu negócio se torna referência, não existem motivos para o consumidor repensar a compra, certo?
Além disso, em estratégias como o Trust Marketing, destinamos etapas inteiras para gerar confiança em nossos leads. Dessa forma, o brand awareness se torna uma das melhores estratégias para alcançarmos os resultados esperados.
Aumenta o alcance da marca
Já que o assunto é reconhecimento de marca, não podemos deixar de falar do alcance que a sua empresa pode ter a partir de uma estratégia que visa as ações listadas neste artigo. Como já sabemos, as empresas precisam, a todo instante, estar bem posicionadas no mercado.
Apenas dessa forma, é possível garantir que o seu produto esteja no páreo de decisão de um consumidor. Quem não é visto, é esquecido. E isso vale para qualquer tipo de empresa. Se você adota uma postura contrária ao reconhecimento de marca, a chance de o consumidor não conhecer ou considerar a sua solução é muito grande.
Aprimora outros pontos da sua estratégia
Além de oferecer resultados diretos, o brand awareness é um facilitador para outras estratégias que a sua empresa possa adotar no marketing, seja ela on-line ou off-line. Afinal, como vemos nas grandes marcas que exemplificam esse tipo de campanha, a liberdade que temos no processo de criação é muito maior.
Dessa vez, trago um exemplo prático e recente para entender melhor tudo isso. A divulgação do lançamento do novo filme de Greta Gerwig, que tem como personagem principal a boneca mais famosa do mundo, a Barbie. É um exemplo de como o brand awareness pode ser um facilitador de estratégias de marketing.
Um forte exemplo disso, são os outdoors utilizados na campanha de divulgação, que não mostram nada além da cor e tipografia característica do brinquedo.
Você pode conferir mais sobre a estratégia de marketing utilizada no longa, em nosso novo artigo: o marketing do filme Barbie, e o que podemos aprender com ele.
Como implementar o brand awareness?
Como toda estratégia, existem pontos essenciais que você pode trabalhar para obter os melhores resultados. Não poderíamos finalizar esse artigo sem te ajudar nessa empreitada.
A seguir, listamos algumas das ações que você não pode deixar de lado no momento de definir uma estratégia de brand awareness. Confira!
Identidade visual
Para que você seja reconhecido entre os concorrentes, a sua marca precisa se destacar visualmente. Então, saiba como diferenciá-la e aposte na criatividade para cativar novos leads e clientes fiéis ao seu negócio.
Invista em marketing de conteúdo
Estar presente no cotidiano do seu público pode não ser suficiente. A sua empresa precisa investir em formas de ajudá-lo, seja solucionando um problema ou aprendendo algo novo. Com o marketing de conteúdo, você pode nutrir o seu público e conquistar a sua confiança, dessa forma, sendo lembrado em um momento de decisão, como já falamos muito por aqui.
SEO e Redes Sociais levados a sério
Se você ainda não levava essa questão a sério, chegou o momento de repensar as suas estratégias de marketing para redes sociais, e o posicionamento das suas páginas no Google. São essas as ferramentas que te levarão de um ponto A num ponto B. Por isso, você deve utilizá-las da melhor maneira possível. E onde você pode aprender isso?
O blog da Beatz está recheado de artigos que, assim como esse, podem te ajudar a chegar mais longe através de estratégias eficientes e dicas fundamentais para o marketing da sua empresa. Acha que está pronto para alavancar o seu negócio através das ferramentas que a internet pode oferecer? Sabemos que ainda há muito o que fazer e podemos te ajudar com isso. Que tal conversar com nosso time e montarmos essas estratégias juntos?