Gerar Leads: 5 iscas que vão te ajudar a fisgar novos clientes
De fato, aumentar o número de visitantes do seu site não é suficiente para mensurar os resultados da sua estratégia de marketing.
Isso porque, apesar de serem importantes para ampliar a chance de sucesso dos métodos utilizados pela sua empresa, os visitantes não são garantia de negócio.
Afinal, é preciso obter dados sobre as pessoas que acessam o conteúdo e, assim, realizar o trabalho de nutrição desse potencial cliente.
Pensando nisso, preparamos esse artigo que vai mostrar as melhores formas de gerar leads e aumentar a sua taxa de conversão.
Então, se você tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura e fique por dentro de todas as dicas!
Como gerar leads?
Para muitas pessoas, a diferença entre lead e visitante pode não ser muito clara. Afinal, ambos estão em uma posição muito próxima no funil de vendas.
Dessa forma, é preciso entender qual o objetivo de cada etapa, para que seja possível direcionar os esforços das suas equipes para cada passo.
Em primeiro lugar, sabemos que o sucesso do seu planejamento depende da conquista de novos clientes, por isso, é preciso aumentar a sua geração de leads.
Por falar nisso, os leads, são visitantes que demonstram interesse pelo seu conteúdo e estão dispostos a fornecer os dados para uma abordagem segura para a venda do seu produto.
Mas, para isso, é preciso fornecer conteúdos diferentes daqueles que ele acessava enquanto visitante.
Assim, pode-se dizer que o lead é a transição para uma nova forma de abordar e atender os interesses de determinada pessoa.
Ou seja, agora que já indicamos um possível problema, é preciso direcioná-los para as soluções deste desafio.
Enquanto isso, a maioria das pessoas que acessam o seu conteúdo ainda estão na fase de reconhecimento do problema.
Então, por meio dos seus textos de blog, por exemplo, eles identificam um possível desafio, presente em seu dia a dia, e partem em busca de uma solução.
A importância da produção de conteúdo para gerar leads
Sabemos que a criação de conteúdo é de extrema importância para fomentar o seu método. Mas, como direcionar seus leitores para as próximas etapas do funil de vendas?
Como já dito, o lead é aquele que já indicou interesse pelo trabalho realizado pela sua empresa e está pronto para avançar para uma próxima etapa.
Dessa forma, é preciso fornecer conteúdos mais detalhados e que motivem uma troca com quem vai consumir o seu produto. Ou seja, é preciso agregar valor à suas produções.
Assim, enquanto sua empresa fornece um material exclusivo, o seu lead contribui com os dados para um futuro contato ou envio de materiais de nutrição.
Mas, como conseguir os dados para contatar o seu lead?
Existem diversas formas de estreitar a relação com o seu visitante e, assim, indicar para eles as possíveis soluções para o problema citados nas etapas anteriores.
A seguir, vou indicar quais os melhores formatos para aumentar a sua captação de leads e guiar as pessoas até as soluções oferecidas pela sua empresa.
E-book
Este é o conteúdo mais utilizado em diversas estratégias de marketing, para estimular, nutrir e gerar leads.
Com este formato, é possível aprofundar os temas, fato que torna o material mais valioso para aqueles que buscam informações sobre a sua área.
O e-book, por apresentar o tópico de interesse de forma mais completa, fornece muitos benefícios para quem procura informações sobre determinado tema.
Dessa forma, por possuir mais valor, a pessoa interessada não se importa em trocar seus dados de contato ou outros dados com base na necessidade da sua equipe de vendas.
Além disso, as informações solicitadas para a aquisição do arquivo, podem variar de acordo com a sua relevância e aprofundamento do tema.
Um dos pontos negativos para a produção de um e-book, é a demanda de tempo e pessoas para a produção. Pois, por se tratar de um conteúdo mais extenso e exclusivo, exige mais cuidado quanto a pesquisa e escrita.
Além disso, é preciso realizar trabalhos de diagramação e a confecção de uma Landing Page para colher os dados do seu lead.
Porém, todos os esforços dedicados a esse tipo de projeto, proporcionam bons resultados quando o assunto é gerar leads.
Webinars
Uma estratégia para geração de leads não deve ser feita apenas com conteúdo em texto. Por isso, o webinar é uma boa opção para variar os meios usados pela sua equipe.
A eficiência do formato pode ser comprovada por meio da ascensão deste tipo de mídia na internet. Por isso, os webinars podem apresentar impacto positivo na geração de leads da sua empresa.
Além disso, apresentam baixo custo de produção e são excelentes para aproximar os seus leads, principalmente, por permitir mais interação.
Tudo que você precisa para produzir, é uma boa conexão com a internet, uma câmera e conteúdo de qualidade para transmitir aos seus espectadores.
Além do mais, esse formato garante mais liberdade quanto ao tema apresentado, que pode ser básico ou avançado, tudo depende das necessidades da sua empresa.
Infográficos
Os infográficos são uma ótima opção para oferecer informações de forma dinâmica e visual.
Além disso, muitas vezes, o formato pode ser o ideal para o lead que procura uma maneira mais fácil e intuitiva de absorver o conteúdo.
Apesar de ser comum no complemento de textos para blog, os infográficos podem conter o valor necessário para que o seu lead forneça os dados para contato.
Além disso, também, podem apresentar novos conceitos ou aprofundar tópicos que já foram citados em outros materiais.
Ademais, esse formato pode exercer impacto positivo para a geração de leads e ofertar, de forma visual, as informações que são essenciais para a qualificação no funil de vendas.
Planilhas
A planilha é um dos meios de organização mais importantes do mercado, isso porque, faz parte do cotidiano de diversos setores.
Dessa forma, pode exercer diversas finalidades, desde a execução de projetos até a auditoria dos resultados.
Assim, as planilhas podem conter valor significativo para os seus leads, o que estimula a troca pelas informações que serão utilizadas pela sua equipe de vendas, por exemplo.
Outro fator, que reforça os benefícios dessa abordagem para gerar leads, é a facilidade de produção, que pode ocorrer através de inúmeras plataformas online atualmente.
Dessa maneira, é possível ofertar algo simples e que agrega valor para a vida do seu cliente em potencial.
Templates
Facilitar o cotidiano do seu lead, é a melhor forma de alcançar os objetivos do seu projeto.
Assim, com base nas necessidades comuns daqueles que podem se tornar usuários do seu produto ou serviço, é possível oferecer recursos que auxiliem em seu dia a dia.
Podemos aplicar de forma prática em diversas ocasiões, seja em uma apresentação de slides ou em um checklist para acompanhar os passos de um processo.
Por oferecer praticidade na vida do seu lead, estes modelos possuem um grande valor, fato que facilita a troca de informações.
Além disso, são fáceis de produzir, mas, é preciso se basear em uma persona, para que o modelo atinja a necessidade do seu lead.
Como se preparar para o próximo passo?
Agora que você sabe o que produzir para gerar mais leads, é preciso se preparar para as próximas etapas da sua estratégia de marketing.
Isso porque, nem todo lead está pronto para fechar negócio com a sua empresa e precisa receber mais materiais até chegar no objetivo.
Dessa forma, é preciso iniciar o processo de qualificação desse lead, com base nas informações já obtidas na troca pelo material rico.
Sem dúvida, é comum que as empresas esperem um rápido resultado em um plano de marketing. Entretanto, a qualidade dos leads é o essencial.
Assim, por mais que possa demorar, a maturação dos seus leads é uma etapa fundamental para poupar recursos e aumentar a eficiência da sua equipe de vendas.
Além disso, é preciso levar em consideração todas as etapas do funil de vendas, para conquistar o seu cliente de forma eficiente.
Quer saber como realizar de maneira eficaz todas as etapas de qualificação dos seus leads? Acesse nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!