Como funcionam os links patrocinados? Será que essa é uma estratégia eficiente para a sua indústria?
O marketing digital utiliza inúmeras estratégias para que uma marca conquiste clientes. Dentre elas está o tráfego orgânico, que consiste nas visitas ao seu site conquistadas de maneira espontânea, sem a necessidade de pagar por anúncios. Atualmente as empresas buscam incentivar esses cliques naturais, mas, nada impede que seja utilizada outra ferramenta simultaneamente, que potencializará a conversão dos clientes. Essa ferramenta é conhecida como links patrocinados, que são uma forma de publicidade paga e que caminhará ao lado da sua estratégia de SEO.
Quer saber se vale a pena investir nessa estratégia para aumentar a sua taxa de conversão? Acompanhe esse texto e tire suas conclusões!
O que são links patrocinados?
Também conhecido como pay-per-click (pagamento por clique), o link patrocinado é um formato de anúncio publicitário na forma de uma hiperligação, exibida nos resultados de pesquisa em páginas.
Ou seja, a prática consiste em anúncios na forma de textos simples, sendo os mais famosos aqueles que se encontram nos mecanismos de busca, isto é, os resultados que aparecem no topo da página de resultados como o Google, sinalizados como “anúncio” ou “patrocinados”, quando se faz uma pesquisa sobre determinado assunto.
Essa é a forma mais comum de usar links patrocinados, mas, não é a única, já que eles podem ser exibidos em diversas plataformas, como por exemplo: rede de display do Google, blogs e portais de notícias.
Além disso, há também os anúncios nas redes sociais, cada vez mais comuns nas práticas de tráfego pago. Atualmente, as duas redes que mais utilizam essa ferramenta de anúncio são o Facebook e o Instagram. No Facebook, os links podem aparecer na lateral direita do seu monitor, enquanto, no Instagram, eles se mostram na aba do feed.
O valor que cada anunciante paga está ligado ao modelo e a palavra-chave escolhidos. Quanto mais genérica for essa palavra-chave, mais custoso será financiar esse anúncio.
CPC, CPM, CPA E CPV
Os links patrocinados, geralmente, são separados em quatro modelos de cobrança: Custo por Clique (CPC), Custo por Mil (CPM), Custo por Aquisição (CPA) e Custo por Visualização (CPV).
No CPC, o anunciante paga a cada clique no link que direciona ao site de destino e pode ser calculado de forma simples, dividindo o total gasto pelo número de cliques recebidos no anúncio.
Já no CPM, o anunciante pagará uma quantia pré-determinada para cada mil impressões atingidas pelo anúncio.
No CPA, só é cobrado do anunciante quando o objetivo final da campanha é atingido, através de alguma ação realizada pelo visitante no site do anunciante, como o download de um material, por exemplo.
E por fim, no CPV, é pago um valor para cada pessoa que ver o anúncio.
Quais os benefícios dos links patrocinados para a sua estratégia?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os links patrocinados, veja os principais motivos para investir neles:
Possibilita um retorno rápido
Os links patrocinados apresentam resultados e retornos mais rápidos que no tráfego orgânico, também funcionando no curto prazo. Esse retorno mais rápido pode durar menos, mas uma boa opção é que os links patrocinados sejam utilizados até que as estratégias orgânicas comecem a gerar resultado.
Assim, ao unir essas duas estratégias, você tem retorno desde o início e torna possível a otimização dos resultados de outras estratégias com as de SEO e marketing de conteúdo. Por isso, utilize-as de forma complementar.
Atrai tráfego para o site
Algo primordial nas estratégias de marketing digital é receber visitantes em seu site, o que pode ser um desafio para as empresas que estão começando.
Em vista disso, os links patrocinados podem ser muito eficientes, pois direcionarão o usuário, através de anúncios, para o seu site ou blog, gerando mais leads para sua indústria.
Permite a segmentação dos anúncios
Essa ferramenta conta com a segmentação do público. Isso quer dizer que, os links patrocinados te possibilitam escolher quem verá o seu anúncio.
Dessa forma, é possível compreender características e interesses do seu público com base nas pessoas que mais interagem com seu anúncio, tornando possível que se ofereça produtos e serviços apenas para quem mostrou real interesse de compra.
Aumenta as conversões
As pessoas tendem a serem atraídas conforme a qualidade das campanhas e anúncios que, quando bem construídos, captarão o público que realmente possui intenção de compra, tornando mais fácil convencê-lo a adquirir aquele produto ou serviço.
Isso significa que, se bem elaborados e atrativos, os anúncios terão um bom índice de conversão, representando, também, um retorno positivo das suas ações de marketing e do valor investido.
Fortalece a marca
Como já sabemos, quem não é visto não é lembrado. Por isso, ao aparecer com mais frequência nas plataformas onde o usuário tem acesso, as chances de despertar a curiosidade e fazer com que ele acesse o seu link aumentam.
Assim, através de veiculação de conteúdos relevantes, os links patrocinados colaboram para manter a sua marca na mente das pessoas que você deseja conquistar, auxiliando na criação de valor além do produto e tornando fluida e natural a assimilação dos benefícios existentes em ser cliente da sua empresa.
Como Usar Links Patrocinados? Confira 3 Passos!
1. Escolha os canais que vai usar
Entre as principais opções de canais estão:
- Google AdWords;
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- YouTube;
- LinkedIn;
- TikTok.
O primeiro passo é escolher qual canal sua indústria utilizará, com base nos canais que sua persona acessa com mais frequência, para que as chances de conseguir atingir pessoas que têm a ver com o seu negócio cresçam.
2. Selecione as palavras-chave
As palavras-chave são algo com grande influência no desempenho de seus anúncios.
Por isso, procure utilizar termos relevantes e que apresentam relação direta com seu conteúdo, sem se esquecer de que as palavras-chave mais buscadas possuem custos mais altos por clique.
3. Monte uma escala de divulgação para cada canal
O próximo passo é montar uma escala de divulgação que seja mais adequada para cada um dos canais escolhidos.
Nela, deverão constar horários de publicação, segmentação e local, que devem ser escolhidos respeitando as características de cada canal.
4. Mensure os resultados
A mensuração te permitirá analisar sua estratégia e apontar pontos de melhoria para que ela esteja em constante evolução.
Nesse sentido, as plataformas de anúncios contam com ferramentas muito poderosas de análise de métricas, que permitem acompanhar em tempo real o desempenho das campanhas, além de fornecer relatórios com informações muito úteis para o seu negócio.
Por isso, utilize desses recursos e assim sua estratégia estará completa e as chances de sucesso serão maiores.
A hora de aplicar é agora!
Nesse texto, te mostramos que, se você busca obter resultados eficientes com as estratégias de marketing da sua indústria, aumentar as abordagens utilizando diferentes métodos pode ser o segredo.
Como você sabe, para alcançar alguns objetivos, muitas vezes ações pagas serão necessárias e, nesse sentido, os links patrocinados surgem como uma ótima opção. Eles ajudarão a divulgar a sua indústria rapidamente na internet, acelerando os resultados e trazendo muitos benefícios para o seu negócio.
Mas, lembre-se que essa não deve se sua única estratégia. Os links devem fazer parte de um planejamento maior que envolva a criação de conteúdo e SEO, por exemplo, o que garantirá eficiência em sua utilização.
Dessa forma, podemos concluir que o melhor caminho é encontrar o equilíbrio entre as táticas de marketing orgânicas e as pagas, e estar em constante avaliação e aprimoramento das estratégias utilizadas no seu negócio.
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