Em busca de soluções criativas para sua equipe? Aposte em design thinking!
No trabalho em equipe, é essencial que cada profissional envolvido se empenhe fielmente para alcançar bons resultados. Porém, sempre há fatores que acabam atrapalhando o processo de desenvolvimento e impedem que a equipe exerça um desempenho ideal. Por isso que o design thinking foi criado! Uma forma de reunir a sua equipe em um único pensamento e usar as diferentes perspectivas de cada um para desenvolver uma ideia mais íntegra.
Confira abaixo como desenvolver o design thinking, os benefícios de adotar essa técnica entre sua equipe e como a criatividade pode levar você ainda mais longe!
O que exatamente é o design thinking?
Traduzido literalmente de “design de pensamento”, o design thinking é uma técnica que reúne toda a equipe envolvida na criação de uma ideia. Desse modo, as diferentes perspectivas são usadas para encarar uma ideia de maneiras diferentes, identificar suas possíveis falhas, pontos negativos e aspectos que serão melhorados.
Mas isso não é brainstorm?
Apesar de parecidos, o conceito de brainstorm foca na chuva de ideias. Você tem uma causa e, a partir dela, tira ideias para uma ação.
Nesse caso, quanto mais ideias, melhor. Contudo, o design thinking tem como foco principal avaliar e testar ideias para afunilar as suas opções. Selecionando alternativas que possuem menos falhas e com um potencial maior para resultados positivos.
Inclusive, o “Mundo Mídia” fez um conteúdo que ajuda a enxergar a diferença entre esses dois fatores. Confira!
Voltando ao Design Thinking
Como os integrantes de uma equipe têm suas próprias obrigações, é normal que cada um estabeleça diferentes prioridades, necessidades e expectativas sobre uma campanha criativa. Inclusive, o estilo de vida de cada um também implica em pensamentos que se baseiam em diferentes “culturas” que cada pessoa vive.
Mas, não basta apenas reunir a sua equipe e esperar que dali saiam ideias infalíveis. É preciso fazer análises profundas e completas para se ter bons insights.
Confira a seguir, as principais etapas do design thinking e como um pensamento em grupo deve ser desenvolvido para alcançar ações marcantes.
Etapa 1 – Imersão
Toda ideia criada deve seguir a realidade vivida em cada empresa. Sendo assim, a primeira etapa dessa modalidade é estudar o máximo de dados possíveis da empresa, sua história e evoluções, suas principais mudanças, expansões, e até feedbacks deixados pelos clientes.
Outras bases de pesquisa muito importantes são as situações políticas, geográficas e globais. Afinal, se um assunto está em alta, por que não fazer disso um bom gancho para a empresa?
Enfim, é com o estudo aplicado nos passos que foram dados, que conseguiremos traçar rotas mais seguras para ações e campanhas futuras.
Etapa 2 – Ideação
Como o próprio nome diz, a ideação é a fase onde as ideias tomam conta e as alternativas começam a surgir. Então, pode soltar bem a imaginação, usar referências para ter boas inspirações e anotar cada ideia que ajude a estabelecer boas opções.
Um artifício que auxilia muito a ter ideias criativas e explorar as perspectivas são os mapas mentais. Aqui, cada palavra e cada figura usada abre espaço para diversas características e objetivos que dão mais estabilidade na hora de criar algo.
Só tem um limite exigido nessa fase: as ideias devem respeitar a realidade da empresa em questão. Já que não adianta ter mil pensamentos criativos, se nem todos são alcançáveis ou viáveis para a marca.
Etapa 3 – Prototipação
Conhece a famosa fase de testes? Pois bem! É nessa parte que todas as possibilidades desenvolvidas pela equipe serão colocadas à prova.
Na prototipação, a princípio, é a perspectiva dos consumidores e das pessoas que ainda não conhecem a sua marca, que é prioridade. Isso porque, o sucesso de uma campanha ou ação de venda só dará certo com a aceitação do público.
Na ação terá um desconto? Como será esse desconto? Quanto tempo ele vai durar? Como esse desconto é gerado? Ele estará disponível apenas no PDV ou no e-commerce também? Esse benefício é cumulativo?
É pensando nos mínimos detalhes de uma ação que evitamos pontas soltas, furos ou situações onde um cliente pode acabar sendo lesado no final.
Etapa 4 – Desenvolvimento
Por último, mas não menos importante, o desenvolvimento é a última parte do design thinking. A essa altura, várias ideias foram descartadas por apresentarem “furos” e inconsistências que não são tão proveitosas para a empresa e seus consumidores.
Depois de estudar dados, analisar situações, criar ideias e testá-las, a grande ideia que passou por todos os testes pode, finalmente, ser colocada em prática
Design Thinking serve apenas para campanhas?
Não! Essa tática de pensamentos e desenvolvimento criativo auxilia demais na criação de sites, aplicativos, lançamentos de produtos/serviços, rebranding etc. E em cada uma dessas situações, a experiência vivida por cada um dos profissionais envolvidos ajudará na identificação e eliminação de problemas que já estiveram ao alcance das pessoas.
Para finalizar, lembre-se sempre: design thinking não é uma solução pronta, mas, auxilia a equipe a encontrar soluções inovadoras.
Agora que você já sabe o que é o design thinking, não deixe de reunir a sua equipe e explorar o potencial do pensamento em equipe na sua empresa. Para mais conteúdos como esse, não deixe de conferir o Blog Beatz. Ou se preferir, o Beatz Podcast está cheio de episódios incríveis sobre diversos assuntos do mundo da comunicação.
Nos vemos na próxima!