3 dicas que não podem faltar na sua estratégia de materiais ricos
A retenção de oportunidades é um desafio no cotidiano de qualquer profissional de marketing. Para isso, apostamos em diversas estratégias e ferramentas. Blogs, materiais ricos, redes sociais, são apenas alguns dos meios que utilizamos para atrair e converter oportunidades.
Mas, você já deve saber que um desses se destaca em meio aos outros, principalmente quando falamos de etapas mais avançadas no funil de vendas. O material rico é a chave para que um visitante se transforme em lead e, mais além, uma oportunidade de negócio para a sua empresa.
Afinal, essa é uma estratégia que visa estreitar o relacionamento entre empresa e público, através da troca de um conteúdo interessante por informações importantes para a sua estratégia, seja para conhecer melhor seu público ou para um possível contato.
De modo geral, materiais ricos são todos os conteúdos usados para atrair os visitantes de um site ou blog, ao se registrarem para obter este material. Portanto, é interessante, e até mesmo importante para o seu sucesso, usá-los como iscas para conquistar os dados cadastrais de clientes em potencial.
Mas, algo que pode ser ambíguo nessa questão, é a forma como a estratégia deve ser aplicada. Isso porque, investir tempo e recursos em algo tão complexo requer pensamento estratégico.
Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a entender mais sobre a produção de materiais ricos e o conjunto de ações que envolvem o seu lançamento e manutenção da estratégia. Continue a leitura e confira todos os detalhes!
Como criar materiais ricos para a sua estratégia de marketing?
Não existe uma resposta certa para essa pergunta. Afinal, entre os inúmeros tipos de materiais ricos, um deles pode se encaixar melhor para o público que você pretende atingir.
Então, quando falamos de “como criar materiais ricos”, estamos pensando nas possibilidades e de como elas se encaixam na realidade da sua empresa.
O material rico, como o próprio nome diz, é um projeto que entrega, acima de tudo, valor para a sua persona. Por isso, é importante saber qual a informação que faria com que seu público-alvo oferecesse seus dados por ela. Bem como, qual o formato mais confortável para que isso seja estabelecido.
Por exemplo: se a sua persona é um empresário ocupado, talvez não seja uma boa ideia oferecer um e-book de várias páginas ou um evento com horário marcado. Para esse tipo de perfil é preciso de informações concretas e entregues de maneira rápida e fácil, como o caso de vídeos curtos ou infográficos. Assim, simplificando o aprendizado mesmo em uma rotina apertada.
Quais elementos não podem faltar em seus materiais ricos?
De fato, apesar da criação de materiais ricos ser algo amplo e cheio de possibilidades e combinações, existem algumas etapas que não podem faltar.
Aqui na Beatz, por exemplo, criamos materiais ricos em projetos de marketing de entrada para converter leads e construir relações. Portanto, o processo de desenvolvimento deve envolver:
- Pesquisa de conteúdo;
- Estruturação e escrita condizente com o perfil do público;
- Revisão de conteúdo;
- Layout do material que expresse a identidade da marca;
- E a criação de uma landing page de alta conversão.
Não podemos esquecer que antes mesmo de garantir o seu material rico, o público deve ser convencido de que o e-book, o infográfico, as aulas gratuitas ou qualquer outro tipo de material, seja o ideal para as suas necessidades. Para isso, precisamos trabalhar em uma landing page de alta conversão, mas isso é conversa para outro artigo!
Vantagens do uso de materiais ricos em sua estratégia de marketing
Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que os materiais ricos são peças fundamentais para o avanço de um lead em um funil de conteúdo e vendas, certo?
Mas, saiba que esse recurso pode ir além. Afinal, os e-books, whitepapers, infográficos e outros diversos formatos, podem trazer ainda mais benefícios para a sua empresa. Listamos alguns deles para você entender melhor essa estratégia. Confira!
Contribui com a autoridade da marca
Produzir conteúdos ricos pode ir além dos benefícios que ele traz para o público que oferece dados em troca dos materiais. Afinal, através desse tipo de estratégia sua marca pode ser vista como referência em determinados assuntos.
Dessa forma, é comum que empresas que invistam em materiais ricos dominem determinadas áreas através da contribuição com materiais de referência.
Conheça seu público e aprimore outras estratégias
O principal objetivo de uma empresa que investe em materiais ricos, está na conquista de dados para o contato com seu público. Desse modo, ao trocar o seu material por informações cadastrais, você não precisa armazenar esses dados e aguardar o momento certo de usá-los, você pode começar a aproveitar desde o primeiro momento em que os conquista.
Isso porque, essas informações são importantes para entender o perfil do seu público e identificar a necessidade de mudanças na estratégia. Por isso, é importante analisar se a sua campanha está atingindo o público objetivo, e determinar os passos para que ela seja um sucesso ainda maior para sua empresa.
Estabeleça interação com o público
O atual público da Internet deseja manter boas relações. Se seguir o perfil da empresa nas redes sociais, eles esperam que a troca seja interessante. Quando o material rico for gratuito, o público saberá que existe uma proposta de valor.
Isso gera mais aceitação e atende aos requisitos do perfil do consumidor. Sendo assim, nessa relação, a empresa pode se estabelecer com eles e fortalecer a participação do público.
Fortalecer a estratégia de marketing de conteúdo
Você já deve saber que as estratégias de marketing de conteúdo visam:
- Educar;
- Orientar;
- E entreter.
Isso porque, o conteúdo guia os usuários a se tornarem consumidores. Nesse ciclo, materiais abundantes são uma fase crucial do processo. É basicamente um empurrãozinho na direção certa; aquele recurso que vai convencer de uma vez por todas que a sua empresa pode ajudar os usuários. Seja com um produto ou com uma informação.
Não existe uma regra para a criação de materiais ricos; seus formatos variam e requerem detalhes diferentes. Mas, uma coisa pode definir o sucesso da sua estratégia: você está entregando algo novo?
É impossível se destacar se o que você está oferecendo não tem nenhuma novidade. Na maioria das vezes, o valor de um material rico está em seu fator exclusivo. Essa é uma informação que somente você está veiculando?
“N” possibilidades
Entretanto, como vimos anteriormente, não há regras. Você não precisa, necessariamente, entregar uma notícia para o seu público, com dados de uma pesquisa própria e elaborada. Sua proposta pode ser a de facilitar o cotidiano do consumidor.
Desse modo, investir em um compilado de informações relevantes, planilhas que simplificam a organização da rotina ou, até mesmo, uma ferramenta para cálculos rápidos, pode ser um bom negócio. Nesses casos, você vai além da novidade e trabalha o material rico como um serviço de valor para o seu público, ampliando ainda mais os outros pontos que citamos anteriormente.
Produzir conversão
Por fim, temos o principal objetivo da aplicação de materiais ricos e, definitivamente, o pote de ouro no final do arco-íris. Estamos falando da conversão.
Saindo de um ponto A, seu lead precisa de algumas etapas que o levem ao ponto B. O material rico é a ferramenta que vai fazer com que ele vire a chave para uma nova fase no funil de vendas.
Dicas para criar os melhores materiais ricos
Finalmente, vamos ao que interessa. Para criar os melhores materiais ricos, é preciso ter atenção a certos detalhes. Preparamos algumas dicas para te ajudar nessa missão. Confira!
Conheça o seu público
Antes de criar qualquer material rico, é essencial entender quem é o seu público-alvo, quais são suas necessidades, desafios e interesses. Afinal, a estratégia incentiva a conversão através da troca de informações de valor.
Isso ajudará você a criar um conteúdo relevante e atraente, que esteja de acordo com as demandas do seu público. Realize pesquisas de mercado, entrevistas com clientes ou análise de dados para obter insights valiosos sobre seu público.
Aposte em soluções práticas
Já sabemos que os materiais ricos devem fornecer informações valiosas, mas eles também podem ser soluções práticas para os problemas enfrentados pelo seu público. Seja um e-book, um whitepaper, um webinar ou qualquer outro formato, certifique-se de que o conteúdo seja útil, educativo e aplicável à vida ou ao trabalho do seu público. Isso aumentará a probabilidade de engajamento e compartilhamento do seu material.
Saia do convencional
Depois de entender que a praticidade é um fator indispensável, vamos considerar a criatividade também. Mas por que criatividade? Bom, é comum utilizar e-books para atrair mais leads. Porém, como foi citado no texto, existem outras alternativas além desta.
Busque explorar outros formatos, antes de elaborar um material rico. Neste momento, vale apostar em um bônus de aula exclusiva, calculadoras ou disponibilizar algum tipo de material imersivo e que seja de acordo com a sua realidade.
Trabalhe o visual da sua marca
A apresentação visual dos seus materiais ricos também é crucial para o seu sucesso. Certifique-se de que o design seja atraente, profissional e alinhado com a identidade visual da sua marca.
Por isso, utilize elementos visuais como gráficos, imagens e infográficos para tornar o conteúdo mais fácil de ser compreendido e memorável. Além disso, torne a navegação e o acesso ao conteúdo o mais intuitivo possível, facilitando a experiência do usuário.
E aí, preparado para implementar a sua estratégia de materiais ricos? Continue acompanhando o blog da Beatz para conferir mais dicas e aprimorar suas campanhas.
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