Inbound Marketing: como gerar mais valor e leads mais efetivos

Saiba como o Inbound Marketing pode agregar valor e originar leads mais efetivos para o seu negócio

O mundo do Marketing Digital possui diversos desafios, entre eles, ganhar a confiança e fidelidade de seus clientes. Sendo assim, as empresas começaram a investir no Inbound Marketing como forma de gerar leads efetivos, que acompanhem os conteúdos e agreguem mais valor para a empresa.

Um dos principais meios para conseguir chamar a atenção de possíveis clientes, é a entrega de materiais ricos. Ou seja, elaborar um bom formulário para que o cliente deixe seus principais dados em troca de um e-book, por exemplo, ajuda a sua empresa a gerar mais leads.

Se você tem interesse em saber como o Inbound Marketing pode ajudar seu negócio gerando leads mais efetivos, continue a leitura!

O que é Inbound Marketing?

Antes de tudo, vamos relembrar o que é o Inbound Marketing e suas principais características.

Em resumo, o Inbound Marketing é o conjunto de estratégias criadas para gerar conteúdos que chamem a atenção do cliente, com uma comunicação mais interativa e direta.

Diferente do Outbound Marketing, aqui o público chega até o seu conteúdo através de algum post encontrado na internet, sem nenhuma interrupção. Aliás, o Inbound Marketing também é conhecido como “novo marketing”, ou Marketing de Atração.

Se você está em busca de fortalecer a sua marca, aumentar o número de vendas e gerar leads mais efetivos, aposte no Inbound Marketing sem medo algum.

Contudo, o Inbound Marketing possui “5 principais ações” que fazem total diferença, sendo elas:

  • Trazer mais visibilidade para o seu negócio;
  • Gerar leads mais efetivos;
  • Diminuir custos;
  • Gerar conteúdos diferentes e que chamem ainda mais atenção;
  • Melhorar o processo de vendas.

Além disso, essa estratégia possui “4 principais etapas” que devem ser seguidas em todo seu processo. Vamos falar sobre cada uma delas a seguir:

Atração

Fazer um conteúdo chamativo e completo, é um dos principais meios para atrair visitantes para o seu site. Na atração, você pode entregar um conteúdo rico para que o visitante deixe seus dados (nome, e-mail, telefone etc) e, assim, manter uma comunicação direta com ele.

Conversão

Após conseguir os dados desses clientes, você tem a chance de transformá-los em leads e gerar oportunidades de vendas.

Venda

Concluindo essas duas etapas, é hora de analisar se o seu lead já está preparado para o momento da compra.

Encantamento

Claro que o contato com o seu cliente não termina após a compra. Nessa estratégia, o ideal é continuar nutrindo seu lead com mais conteúdos que chamem a sua atenção, ou gere uma próxima venda e indicações para a sua empresa.

No Inbound Marketing, o contato com o cliente é um processo duradouro. Levando o conteúdo ideal no momento certo para seus leads.

profissional-analisando-funil-de-vendas-com-caneta-em-folha-de-papel

Como fortalecer o relacionamento e gerar mais vendas

Ainda, relembrando sobre as características do Inbound Marketing, outra maneira de fortalecer o relacionamento com seus leads e gerar mais vendas, é analisando a jornada de compra deste cliente.

Essa jornada de compra diz respeito ao caminho que o lead percorre até notar que realmente tem um problema e deseja solucioná-lo. Então, é aqui que surge o funil de vendas.

O funil de vendas possui 3 etapas e seu formato é como um funil, assim como o próprio nome já diz. Sendo elas: topo, meio e fundo.

Topo do funil

A primeira etapa dessa jornada é o topo do funil. Aqui, o cliente ainda não sabe que possui um problema e está em processo de descoberta e aprendizado. Ou seja, ele ainda não sabe que precisa do seu produto ou do serviço da sua empresa.

Entretanto, ele vai em busca de informações que o ajudem a esclarecer suas maiores dúvidas. E é assim que ele encontra o seu site!

Todavia, dentre os melhores conteúdos para o topo de funil, temos: textos de blog, vídeos e posts em redes sociais.

Meio do funil

No meio do funil o cliente já está começando a entender que possui um problema e está em busca da melhor solução para resolvê-lo. Se o trabalho for bem realizado nesta etapa, o cliente fica ainda mais próximo da compra.

Enfim, no meio do funil você já pode elaborar conteúdos mais avançados e focados em resolver o problema daquele cliente.

Dicas de conteúdos para o meio de funil: textos de blogs com temas mais avançados, materiais ricos, e-books sobre um determinado tema, webinars entre outros.

Fundo do funil

No fundo do funil é onde a mágica acontece! Aqui, o cliente já está 100% ciente de que possui um problema, sendo o momento de mostrar que a sua empresa pode resolvê-lo.

É preciso trabalhar muito a persuasão para que o cliente perceba que a sua empresa pode oferecer os melhores benefícios. Aliás, aqui é legal mostrar respostas reais de outros clientes para ganhar ainda mais a confiança do seu lead.

Além disso, o inbound marketing ajuda a sua empresa a entregar resultados mensuráveis, facilitando o retorno do que foi investido.

Inbound Marketing para gerar leads mais efetivos

Agora que falamos um pouco mais sobre o Inbound Marketing, é hora de saber como ele pode gerar leads mais efetivos para a sua empresa e trazer mais valor a ela.

No Inbound Marketing, a empresa costuma investir em diferentes conteúdos para serem distribuídos na internet. Qualquer informação que mostre o valor da sua empresa/produto é interessante para atrair ainda mais clientes, seguindo as estratégias do funil de vendas, é claro.

Sem dúvidas, uma das melhores maneiras de atrair mais leads, é com a produção de conteúdo ideal para cada tipo de canal. Você precisa cativar o seu possível cliente, fazer com que ele sinta mais confiança em sua empresa e tenha mais interesse na sua solução.

Existem alguns canais principais para a captação de leads efetivos para o seu negócio, entre eles:

Redes sociais

Nas redes sociais, os usuários costumam interagir ainda mais com as empresas através de comentários, compartilhamentos e curtidas. É uma das melhores opções para a captação de clientes.

Blog

Criar conteúdos explicativos em blogs, ajuda muito a melhorar a autoridade da sua marca. Outra estratégia interessante é oferecer outros conteúdos de valor em troca das informações que citamos anteriormente.

Para que a estratégia saia como você planejou, é importante pesquisar e conhecer o seu público-alvo. Assim, fica ainda mais fácil na hora de produzir conteúdos para topo, meio e fundo de funil.

Muitas empresas optam por contratar uma agência especializada em Inbound Marketing para auxiliar no processo de atrair mais clientes. De fato, é uma ótima opção, caso você não tenha experiência nesse assunto.

A Beatz é uma empresa especializada em Inbound Marketing e pode ajudar o seu negócio a entregar melhores resultados em pequenos períodos. Entre em contato com a nossa equipe!

Gostou de saber como o inbound marketing pode trazer leads mais efetivos para o seu negócio? Acesse o nosso blog e conheça mais estratégias de Marketing Digital.

Posts relacionados

saiba-como-funciona-a-ferramenta-crm

Como utilizar os sistemas de CRM e ter uma melhor análise de dados.

Quer descobrir como ter uma melhor análise de dados usando CRM? Leia o texto e saiba...
mulher-segurando-tablet-fundo-desfocado

Marketing para TI: saiba como otimizar processos e aumentar resultados

Atraia leads mais qualificados e gere maior número de vendas para a sua empresa com essas...

Pronto para melhorar seu Marketing Digital? Então,
vamos bater um papo

Fale com um consultor
Vamos bater um papo sobre marketing digital?