Guia completo para utilizar o Google Search Console em suas campanhas de marketing
O Google Search Console é uma ferramenta fundamental para qualquer estratégia de marketing digital bem-sucedida. Ele oferece insights valiosos sobre como o Google vê o seu site, e os usuários interagem com ele nos resultados de pesquisa. Por isso, não basta apenas aplicar essa solução, mas, é preciso ter cautela para analisar e aproveitar todas as informações que a plataforma pode oferecer para a sua empresa.
Para te ajudar nessa missão, neste artigo vamos explorar o que é o Google Search Console, suas principais funcionalidades, como utilizá-lo em campanhas de marketing e os benefícios que ele pode proporcionar para a estratégia aplicada no seu negócio.
Então, se você tem dúvidas sobre o assunto, chegou o momento de entender a fundo as vantagens dessa solução e tirar o máximo de proveito da plataforma. Boa leitura!
O que é o Google Search Console?
Em primeiro lugar, precisamos entender que o Google Search Console é uma plataforma gratuita, fornecida pelo Google, e que permite aos proprietários de sites monitorar e otimizar o desempenho de seus domínios nos resultados de pesquisa do buscado. Desse modo, entende-se que a ferramenta desempenha um papel crucial na tomada de decisões e definição de estratégias. Mas, para isso, é preciso aproveitá-la ao máximo.
Anteriormente conhecido como Google Webmaster Tools, ele oferece informações críticas para melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa. Com tudo, precisamos entender quais são as suas funcionalidades e os impactos que elas podem causar em uma estratégia. Confira a seguir!
Quais são as funcionalidades do Google Search Console?
Entre as funcionalidades da plataforma, estão algumas que são muito interessantes para a análise de marketing, seja de uma determinada campanha ou o desempenho geral de um site.
Mas afinal, para que serve o Google Search Console?
É o que vamos conferir no próximos tópicos. Continue a leitura e saiba mais!
1. Monitoramento de desempenho
O Google Search Console fornece informações detalhadas sobre o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Google. Dessa forma, você pode acompanhar o número de cliques, impressões, CTR (taxa de cliques) e posição média para as palavras-chave que levam os usuários ao seu site.
2. Indexação de Páginas
Você pode verificar quais páginas do seu site estão indexadas pelo Google e identificar aquelas que não estão. Como sabemos, isso é crucial para garantir que a plataforma de pesquisa esteja ciente de todo o seu conteúdo relevante.
Para entender mais sobre o processo de indexação de uma página, você precisa acessar o nosso artigo exclusivo: Enfrentando problemas com indexação de pesquisa do seu site? Confira essas dicas!
3. Relatórios de Erros
Além disso, o Search Console informa, também, sobre problemas técnicos no seu site que podem afetar o posicionamento nos resultados de pesquisa, como erros de rastreamento, páginas não encontradas e muito mais.
4. Sitemap
Um sitemap é um arquivo XML ou HTML que lista todas as páginas e recursos importantes de um site, permitindo que os mecanismos de busca, como o Google, compreendam a estrutura do site e indexem suas páginas de forma mais eficiente. Podemos dizer então, que esse recurso é uma espécie de mapa do site que facilita a navegação para os motores de busca, ajudando-os a encontrar e indexar o conteúdo do site com maior precisão.
Com isso em mente, através do Google Search Console, você pode enviar um sitemap para o buscador, o que ajuda o Google a entender melhor a estrutura do seu site e indexar suas páginas de forma mais eficiente. Em nosso artigo “Sitemap: saiba qual a funcionalidade e qual a razão para aplicá-lo“, você pode compreender melhor esse processo e tirar todas as suas dúvidas sobre ele.
5. Melhorias de AMP e Mobile
A otimização para dispositivos móveis, atualmente, é uma das principais táticas para melhorar os resultados de SEO de um site. Desse modo, se o seu site utiliza páginas AMP (Accelerated Mobile Pages), o Search Console oferece insights sobre o desempenho dessas páginas em dispositivos móveis, ajudando a otimizar a experiência do usuário mobile.
6. Relatórios de Links
Assim como o tópico anterior, outro ponto importante para uma estratégia de SEO, é o link building. Essa é uma estratégia de otimização de mecanismos de busca que envolve a criação deliberada de links de outros sites para o seu site.
Como tudo no marketing digital, é preciso monitorar e acompanhar de perto os resultados desse tipo de ferramenta. Através do Google Search Console, você pode verificar quem está vinculando para o seu site e quais páginas estão sendo mais referenciadas. Isso pode ajudar na identificação de oportunidades de construção de links.
Como utilizar o Google Search Console em campanhas de marketing?
Ok… agora que você sabe as funcionalidades do Google Search Console, precisamos abordar como utilizá-lo em suas campanhas de marketing. Afinal, como dissemos anteriormente, não basta simplesmente aplicá-lo, mas é preciso ter controle sobre as suas vantagens. Assim, fazendo uma análise que seja benéfica para a sua estratégia.
Confira os principais passos para começar a usar a plataforma!
Passo 1: verifique a propriedade do seu site
Em primeiro lugar, precisamos verificar a propriedade do seu site no Search Console. Aliás, isso pode ser feito por meio de um arquivo HTML ou pela configuração de uma meta tag no seu site.
Faça login na sua conta Google
Antes de tudo, você precisará fazer login na sua Conta Google. Além disso, certifique-se de usar a conta que está associada ao site que você deseja verificar. Se ainda não tiver uma conta, você pode criá-la gratuitamente.
Adicionar uma propriedade
Após fazer login, você será direcionado para o painel principal do Search Console. Clique no botão “Adicionar uma propriedade” ou “Property” no canto superior esquerdo.
Escolha o tipo de propriedade
O Google Search Console oferece várias opções para verificar a propriedade do seu site. As opções comuns incluem “Domínio” (para verificar todo o domínio) e “Prefixo de URL” (para verificar subpastas específicas do site). Escolha a opção apropriada para o seu caso e insira o URL do seu site.
Escolha um método de verificação
Existem várias maneiras de verificar a propriedade do seu site. Entre elas, podemos citar:
- Método de Arquivo HTML: você pode fazer o download de um arquivo HTML fornecido pelo Google e fazer o upload para o diretório raiz do seu site.
- Método de Meta Tag HTML: copie a meta tag HTML fornecida pelo Google e a cole no código fonte da página inicial do seu site, geralmente entre as tags
<head>
. - Método de Registro DNS: você precisará adicionar um registro DNS específico fornecido pelo Google ao provedor de hospedagem do seu site.
- Método de Google Analytics ou Google Tag Manager: se você já utiliza essas ferramentas, pode verificar a propriedade através delas.
- Método de Provedor de Hospedagem: alguns provedores de hospedagem oferecem integrações diretas com o Google Search Console, o que torna a verificação mais fácil.
Complete o processo de verificação
Siga as instruções fornecidas pelo método de verificação escolhido. O processo de verificação pode levar alguns minutos ou até mesmo algumas horas para ser concluído.
Confirme a verificação
Após concluir o processo de verificação, retorne ao Google Search Console e confirme a verificação clicando no botão “Verificar” ou “Confirmar”.
Acesso ao painel de controle
Uma vez verificado com sucesso, você terá acesso ao painel de controle do Google Search Console para a propriedade do seu site e poderá começar a explorar os dados e relatórios disponíveis.
Passo 2: explore os relatórios de desempenho
Após a verificação bem-sucedida, acesse a seção “desempenho” no painel do Search Console. Dessa forma, você encontrará informações sobre as palavras-chave que direcionam o tráfego para o seu site, a evolução das impressões e cliques ao longo do tempo e muito mais.
Passo 3: corrija erros e problemas
Além das etapas anteriores, é preciso verificar regularmente a seção “cobertura” para identificar e corrigir erros de rastreamento, como páginas não encontradas ou bloqueadas por robots.txt. Isso garantirá que o Google indexe todas as páginas relevantes do seu site.
Passo 4: analise os dados de links
Utilize a seção “links” para verificar quem está vinculando para o seu site. Isso pode ajudar na identificação de oportunidades de parceria e construção de links.
Passo 5: otimize a experiência mobile
Por fim, se o seu site não estiver otimizado para dispositivos móveis, utilize os relatórios de “Melhorias de AMP e Mobile” para fazer aprimoramentos na experiência do usuário móvel.
Quais são os principais benefícios do Google Search Console?
Como vimos anteriormente, o Google Search Console oferece uma série de benefícios para análise de campanhas de marketing. Entretanto, sabemos que isso pode ir além.
Entre as principais vantagens da aplicação desse tipo de plataforma, estão:
1. Maior visibilidade nos resultados de pesquisa
Ao otimizar seu site com base nos dados do Search Console, você pode melhorar a classificação das suas páginas nos resultados de pesquisa, aumentando a visibilidade para o público-alvo.
2. Oportunidades de melhoria contínua
Além disso, o acesso a dados em tempo real sobre o desempenho do seu site permite que você tome decisões assertivas e faça melhorias contínuas na sua estratégia de marketing.
3. Identificação de problemas técnicos
O Search Console ajuda a identificar problemas técnicos que podem afetar negativamente o desempenho do seu site, permitindo que você resolva esses problemas rapidamente.
4. Insights sobre palavras-chave
Por fim, você pode descobrir quais palavras-chave estão gerando tráfego para o seu site e ajustar sua estratégia de conteúdo com base nesses insights.
Uma agência de marketing digital pode te ajudar com o Google Search Console
O que muitas empresas ainda não sabem, é que a complexidade do Search Console pode ser contornada facilmente com a ajuda de uma agência especializada. A Beatz Marketing Digital, por exemplo, pode estabelecer os melhores processos de análise para garantir que o seu negócio aproveite ao máximo essa plataforma.
Quer saber mais sobre nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e confira todos os detalhes sobre a metodologia que promete revolucionar a forma que a sua empresa faz marketing. Esperamos por você!