Como utilizar os sistemas de CRM e ter uma melhor análise de dados.
O CRM, nada mais é que uma estratégia de Marketing Digital para vendas. Possui seu alvo em estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. Essa sigla significa Customer Relationship Management, ou traduzida para o português, gestão de relacionamento com o cliente.
O CRM, é considerado como: todo o processo usado em pequenas ou grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com os seus consumidores.
Além disso, o CRM auxilia em diversos fatores como: otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e dar a oportunidade de gerar um conteúdo personalizado para o seu cliente.
Para te ajudar a entender mais sobre a gestão de relacionamento com o cliente, e como fazer a sua análise de dados, criamos esse conteúdo completo para não restar nenhuma dúvida. Então, continue a leitura e descubra algumas informações sobre o CRM.
O que faz um CRM?
O Customer Relationship Management, é responsável por guardar informações de clientes atuais ou em potencial, como por exemplo: nome, endereço, número de telefone, etc.
Essa plataforma, reúne dados para preparar e atualizar sua equipe com as informações pessoais dos clientes, como: históricos e preferências de compras. Contudo, o CRM acaba se tornando uma boa opção de estratégia de marketing digital para vendas.
Uma plataforma de CRM, abrange muitos pontos importantes. Como por exemplo: gerenciamento das informações dos clientes, possui uma ótima captura de e-mails, simplifica tarefas para acompanhamento de leads e fornece recomendações e insights instantâneos.
Como um CRM opera?
O software CRM opera de duas formas: no próprio computador, ou também, pode ser armazenado na nuvem, sendo esse último o mais utilizado. Pois, o mesmo não exige que seja feita a compra de servidores e pode ser acessado de qualquer dispositivo.
Se você ainda não conhecia essa ferramenta, e se interessou em saber mais sobre ela para aderir à sua empresa, antes de continuar a leitura, acesse o nosso blog, onde ensinamos um pouco mais sobre o que é o CRM, e quais os benefícios que ele pode agregar ao seu negócio.
Será que está na hora de aderir a essa ferramenta?
Contudo, se ainda te resta dúvidas sobre aderir ao uso dessa estratégia de marketing digital na sua empresa, eu vou citar três pontos importantes que te farão ter certeza da necessidade do CRM.
Fechando poucas vendas
Conhecer os seus clientes, faz com que você saiba encaixá-los em alguma etapa da jornada de compras. Assim, permitindo que seja feita uma ação mais certeira para atraí-los até o seu produto ou serviço.
Sem essas informações, se torna cada vez mais difícil fechar negócio.
Processos com mal funcionamento
Quando o seu processo não está alinhado, e sua demanda está crescendo e você não consegue acompanhá-la, o trabalho se torna cada vez mais difícil e os custos podem aumentar.
Dados imprecisos
Quando seus dados não são precisos, torna-se uma missão quase impossível descobrir onde a sua empresa está falhando ou acertando. Portanto, será difícil saber onde fazer as mudanças necessárias.
Entretanto, um grande problema ocasionado pelos dados imprecisos, é a forma como você gera seus relatórios. Assim, para melhorar a eficiência da sua análise de dados, é estritamente necessário fazer a utilização de um bom CRM. E é sobre isso que vamos conversar agora!
Fazendo uma melhor análise de dados utilizando o CRM
Aderindo ao uso do software de CRM, que vai coletar e organizar todos os dados necessários para sua empresa, porém, é comum que você fique um pouco confuso por onde começar. Mas, não se preocupe, estou aqui para te ajudar!
Vão aí, alguns passos que podem te guiar nesse novo processo:
- Defina o que quer encontrar:
Embora, muitas das vezes você possa estar em dúvida por onde começar, a dica que eu dou é: estabeleça uma direção na qual deseja seguir.
Defina quais são as informações mais importantes para o seu negócio e liste todas as que você deve encontrar na ferramenta. Esse processo servirá como um guia para você se localizar no processo.
- Organize as informações:
Com o seu guia já estabelecido, se torna ainda mais fácil iniciar o processo de levantamento de dados e organização das informações. Sua análise pode ser estabelecida através de perfis de clientes, canais de aquisição, etapas do funil de vendas e taxas de conversão.
Também é muito importante padronizar os períodos das informações, para que possa ser feito um levantamento comparativo, da maneira que você acredita ser a melhor opção para a sua empresa, sendo eles: semanalmente, mensalmente, trimestralmente, etc.
- Análise qualitativa e quantitativa:
Por último, mas, não menos importante, a hora de realizar as análises.
Elas devem ser realizadas tanto de maneira qualitativa, que por sua vez se baseia no seu caráter subjetivo, ou seja, perfil do cliente, por exemplo. E também, de maneira quantitativa. Essa, por sua vez se baseia em números, métricas e cálculos matemáticos, podendo ser uma comparação de taxas de conversão.
Qual plataforma de CRM devo usar?
Agora que você já conhece o CRM, e como ele pode contribuir para sua empresa realizar uma melhor análise de dados, é hora de começar a verificar algumas opções disponíveis no mercado.
Uma dica de uma boa plataforma que disponibiliza essa ferramenta, é o RD Station CRM. Pois, é uma ferramenta intuitiva e fácil de ser utilizada para quem está começando.
E aí, gostou de saber mais sobre a ferramenta de CRM e como utilizá-la para melhorar a sua análise de dados? Acesse o nosso blog para receber mais informações como essa!
Por hoje ficamos por aqui, mas, se ainda restar alguma dúvida não hesite em nos contatar, estaremos à sua disposição!